Os procedimentos de saúde bucal é de interesse das pessoas, afinal, cuidar dos dentes e da boca proporcionam uma qualidade de vida muito melhor, além de ajudar em outros momentos da saúde como uma melhor mastigação.
O profissional responsável por auxiliar no cuidado com a saúde bucal são os médicos odontologistas ou popularmente conhecidos como dentistas.
Eles que ajudam no cuidado diário com recomendações e que fazem procedimentos para diagnóstico (como o raio x panorâmico odontológico) de doenças bucais, entre outros.
O setor da odontologia cresceu muito, principalmente, quando falamos de metodologias empregadas para o cuidado bucal, tanto diretamente nos dentes, como nas gengivas, tornando a atenção desse profissional muito maior.
Assim, muitos novos procedimentos começaram a surgir, ajudando tanto na saúde bucal como na estética como um todo como o uso da lente de contato dental.
Ao longo desse artigo abordaremos alguns novos procedimentos que são feitos pelos médicos odontologistas e equipamentos que estão presentes no consultório desses profissionais.
Os novos procedimentos odontológicos
Por meio de criação de novas técnicas de tratamento a odontologia avançou muito e trouxe para o público componentes novos quando o assunto é estética e saúde bucal.
Neste tópico abordaremos alguns tratamentos novos dentro do mercado odontológico.
1. Procedimentos de aplicação de botox
A toxina botulínica já era usada por médicos dentistas para o tratamento de alguns problemas bucais como o bruxismo, porém, com o avanço da técnica, é possível usar o botox para fins estéticos.
Assim, sua aplicação permite que o sorriso assimétrico seja corrigido, que sejam retirados a depressão nos cantos da boca, que seja retirada as linhas de expressão, e que seja permitido o sorriso gengival mais bonito.
Esse procedimento é bastante simples, feito na cadeira odontologica e em pouco tempo. Assim, lembre-se, apesar do procedimento ser simples, é necessário que sempre seja feito por um profissional capacitado.
2. Bichectomia
Este procedimento é um dos mais realizados por dentistas tanto em clínicas como consultórios e consiste na retirada de bolas de gordura das bochechas conhecidas como bolas de bichat.
É indicado para pessoas que possuem um rosto muito arredondado e bochechas grandes, e após a cirurgia, com um espelho toucador de mão o paciente já pode ver um rosto mais fino e harmônico.
Esse procedimento costuma ser intitulado efeito blush quando realizado nas mulheres por tornar as maçãs do rosto mais evidentes.
3. Cirurgia plástica gengival
Essa cirurgia é indicada para pessoas que não estão contentes com sua gengiva seja:
- Tamanho;
- Cor;
- Formato;
- Excesso de tecido.
Essa cirurgia remove o excesso de tecido e depois é feito a remodelação das gengivas. Também podem ser feitos enxertos de gengivas com pessoas que sofrem de gengivas pequenas ou retração gengival.
A anestesia sempre é feita com anestesia local e realizada em consultório equipado com cadeiras, caneta de alta rotação com LED, equipamentos de higiene e certificados.
4. Clareamento dental
Esse tipo de procedimento é um dos mais procurados quando falamos em estética dental.
Isso porque ele permite que os dentes fiquem mais brancos, retirando manchas que são causados pelo consumo em grande escala de alimentos muito pigmentados, como o café que deixa os dente amarelados, ou o tabaco ou até mesmo a má higiene bucal.
Em poucas sessões o dente está com a cor natural novamente. O procedimento é feito com produtos químicas a base de peróxido de hidrogênio ou carbamida.
Os resultados do procedimento não são permanentes, mas duram cerca de dois anos, e sempre depende do cuidado que o paciente tem.
5. Lentes de contato dental
As lentes de contato para os dentes é uma evolução das facetas de porcelana e são indicadas para correções sutis no sorriso como diminuir o tamanho ou a forma dos dentes e fechar espaço entre eles.
São de baixa manutenção, e se bem cuidadas duram mais de 10 anos.
Equipamentos odontológicos que ajudam nos procedimentos
Para que todos esses procedimentos sejam feitos é necessário que o profissional dentista tenha em seu consultório equipamentos básicos.
Alguns deles são a cadeira odontológica onde é feito a consulta com o paciente, o compressor odontológico que fornece ar comprimido para o sugador, o micro motor e o jato de profilaxia, o pedal de comando para controlar a rotação dos movimentos e a mesa de equipamento em conjunto com a cadeira.
Isto garante que o cuidado básico seja realizado sem problema algum. Neste artigo vimos os muitos tipos de novos procedimentos que estão sendo inseridos no mercado da odontologia e os equipamentos básicos que todo médico precisa ter.