Emagrecer, sem dúvidas, é o desafio de muitas pessoas que veem sua autoestima afetada pelo elevado ganho de peso, dificuldade para emagrecer, assim como o surgimento de estrias, celulites, gordura localizada e flacidez da pele.
A pessoa pode estar ganhando peso por vários motivos, inclusive, por problemas hormonais. Por isso, o primeiro passo é buscar ajuda médica, em especial, um endocrinologista emagrecer.
Esse médico realiza o controle dos hormônios a partir de uma verificação de como está o paciente. Tendo acesso ao seu quadro clínico é possível tomar as providências, como uso de medicação, dieta, prática de atividades físicas e alguns procedimentos estéticos que falaremos a seguir.
Alimentação saudável e exercícios para emagrecer
Uma das dicas desse artigo para quem deseja emagrecer é apostar em uma alimentação mais saudável.
Quem passa a dieta para emagrecer deve ser o nutricionista, que é um profissional especializado em saúde alimentar e pode te ajudar explicando o que você deve ou não comer, assim como as quantidades suficientes para o seu corpo.
Uma alimentação mais saudável deve ser feita não somente por quem quer emagrecer, mas por quem deseja ter qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Para quem quer emagrecer, é fundamental seguir essas recomendações:
- Evite o consumo de açúcar branco;
- Reduza a alimentação de produtos industrializados;
- Aposte em carboidratos naturais como batata-doce, cenoura e arroz integral;
- Abuse das saladas (principalmente, crua);
- Coma mais frutas;
- Utilize algumas sementes como quinoa e chia;
- Reduza o consumo de gorduras;
- Prefira utilizar azeite do que o óleo de cozinha.
Além disso, é importante reduzir o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, além do fumo. Apostando em uma alimentação mais saudável, é possível obter mais nutrientes e vitaminas necessárias ao organismo, além de emagrecer e prevenir diversas doenças.
Nesse processo de cuidados com a saude, além de apostar em uma alimentação mais saudável, é fundamental praticar exercícios físicos, como caminhadas, pular corda, realizar musculação, natação e até mesmo uma abdominal.
Essas atividades são importantes para ajudar no emagrecimento, fortalecer o sistema cardiorrespiratório e devem ser feitas com orientação médica.
Estrias e gordura localizada: procedimentos estéticos ajudam
Para quem ganhou muito peso ou perdeu esse peso muito rápido, por ações de crescimento ou gestação, podem surgir as indesejadas estrias. A pele é elástica e flexível, mas aos poucos, ela vai perdendo essa capacidade e em muitos casos, essa flexibilidade é forçada.
Com isso as estrias surgem como distensões e cicatrizes desse processo corporal. Os motivos de surgirem estrias vão desde genética, até situações em que a pele precisou se esticar muito e reduzir com rapidez.
As estrias apresentam diferenças entre si, podendo ser vermelhas (que significa que surgiram há pouco tempo), ou as brancas, que estão em um processo de cicatrização mais profundo.
Seja qual for o tipo de estria, isso pode causar um incomodo nas pessoas, afetando a autoestima. Nesse caso, tratamentos estéticos que podem ser utilizados. Estamos falando da micropuntura estrias.
É fundamental que essa técnica seja feita por um enfermeiro estético. O procedimento funciona por meio de um equipamento que possui uma agulha bastante pequena.
A pele é perfurada em vários pontos com o objetivo de estimular a produção de colágeno. Esse procedimento pode ser feito tanto por quem tem estrias brancas, como as vermelhas.
Os benefícios desse procedimento, além de realizar o Aumento do colágeno da pele é torna-la mais elástica e flexível, reduzir a aparência das estrias assim como a presença de rugas e flacidez.
É importante que a pessoa una esse procedimento com a aplicação de hidratantes corporais para evitar o ressecamento da pele, assim como o uso de protetor solar.
Além disso, a quantidade de sessões necessárias por paciente deve ser determinada pelo enfermeiro responsável, mas cada sessão deve ser feita com intervalos de 30 a 40 dias.
Além das estrias, as celulites e a gordura localizada podem trazer muito incomodo aos pacientes.
Geralmente, essa gordura fica localizada:
- No abdômen;
- Nas pernas;
- Nos braços;
- Nas costas.
Além de afetar a autoestima, a gordura localizada pode representar um risco à saúde e por isso a criolipólise 360 pode ajudar.
Esse procedimento estético atua removendo mais de 50% da gordura localizada e melhora o contorno corporal, aumentando o bem-estar do paciente. Geralmente, ele é realizado em 7 semanas.
Outra ação importante para quem deseja ter um contorno corporal mais definido é a cirurgia plástica. Esse procedimento pode ser feito por um cirurgião plástico especializado e as ações realizadas dependem de cada paciente e do seu quadro clínico.