Tudo começa com uma dor na coluna que incomoda, mas a pessoa toma um analgésico e deixa para lá.
Depois a dor se intensifica, o que pode indicar que o problema pode ser mais sério do que se imagina, mas, ainda assim, é ignorada sem a procura nenhum médico clínico geral ou, muito menos, um especialista.
Muitos conhecem pessoas que já vivenciaram essa situação, e quando percebeu, a saúde estava prejudicada e a única solução era deitar sobre uma maca e passar por uma cirurgia de emergência.
Pode não parecer, mas é muito comum a negligência com o próprio corpo ao longo dos anos, deixando para depois o que não poderia esperar. Por isso, é importante manter uma rotina na checagem de como está a saúde de uma forma geral.
O sistema público de saúde está à disposição dos cidadãos, e dores agudas não podem ser ignoradas. Mesmo aqueles que pagam planos de saúde particulares devem procurar realizar uma visita ao médico e fazer diferentes exames, como de:
- Sangue;
- Urina;
- Fezes;
- Visão;
- Audição;
- Testes psiquiátricos.
A correria do dia a dia pode deixar sequelas que passam despercebidas ao longo da vida, mas são cobradas pelo corpo e a mente quando chegam na terceira idade, a partir dos 65 anos.
Incômodos podem ser amenizados com tratamento
Pessoas que praticam esporte por lazer ou na categoria amadora têm o porte físico mais rígido, que suportam diferentes impactos e podem sentir um incômodo por causa da musculatura ou da situação em que se encontra, como um longo tempo em uma viagem dentro de um carro, ônibus ou avião.
Ainda assim, ao sentir uma dor no joelho crônica, a melhor solução é procurar um médico especialista, no caso um ortopedista, para verificar como anda as rótulas e os ligamentos das pernas.
Essa proteção que o corpo humano tem pode sofrer estiramentos por causa de movimentos bruscos, como uma simples corrida no parque ou ficar em uma mesma posição durante muito tempo.
As pessoas também sentem dor na lombar, o que é bastante comum quando o problema está na postura ao se sentar em uma cadeira inadequada, uma poltrona com o assento ruim ou se deitar sobre um travesseiro muito alto.
Todos esses problemas podem ser amenizados com tratamento adequado, com acompanhamento médico e uso de medicamentos próprios para atuação nos membros afetados.
Cuidados com a coluna evitam problemas
O esqueleto do corpo humano é importante e tem as funções apropriadas para cada movimento no dia a dia. Entre as partes divididas pelos ossos, a coluna é uma das mais importantes, em uma composição que compreende as vértebras lombares, torácicas e cervicais.
Toda a ligação entre a cabeça e os membros do corpo estão relacionados à coluna, abrigando e protegendo a medula espinhal e originando os nervos que controlam os movimentos corporais.
Quando um problema muito sério afeta essa parte do corpo, na maioria dos casos é necessário uma cirurgia minimamente invasiva hernia de disco lombar, por causa da degeneração da coluna.
Que pode ser ocasionada por:
- Herança genética;
- Maus hábitos posturais;
- Falta de atividade física;
- Sobrecarga;
- Obesidade.
A prática de exercícios físicos pode ser uma solução que promove o enrijecimento dos músculos. Mas, é preciso fazer um alongamento antes e após as atividades, pois evita o aparecimento de lesões ou deixar os ligamentos sobrecarregados.
Quando o caso é muito grave, a necessidade de uma cirurgia artrodese cervical pode ser a única solução encontrada, principalmente, se o paciente for idoso e não suportar as dores constantes causadas pela falta de cuidado em tempos passados.
Curvas na coluna vertebral devem ser tratadas
Muitas vezes tratamentos simples são aplicados e se adequam à rotina dos pacientes. Por isso, é importante seguir as recomendações médicas, tomar os remédios e vitaminas receitadas nos tempos corretos, para a manutenção da própria saúde.
A terapia manual e a fisioterapia são tratamentos que podem ajudar nas dores lombares e de toda a extensão da coluna, em qualquer faixa etária.
Ignorar uma dor pode se tornar um grande problema em um determinado período da vida e que pode acarretar em sequelas que serão carregadas para todo o sempre.
O aparecimento da escoliose dorsal se dá ao longo da vida, e pode agravar a situação de uma pessoa na terceira idade. Em alguns casos o tratamento pode envolver o uso de uma cinta ortopédica para impedir o crescimento da curvatura.
A cirurgia só ocorre em último caso. É preciso ter atenção com o corpo humano, pois ele se cansa, se desgasta e precisa ter todo o cuidado, na medida do possível.