O cotidiano das pessoas é bastante intenso o que pode ocasionar lesões, e também, as pessoas podem passar por cirurgias diversas como ritidoplastia cervical. E para que tudo ocorra de forma plena e adequada é preciso prestar atenção nas metodologias de recuperação como a fisioterapia.
A fisioterapia para trazer grandes resultados para as lesões e para as cirurgias precisam ter o suporte de uma alimentação equilibrada e bastante saudável.
A relação da fisioterapia e alimentação são bem intensos e neste artigo abordaremos esses dois processos, que envolvem procedimentos fisioterápicos e a importância do plano alimentar individualizado para que tudo isto aconteça de forma segura e plena.
Fisioterapia e tratamentos para lesões
A fisioterapia consiste no estudo dos movimentos e por meio de recursos físicos e metodologias permitem o tratamento das lesões. Essa lesões podem ocorrer por diversas ações que podem ser causadas por acidentes.
A fisioterapia que é realizada em clinica de fisioterapia pode ter muitos tipos de metodologias, podendo ter tratamentos:
- Analgésico;
- Anti-inflamatório;
- Diagnóstica;
- Hipertrofia-muscular.
O tipo de fisioterapia será sempre de acordo com o tipo e o grau da lesão. A fisioterapia também tem muitos objetivos como prevenção, cura e até mesmo recuperação da saúde, e quem indica o melhor tipo de tratamento é o médico.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de tratamentos encontrados em clinica popular de fisioterapia, para que no próximo tópico possamos abordar a importância de uma alimentação balanceada.
O primeiro tratamento que falaremos é a cinesioterapia. Esse tratamento é feito por meio de alongamentos, fortalecimentos e mobilizações, utilizando o próprio movimento do corpo.
O segundo tratamento é a crioterapia. Esse tipo de procedimento utiliza o frio para o tratamento das lesões, tanto em regiões locais, como em regiões gerais do corpo.
O terceiro tratamento é a eletroterapia, que utiliza uma série de correntes elétricas de baixa tensão e com variações de intensidade e frequência estimulando a cicatrização e a recuperação do músculo.
O quarto tratamento é a massoterapia que consistem no uso de massagens por meio de drenagens linfáticas, ou massagens reflexas e até mesmo massagens clássicos. Este tratamento ajuda no relaxamento muscular e drenagem dos membros.
Os planos alimentares individualizados
Uma alimentação saudável permite a melhora do humor, o controle do peso e a diminuição do estresse. E na fisioterapia não é diferente, uma boa alimentação que segue a tabela nutricional permite que o paciente tenha bom desempenho na atividade física.
Isto acontece porque para que o paciente tenha disposição para realizar as sessões é preciso os nutrientes necessários.
Com isto a ingestão de alguns alimentos são indicados como feijão moyashi , arroz, macarrão, batata, fécula de mandioca cozida, lanche reforçados, com intervalos para comer frutas como mamão, manga, banana, além de iogurte e cereais.
Também a água é um elemento muito importante para o balanceamento da alimentação e um bom desempenho para a fisioterapia, assim como uma boa alimentação garante que os procedimentos estéticos como criolipólise nos braços sejam eficientes.
Quando uma pessoa não tem uma alimentação adequada, o sistema digestório fica sobrecarregado, fazendo com que os sistemas musculares e articulares não tenham bom desempenho gerando dores.
Assim, uma alimentação equilibrada permite que os pacientes tenham condições adequadas para o bom desempenho do exercício.
Para que essa alimentação seja possível é preciso o desenvolvimento de um plano alimentar individualizado realizado por nutricionistas.
O plano alimentar individualizado é conhecido popularmente como dieta e leva em consideração os mais diversos aspectos do paciente e que trataremos aqui.
Primeiro ponto a ser levado em consideração é o estilo de vida do paciente, principalmente, tentando mensurar a quantidade de gasto energético. Quem tem uma rotina sentada em escritório tem um gasto de energia menor, do que as pessoas que trabalham em pé ou andando.
Um outro aspecto é a idade. Para quem tem idade a partir de 30 anos, a massa muscular começa a diminuir, que favorece a perda de peso, e portanto, existem alimentos mais necessários e adequados.
O terceiro aspecto são os hábito alimentares. Conhecer os hábitos alimentares, questões culturais, preferências alimentares, são fundamentais para definir a quantidade certa de alimentos na dieta.
E por fim, o quarto aspecto é os objetivo da dieta. Assim, perda de peso, ganho de massa muscular, controle do colesterol, controle de diabetes e outros objetivos devem ser levados em consideração.
Deste modo, fisioterapia e alimentação são necessários para que os resultados sejam um grande sucesso.