Os cuidados necessários com a terceira idade em hospitais

No ambiente hospitalar, é necessário que os funcionários e a estrutura do lugar, contribuam para as devidas necessidades que os pacientes tenham.

Quando você se encontra doente, naturalmente não conseguirá executar determinadas tarefas de maneira independente e, logicamente, demandará de cuidados específicos para que o devido tratamento tenha efeito e você melhore.

Quando o paciente faz parte da terceira idade, esses cuidados e necessidades dobram. Tudo precisa ser realizado com o máximo de cuidado e dedicação.

Neste texto, abordaremos dois cuidados necessários que devem ser tomados em relação à pacientes idosos no meio hospitalar. Então, aconselho que continue sua leitura e venha conosco descobrir quais demandas são essas.

Capa impermeável para colchão

Capa impermeável para colchão é um dos principais itens que devem compor o jogo de cama hospitalar. Também utilizada no âmbito caseiro, a capa auxilia para deixar o colchão mais protegido e traz com ela uma série de benefícios que incluem durabilidade, limpeza e prevenção de doenças.

Hoje em dia elas já são bem comuns, mas ainda há aqueles que descartam o uso desse tipo de proteção. Altamente recomendado para a acomodação de idosos, a capa de colchão é uma ótima maneira de propiciar ao leito, um maior conforto e garantia de higiene.

Ela é impermeável, então impede que líquidos indesejados entrem em  contato com o colchão e, além disso, possui alta praticidade, já que basta tirá-la uma vez na semana para lavar e manter assim a cama sempre bem higienizada.

Para os casos de idosos que sofrem de incontinência urinária, o protetor resolve de forma fácil este problema. A sua impermeabilidade impede que a urina penetre no âmbito interior do colchão e deixe um odor desagradável.

Ao entrar em contato com a espuma do colchão, a urina reduz a qualidade do material e favorece o surgimento de agentes alérgicos e geradores de doenças.

Em síntese, veja mais algumas vantagens que a capa oferece:

  • Higiene;

  • Prolonga a vida do colchão;

  • Praticidade;

  • Evita a proliferação de doenças e alergias.

A capa protetora pode ser encontrada no modelo de colchão solteiro ou também no modelo casal.

Fraldas

Em algum momento da vida do idoso acometido por alguma demência ou por atingir um estágio de alta dependência em suas atividades cotidianas, será necessária a utilização da Fralda geriátrica. Ela dará ao indivíduo boas condições de limpeza e higiene, que são altamente importantes para a manutenção da saúde e do bem estar.

Diferentemente das infantis, elas necessitam ter uma maior quantidade de material absorvente, pois há uma quantidade significativa de urina e fezes que são expurgados pelo corpo do idoso.

Existem diferente modelos da fralda geriátrica, com tamanhos e tipos diversos, tudo isso em função das condições fisiológicas relativas ao grau de incontinência que pode ser leve, moderado ou mesmo pesado.

Na escolha do modelo ideal para o uso do idoso, o médico, hospital ou cuidador, deve considerar o grau de dependência e autonomia que o idoso se encontra, levando em consideração as suas restrições motoras déficits cognitivos e a condição de incontinência urinária e intestinal, que pode ser episódica ou mesmo rotineira.

Na maioria dos casos, a quantidade de trocas da Fralda para adulto não é devidamente definida, já que é realizada de acordo com a eliminação da urina e/ou fezes.

Para seu uso, os especialistas recomendam a utilização de produtos complementares que auxiliam no bem estar do idoso, itens como: pomadas hidratantes, absorventes e sabonetes líquidos para a higienização da região perineal, para que se evite lesões cutâneas, irritações na pele e etc.

Enfim, idosos, assim como quaisquer acamado ou doente, necessitam de cuidados especiais. Porém, em relação aos pacientes da terceira idade, deve-se ter em mente que a situação que eles se encontram pode não ser apenas temporária, mas de ordem contínua.

Dado isso, é altamente recomendável que se tenha um profissional cuidador e um médico geriatra qualificado, para que haja uma boa orientação e execução dos cuidados necessários com o idoso.

Para eles, todo o cuidado é pouco. Se tratando de pais ou parentes, lembre-se que em algum momento da vida, ele cuidou de você da melhor maneira possível, agora é a hora de você retribuir esse cuidado e amor da melhor forma possível, promovendo conforto e bem-estar.