A legislação trabalhista obriga certas empresas a oferecer um espaço para que seus funcionários façam as suas refeições: os diplomas legais afirmam que esta estrutura é mandatória caso o tamanho da equipe seja superior a 300 funcionários. Neste caso, os colaboradores não podem comer em outros locais da empresa.
Em alguns casos, além de proporcionar este espaço, vale a pena contratar fornecedores de alimentos, bem como uma equipe de cozinha (que pode ser própria ou terceirizada) e fornecer as refeições à equipe por conta própria, nos horários de intervalos, ao invés de pagar benefícios como vale-refeição ou vale-alimentação.
Porém, esta opção deve ser analisada com cautela: ela nem sempre é vantajosa para o negócio. Confira, neste post, algumas dicas para verificar se ele será vantajoso e, se for, como colocá-lo em prática.
Por que fornecer alimentação aos funcionários?
As sedes de algumas empresas, principalmente indústrias, se localizam em locais de difícil acesso.
Assim, é comum que não haja nenhum restaurante ou distribuidora de produtos alimentícios por perto, o que pode ser um problema no horário de almoço. Este é um dos casos nos quais fornecer a refeição por conta da empresa é mais vantajoso.
Segundo desenvolvimento de seus funcionários no trabalho, e em suas atividades é de extrema importância que o colaborador esteja satisfeito com o tratamento que lhe é oferecido, tanto pelo empregador, tanto pela empresa; buscando então melhores suplementos alimentares para oferecer no refeitório.
Além disso, alguns negócios têm problemas com atrasos depois do horário do almoço. Afinal, muitas vezes, os colegas saem para almoçar juntos, conversam, perdem a noção do tempo e demoram a voltar.
Outros, ainda, usam o intervalo para fazer outras coisas, o que também colabora com os atrasos. Quando há um refeitório próprio, o deslocamento é menor, o que pode evitar este tipo de problema.
Entretanto, os atrasos não consistem no único problema envolvido: muitos negócios detectam uma queda na produtividade no retorno após o almoço.
Isso normalmente acontece quando os funcionários ingerem refeições pesadas e gordurosas, como frituras, que os deixam desconfortáveis e sonolentos.
Uma alternativa para a empresa é a contratação de uma distribuidora de alimentos que forneça refeições mais saudáveis. Deste modo, a equipe retorna do intervalo mais produtiva.
Onde comprar produtos para sua empresa?
Quando uma empresa opta por oferecer refeições a seus funcionários por conta própria, ela normalmente opta pela contratação de uma equipe de cozinha terceirizada, que se ocupe de tudo. São poucas as que optam por contar com funcionários próprios para esta função.
Agora, quando o assunto é a aquisição de alimentos para o preparo, a escolha fica mais difícil: a empresa tem várias opções de distribuidoras de alimentos em sp e em outras regiões para escolher. Confira, a seguir, algumas delas, bem como suas vantagens e desvantagens:
Comprar no atacado
Fornecedores de alimentos para revenda costumam vender estes produtos por um preço mais baixo do que os próprio revendedores.
Isso acontece pois sua prioridade é vender em quantidade, de modo que a margem de lucro de cada item é mais baixa. Portanto, a economia é a primeira vantagem desta opção.
Mas, não é só isso: estes estabelecimentos costumam ter atuação em todo o território nacional, ou, ao menos, em algumas unidades da federação. Assim, empresas com vários escritórios podem fazer a aquisição para todos eles.
A desvantagem é que, caso a demanda da empresa não justifique a compra de grandes quantidades de alimentos de uma só vez, pode ser que o fornecedor se recuse a fazer a venda. Afinal, o negócio não será vantajoso para ele.
Supermercados
A compra em um supermercado sempre terá um valor mais elevado do que em um estabelecimento atacadista.
Entretanto, neste caso, a empresa poderá comprar a quantidade que quiser, sem o risco de que o estabelecimento se recuse a fazer a venda.
Caso o volume da aquisição seja acima da média para um supermercado, mas não o suficiente para um atacadista, é possível tentar negociar valores especiais com o mercado, tendo em vista que ele poderá lucrar com a quantidade.
Compra direto do produtor
Com o estilo de vida saudável cada vez mais popular entre as pessoas, muitas delas têm dispensado intermediários, como uma distribuidora alimentícia, e comprado sua comida diretamente do produtor, seja na fazenda ou em uma feira na cidade.
No caso de empresas, esta escolha também traz vantagens. A principal delas é que a opção pela aquisição de alimentos frescos, direto com o produtor, pode ter um bom apelo junto à equipe.
Além disso, o fornecimento de pratos leves e saudáveis ajuda o negócio a contar com uma equipe mais saudável, feliz e, consequentemente, produtiva.