Já sabe como escolher o tatame da academia?

O Tatame para academia possui diversas finalidades e utilizações. Eles também podem ser usados em outras ocasiões e lugares específicos, como por exemplo, em escolas de recreação.

Crianças em desenvolvimento fazem muitas atividades ao chão, e ter um tatame emborrachado para evitar acidentes é uma boa opção.

Como dito, a prática de artes marciais, especialmente o jiu-jitsu, possui técnicas de derrubamento que podem causar lesões se não forem feitas em solos mais confortáveis.

Ele é como uma versão mais intensa do judô e tem com objetivo imobilizar o adversário através de golpes feitos nas articulações, especialmente braços e tornozelos.

Uma das características marcantes desta arte marcial é utilizar o peso do adversário contra ele mesmo. Para essa arte é indicado o Tatame para luta por estar mais distante do chão.

Veja onde o tatame é utilizado

Os tatames consistem em uma ótima opção para amortecer a queda feita nos exercícios.

Além disso, para as academias que oferecem especificamente cursos de artes marciais, o Tatame para academia de jiu jitsu é como todos os outros, a diferença é que muitas delas optam pelo tatame em EVA.

Além disso, eles podem ser utilizados para outras atividades como:

  • Yoga;
  • Pilates;
  • Judô;
  • Karatê;
  • Jiu-jitsu;
  • Ginástica;
  • Taekwondo.

Atualmente, muitas academias optam pelo tatame em EVA, ele possui o efeito memória, no qual independentemente do impacto que for feito, ele retornará ao seu formato original.

Além de tudo, o tatame em EVA possui um alto custo/benefício, é mais econômico e mais fácil de limpar.

Além do tatame em EVA, ainda existe o emborrachado. Antigamente muitas academias utilizavam pisos de borracha para amortecer as quedas feitas em determinados exercícios.

Entretanto, apesar de ser macio, o piso de borracha possui maior rigidez em relação ao EVA, o que faz com que provavelmente o atleta se machuque executando exercícios de queda nele.

Desta forma, considerando que o tatame em EVA possui muito mais vantagens, a preferência por ele aumentou. O tatame em EVA também é mais simples e prático para carregar.

Eles podem ter a possibilidade de ser utilizado em casa num espaço de recreação ou lazer. Além disso, os tatames também são frequentemente utilizados em escolas de ginástica.

O uso do Tatame para ginástica é uma ótima opção para oferecer mais segurança nos saltos ou rolamentos que serão executados.

Como dito, ele possui uma característica amortecedora, que proporciona um maior conforto se o atleta vier a cair.

Podendo ser utilizado em todas as modalidades da ginástica (rítmica, olímpica, acrobática ou artística) devido a quantidade de movimentos acrobáticos da ginástica seu uso se torna indispensável, considerando que é comum haver quedas durante a prática e execução destes movimentos.

O objetivo da ginástica, independentemente da modalidade, é desenvolver força, coordenação motora, resistência e flexibilidade do corpo.

Diferenças entre os tipos de tatames

A ginástica pode ser dividida em dois níveis de impacto: alto e baixo. A diferença entre eles, além dos níveis de exercícios em questão de resistência, força, flexibilidade e técnica, é o tipo e tamanho de tatame mais indicado.

O primeiro exige o uso de um tatame mais espesso de 20 ou 30mm para amortecer o impacto das quedas de maior dificuldade.

Enquanto para o segundo, visto que boa parte dos exercícios são feitos em academias por possuírem baixo impacto, para proporcionar maior conforto, podem ser utilizados colchonetes em EVA, que são desenvolvidos especialmente para esta modalidade.

Ainda falando sobre academias, é importante que pisos de borracha sejam instalados, visto que durante a prática de exercícios a tendência a suar é muito maior, os pisos de borracha evitam que alguém possa escorregar e se machucar.

Desta forma, para comprá-los via internet, basta pesquisar por Piso emborrachado para academia preço ou Piso de academia para musculação.

Então, considerando todos os aspectos citados, basta procurar pelas melhores marcas e empresas, buscando por informações, avaliações na internet e preços que se encaixem em seu orçamento.

É importante pontuar que boas impressões dizem muito sobre a marca, visto que elas são feitas com base na satisfação dos compradores, considerar o que é dito por outros clientes também pode ser uma forma de fugir de empresas mal intencionadas.

Sendo assim, adquira o tatame que for de maior serventia de acordo com sua preferência e com a situação para a qual ele será utilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *