O cuidado com a saúde vem se desenvolvendo há milhares de anos, desde a origem da medicina – através dos conhecimentos básicos da anatomia no Egito Antigo e Grécia Antiga, passando pelos avanços da época moderna, até a medicina da atualidade, que conhecemos e vivenciamos.
Quando vamos aos hospitais das cidades para um atendimento médico, percebemos à nossa volta que todos os aparelhos utilizados são eletrônicos, reforçando a importância desse bem para a manutenção da nossa saúde.
Conheça o fotopolimerizador
Com o advento das resinas compostas fotopolimerizáveis, surgiu a necessidade de desenvolver uma tecnologia para a produção da luz necessária para ativação dessas resinas. Assim foi criado o aparelho fotopolimerizador!
O processo de ativação das resinas é chamado de polimerização, que por sua vez, é uma reação química provocada pela luz do aparelho fotopolimerizador, que endurece e fixa a resina ao dente.
O aparelho fotopolimerizador é um equipamento utilizado na restauração dentária com resina foto-ativada, um instrumento que emite luz, ativa os componentes da resina composta e também de outros produtos odontológicos.
Daí ocorre a polimerização, proporcionando qualidade da restauração e durabilidade.
Para que ocorra a fotopolimerização, as principais fontes emitentes de luz do aparelho fotopolimerizador são as de luz halógenas e os diodos emitentes de luz (LEDs).
Cada aparelho fotopolimerizador odontologico está sujeito à perda de produtividade, conforme o tempo de uso.
Para que o aparelho fotopolimerizador seja eficiente e durável é fundamental que seja de boa procedência – com certificado de qualidade e garantias.
De qualquer modo, para que o aparelho fotopolimerizador mantenha a sua intensidade de luz ideal, é fundamental que seja feita a manutenção periódica correta das resinas compostas.
Conheça o equipamento a laser
Os aparelhos eletrônicos na medicina são equipamentos fundamentais para a cura, e demonstram como os tratamentos de saúde estão se desenvolvendo tecnologicamente.
É válido destacar o aparelho de laser, por exemplo: ele pode ser utilizado de diversas formas no mundo da saúde.
Basicamente, em todos os procedimentos médicos o equipamento a laser está presente, como na fisioterapia, dermatologia, odontologia, diversas áreas da estética, etc.
Um dos cuidados médicos que atualmente é bastante procurado, devido à necessidade de se recuperar das lesões frequentes do nosso dia a dia, é a área da fisioterapia.
Portanto, dentro desta categoria, ainda existe o aparelho de laser para fisioterapia, que é fundamental na maioria dos tratamentos mais delicados, pois o laser tem o poder de diminuir substancialmente a dor do paciente, além de proporcionar uma melhora significativa no processo de construção da cura das respectivas lesões.
O uso deste aparelho contribui com a regeneração profunda do paciente, intensificando a capacidade de recuperação do próprio organismo e elevando a qualidade de vida, benefícios além da cura da doença.
Dessa forma, o aparelho de laser para fisioterapia é uma alternativa bastante eficiente no tratamento, sendo considerada uma técnica transformadora!
Também pode-se encontrar o uso do equipamento a laser em cirurgias de cabeça e pescoço, onde um otorrinolaringologista determinará se é necessário.
Outras usabilidades do equipamento a laser
Outras formas de utilizar o aparelho de laser estão nas diversas possibilidades dentro das áreas da estética, como o aparelho de laser portatil, o qual agrega benefícios e resultados excelentes!
Os tratamentos possíveis são:
- Rejuvenescimento (tratando as marcas de expressão);
- Tratamento de acnes (bactericidas e anti-inflamatórias);
- Cicatrizações pré ou pós-cirúrgicas (de forma analgésica, inibindo a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides);
- Remoção de pêlos através de aplicações pulsadas com energia e tempos específicos;
- Tratamento de estrias e celulites;
- Clareamento de manchas na pele;
- Terapias capilares.
Podemos encontrar o aparelho de laser para estetica, por exemplo, nos atendimentos de:
- Acupunturistas;
- Esteticistas;
- Podólogos;
- Dermatologistas;
- Terapias alternativas orientais;
- Terapias tradicionais antigas.
Portanto, a medicina vem mostrando que pode se desenvolver colaborando com a saúde física e estética da população.
Entretanto, nem todos têm um acesso de qualidade aos hospitais e aparelhos eletrônicos disponíveis no mercado – quem não possui um plano de saúde particular acaba dependendo dos serviços públicos.
Então, é essencial que o poder público invista em aparelhos de qualidade, garantindo assim a qualidade de vida da população, minimizando quaisquer problemas que possam ser tratados com esses equipamentos.