O sedentarismo é um grande problema que atinge pessoas de diferentes idades e classes sociais.
Ser sedentário significa não realizar atividades físicas, o que pode representar grandes riscos à saúde, pois, se essa pessoa não se exercita, é bem provável que ela tenha gordura acumulada e, com isso, tenha excesso de peso, problemas cardiorrespiratórios, problemas na tireoide e ainda, diabetes.
Além disso, pessoas sedentárias podem desenvolver outros problemas emocionais, gerando depressão e ansiedade.
Visando a ter uma melhor qualidade de vida, existem métodos que podem ajudar a evitar problemas de saúde e que podem ser feitos de forma simples: a prática de exercício físico.
O que é preciso fazer para iniciar a prática de exercícios?
Os exercícios físicos são de extrema importância para quem deseja levar uma vida saudável, com maior bem-estar e disposição.
Isso, porque a prática de atividades pode melhorar a circulação sanguínea, reduz riscos de problemas cardiovasculares e respiratórios, ajuda a evitar doenças como diabetes, hipertensão arterial e ainda reduz risco de outros males como infarto.
Existem diversos tipos de exercícios físicos, visando a atender todos os gostos e recomendações médicas. Para iniciar a prática de exercícios físicos, é importante que o aluno busque orientação médica.
O médico irá realizar diversos exames de rotina no paciente, visando a entender seu quadro clínico e capacidade cardíaca e respiratória.
A partir disso, ele consegue fazer um panorama sobre o paciente e quais são as atividades físicas recomendadas para ele. Isso é importante para a definição de limites de cada pessoa ao praticar exercícios.
A prática de atividades deve ser algo positivo para o corpo, mas respeitando o limite de cada paciente.
Durante a prática esportiva de fato, é importante também ser acompanhado por um personal trainer, que geralmente possui cursos e pode ser formado em educação física.
Ele irá acompanhar o modo como o exercício é praticado, visando evitar lesões e problemas em partes do corpo por conta de uma movimentação feita de forma incorreta.
É preciso ir a uma academia?
Para realização de atividades físicas, sejam exercícios com aparelhos ou outras atividades em que só se usa o corpo, como dança, natação, ginástica, zumba, muitas pessoas buscam por uma academia.
Nesse local, existem os aparelhos corretos e necessários ao aluno, assim como espaços para a realização de outras atividades, como citamos acima. Em uma academia, é possível ser acompanhado também pelos profissionais de educação física.
Além de manter a saúde e qualidade de vida, muitas pessoas buscam também a academia para emagrecer, já que a prática de exercícios físicos proporciona a queima de gordura.
Na ida ao médico, o paciente consegue verificar se está acima do peso e o quanto isso afeta sua saúde. Um dos benefícios da realização de atividades física é contribuir para a perda de peso, de forma saudável e com qualidade.
Para buscar uma academia, é aconselhável buscar recomendações com amigos e familiares, fazer pesquisas em sites de busca e ainda, fazer uma visita nas instalações para conhecer os profissionais, os tipos de aparelhos e as atividades que são desenvolvidas, dentre outros detalhes.
É importante que os aparelhos presentes na academia venham de uma Fábrica de equipamentos para academia, com o objetivo de garantir maior qualidade para os clientes.
Qual atividade física praticar?
A escolha sobre qual é o melhor tipo de exercício é bastante pessoal e deve ser discutida com o médico, levando em conta o quadro clínico do paciente.
Existem diversas modalidades de exercícios, sendo que algumas podem ser indicadas para perda de peso e outras para equilíbrio emocional e alivio de estresse e depressão.
Por exemplo, em razão do dia a dia corrido e de se passar muito tempo sentado trabalhando, muitas pessoas sentem dores na coluna. Nesse caso, o médico, ao fazer a avaliação, pode indicar a prática do Pilates para coluna, com o objetivo de proporcionar o alívio das dores.
O pilates é uma prática que consiste em movimentações corporais, com foco no equilíbrio do paciente. Dentre os benefícios dessa prática podemos destacar:
- Alivio da tensão, estresse e ansiedade;
- Maior flexibilidade corporal;
- Melhora da tonacidade muscular;
- Melhora da circulação do sangue.
Como fazer exercícios físicos em uma rotina atribulada?
Por causa do trabalho, a vida fica mais agitada e muitas pessoas não têm tempo de ir a uma academia. Por isso, é importante que a empresa foque em qualidade de vida e invista na ginastica laboral.
Essa ação consiste na prática de exercícios físicos e movimentos de alongamento e flexibilidade, dentro do ambiente de trabalho.
Dessa forma, mesmo quando você estiver “atolado” em tarefas do dia a dia, nunca deixará de se exercitar e de aproveitar do benefícios que os exercícios podem lhe proporcionar.