Os laboratórios são espaços importantes para o desenvolvimento de pesquisas e testes que ajudam no cuidado com a saúde. O trabalho dos biomédicos nas análises clínicas, químicos e farmacêuticos são essenciais para a elaboração de resultados de exames médicos, fórmulas e substâncias que são usadas para o tratamento de patologias.
O desempenho dos profissionais especializados em pesquisas na área de saúde é importante para a criação de suprimentos que ajudam os médicos a conquistar resultados positivos, contribuindo para os cuidados dos pacientes.
O desenvolvimento dos medicamentos, produtos e vacinas acontecem, graças ao uso de equipamentos e instrumentos laboratoriais. Os investimentos na compra de insumos para as análises são o caminho para ganhos interessantes na área da saúde.
A importância dos instrumentos laboratoriais
Os equipamentos e instrumentos que possuem a função de facilitar e otimizar o tempo nas atividades de análises, produção, reações, pesquisas e testes.
As vidrarias de laboratorio, por exemplo, são itens de vidro cristal ou temperado, usadas para os processos de separação de misturas, análise de substâncias e reagentes, testes, entre outras tarefas. Os itens de vidro mais utilizados são:
- Béquer;
- Tubo de ensaio;
- Bastão de vidro;
- Coluna de fracionamento;
- Erlenmeyer;
- Vidro de relógio;
- Proveta;
- Pipeta (graduada e volumétrica);
- Bureta;
- Balões (volumétrico, de fundo chato, redondo, de destilação, volumétrico).
Estes são apenas alguns dos inúmeros tipos de vidrarias que os profissionais usam durante a jornada de trabalho, com o objetivo de conseguir resultados positivos para as pesquisas.
Nos laboratórios, as pessoas com conhecimento em química utilizam alguns reagentes quimicos, substâncias usadas em uma mistura com o objetivo de provocar um fenômeno químico.
É um dos produtos mais conhecidos e usados nos laboratórios. A utilização deve seguir as normas de segurança e qualidade que são estabelecidas pelo mercado especializado.
Os reagentes mais utilizados são: sulfato de amônio, ácido clorídrico, nitrato de prata, acetato de butila, acetona pura, ácido bórico, formol, água oxigenada, bicarbonato de sódio, cloreto de zinco, sulfato de níquel, etc.
O papel dos produtos de laboratório
Investimentos em materiais de laboratorio são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, com segurança, precisão e eficiência.
Nos laboratórios existem vários tipos de vidrarias, equipamentos e materiais que os profissionais usam nas análises. Os itens podem ser descartáveis ou de uso único.
Alguns dos materiais frequentemente usados pelos químicos e farmacêuticos são:
- Agitador magnético;
- Almofariz com pistilo;
- Barra magnética;
- Anel ou argola;
- Balança de precisão;
- Deionizador de água;
- Tamisadora;
- Micropipeta;
- Funil de bromo;
- Bico de bunsen.
Estes são itens que fazem muita diferença no resultado final das pesquisas, proporcionando qualidade e números expressivos para a fabricação de medicamentos e produtos que são comercializados em farmácias.
Algumas fórmulas especiais são controladas pelos laboratórios e são destinadas aos hospitais para serem utilizadas neste local com o controle dos médicos.
Equipamentos específicos para laboratórios
Um evaporador rotativo é uma máquina que tem a função de remover os solventes voláteis presentes nas soluções. Usando este equipamento é possível fazer a separação dos materiais que estão dentro das misturas, considerando a volatilidade e capacidade de mudanças de estado, passando, por exemplo, do líquido para o gasoso.
Este modelo de evaporador pode ser usado em laboratórios de química, biologia, em pesquisas de universidades e na indústria alimentícia, farmacêutica e nutrição médica.
Com a evaporação a substância líquida passa para gás ou vapor e assim é possível condensar uma parte da amostra. Um benefício deste equipamento é a possibilidade de destilação em temperaturas mais baixas, fator que evita que alguns compostos sejam degradados devido a altas temperaturas.
O microscópio é um instrumento que tem a função de ampliar as imagens, permitindo uma excelente visualização de itens pequenos e difíceis de enxergar a olho nu.
Os modelos que podem ser encontrados em empresas e lojas de equipamentos laboratoriais são: óptico, acústico, eletrônico e de tunelamento.
Um microscópio portátil possui os seguintes benefícios: fácil operação, preço acessível, transporte simples, não inquietante e o seu tamanho permite ser utilizado em qualquer espaço do laboratório, um ponto positivo que facilita a rotina de trabalho.
Sendo assim, analisar as opções de microscópios disponíveis para venda é a solução para trabalhar com qualidade. Deste modo, o uso dos produtos para laboratório é primordial para os processos de pesquisa, teste, análise e produção de itens que ajudam nos cuidados com a saúde, proporcionando qualidade de vida e atuando na prevenção de doenças.