Os laboratórios de análises clínicas são empreendimentos na área da saúde e que demandam muito cuidado com relação às especificações, compra de equipamentos de qualidade, registros, alvarás e organização em geral; principalmente para o processo de abertura de um negócio desse nicho.
Devido ao fato de os exames laboratoriais de rotina estarem diretamente ligados aos diagnósticos, por meio de diversos tipos de testes, os estabelecimentos precisam seguir normas rigorosas, atendendo aos órgão públicos.
Muitos dos laboratórios oferecem diversos serviços e, por isso, dependem de uma ampla gama de tecnologias, garantindo a precisão dos processos.
Por isso, é muito importante que profissionais que almejam investir em um laboratorio exame de sangue, ou em outros tipos de empreendimentos na área médica, conheçam alguns dos principais equipamentos para a abertura do estabelecimento. Confira alguns desses itens nos tópicos a seguir.
1. Agitador
O agitador é um equipamento utilizado, principalmente, para homogeneizar soluções, embora existam diferentes tipos, com funções distintas.
Entretanto, é válido citar que os agitadores magnéticos costumam ser usados para líquidos menos viscosos, ao contrário dos modelos com hélice.
Desse modo, o agitador para laboratório, geralmente chamado como vortex, é exclusivo para tubos, enquanto as mesas agitadoras são recomendadas para soluções com volumes maiores.
2. Autoclave
A autoclave hospitalar é um aparelho utilizado para desinfetar e esterilizar materiais dos laboratórios que não são descartáveis.
O equipamento funciona com o uso de vapor sob pressão. Também há opções que utilizam processos químicos para a esterilização.
A autoclave hospitalar baumer é bastante utilizada antes e depois de processos de análises, principalmente nas vidrarias.
3. Microscópio
O microscópio talvez seja um dos equipamentos mais conhecidos dos laboratórios pelo público em geral. Ele é essencial na análise e compreensão de microorganismos, ampliando as imagens, que são formadas por reflexão, processamento eletrônico ou uma combinação dos métodos.
Atualmente, o microscópio mais utilizado em laboratório para exame de sangue é o óptico, que utiliza um feixe de luz para aumentar o tamanho dos componentes de uma amostra.
4. Estufa
A estufa é outro aparelho essencial nos laboratórios de análises clínicas, com as funções de cultivar células ou esterilizar materiais.
O equipamento mantém temperatura e nível de CO2 constantes, auxiliando no crescimento celular em lamina exame de sangue, ou outros tipos de vidrarias.
5. Balança
As balanças servem para a medição precisa de materiais, função semelhante à que cumprem em quaisquer outras atividades.
Elas podem ser analíticas, ou semianalíticas, sendo que as primeiras são mais indicadas para pesagens que demandam maior precisão.
Desse modo, entre as vantagens desse item estão:
- Precisão de medidas;
- Realização de estudos que consideram a massa;
- Garantia de serviços de qualidade e seguros;
- Medição de itens com pesos diversificados.
6. Banho-maria
O banho-maria é mais um exemplo de equipamento que é essencial para os laboratórios e suas funções mais básicas. Trata-se de um aparelho que aquece materiais a temperatura moderada, impedindo que eles percam suas propriedades.
De uma maneira geral, a instalação permite o aquecimento de amostras gradualmente e de forma segura para a composição.
7. Capela
A manipulação de produtos dos quais a inalação não é indicada por ser tóxica pode ser evitada com o uso de capela. É um equipamento que impede que gases produzidos em seu interior escapem para o ambiente externo.
Além disso, ela descarta para fora do ambiente do laboratório o vapor dos materiais.
8. Cabine de segurança
A cabine de segurança é um equipamento parecido com a capela, com a diferença de que protege a pessoa que está manipulando a amostra da toxicidade, ao mesmo tempo em que evita contaminantes externos.
No interior da cabine, o ar é filtrado por filtros HEPA, capazes de garantir a pureza e que tornam a cabine estéril. Lâmpadas ultravioletas também auxiliam no combate de microorganismos.
9. Destilador de água
O destilador de água tem a função de retirar impurezas e contaminantes da água. Trata-se de um equipamento importante em qualquer laboratório, já que a água comum destilada é usada como solvente, reagente e para limpeza de equipamentos e vidrarias.
10. Deionizador
O deionizador é um equipamento necessário para tornar a água mais pura possível, com a remoção de sais minerais. Ele atua na filtragem dos sais presentes na água, dependendo da pureza esperada para a amostra.
É válido ressaltar que existem muitos outros equipamentos necessários para abrir um laboratório de análises clínicas, como os voltados para a realização de exames de sangue.
Eles têm funções variadas e servem para as áreas técnicas ou até para a prestação de serviços. Nesse sentido, até mesmo os computadores, notebooks e tablets se mostram essenciais para a administração de um laboratório.
Uma recomendação que serve para a compra de qualquer tipo de equipamento, contudo, é a escolha de modelos de boa qualidade, duradouros e com boas especificações técnicas.