Exercícios físicos que ajudam idosos a ter boa qualidade de vida

Apesar de nunca ser tarde demais para começar a praticar atividades físicas, é importante sempre seguir as orientações médicas e estar com os exames em dia. Os benefícios da prática esportiva na terceira idade são muitos, tais como:

  • Maior convivência social;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da força muscular;
  • Melhora do sono;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora da memória;
  • Maior condicionamento físico;
  • Aumento da força;
  • Aumento da confiança;
  • Evolução na coordenação;
  • Melhora do humor e da saúde de maneira geral.

Esses são apenas alguns dos efeitos positivos experimentados por pessoas que praticam atividades físicas, em qualquer idade.

Os especialistas em saúde aconselham que o exercício regular para idosos oferece grandes benefícios, incluindo o prolongamento da vida útil. No entanto, surpreendentemente, apenas uma em cada quatro pessoas entre 65 e 74 anos se exercita regularmente.

Procure orientação médica

A avaliação clínica pode garantir que a prática esportiva em uma Academia para idosos seja realmente benéfica e não traga danos à saúde.

O médico vai analisar, inicialmente, a sua condição atual e a presença de doenças que possam interferir na sua segurança durante os exercícios, assim como no desempenho, como problemas cardiovasculares.

Por isso, o programa de exercícios deve ser feito de forma profissional, em conjunto com o médico e o educador físico.

É habitualmente precedido de um teste ergométrico com protocolo individualizado e programas de atividades apresentando períodos de aquecimento com Peso para academia e relaxamento mais longos e graduais.

Caso haja alguma restrição, que pode estar relacionada às modificações progressivas da idade ou a patologias das mais diversas, o programa de atividades será moldado de acordo com as suas necessidades e objetivos.

E lembre-se: hidratação antes, durante e após os exercícios é fundamental, assim como o uso do protetor solar em atividades ao ar livre.

Escolha da modalidade esportiva e de exercícios

Caso você tenha dúvidas sobre qual esporte praticar, o médico e o personal trainer também podem auxiliar na escolha da atividade.

Isso, porque, se você tem artrose, por exemplo, deve evitar fazer exercícios de grande impacto e dar preferência para os esportes aquáticos, como natação e hidroginástica.

Ao contrário, se você tem osteoporose, deve preferir exercícios de impacto como musculação e corrida ou, até mesmo, subir e descer escadas.

Agora, se você não tem restrições de saúde, já faz exercícios de ginastica laboral, mas as aulas de hidroginástica estão ficando entediantes, tente novas atividades físicas.

Existe um rol de exercícios que podem ser praticados na terceira idade, desde que sejam feitos com moderação e avaliação médica, tais como:

  • Yoga;
  • Tai-chi-chuan;
  • Natação;
  • Alongamento;
  • Caminhada;
  • Pilates para coluna.
  • Musculação;
  • Corrida.

Mude seus hábitos com relação aos exercícios

Caso você não pratique atividades físicas por não gostar de academias, mudar seus hábitos de vida pode ajudar a manter a boa saúde em dia. Aposente o carro para as idas à padaria ou à feira, por exemplo, uma curta caminhada pode ser o suficiente.

Coloque um tênis confortável e caminhe 30 minutos por dia, pelo menos. A prática esportiva ao ar livre traz bem-estar imediato.

O ideal para a terceira idade é uma combinação equilibrada de atividades aeróbicas, exercício físico para força muscular e alongamento. É importante, ainda, não acelerar muito, caso você tenha um histórico de sedentarismo.

Os batimentos cardíacos devem ficar um pouco abaixo do normal nos primeiros treinos, por volta de 114 batimentos por minuto.

Enfim, o exercício é um remédio eficaz para muitas condições crônicas. Estudos mostram que pessoas com artrite, doença cardíaca ou diabetes se beneficiam de atividades regulares.

Também pode ajudar no gerenciamento do colesterol alto; manter os níveis de colesterol dentro de uma faixa saudável pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

O exercício cardiovascular regular, como caminhadas rápidas, ciclismo ou tarefas domésticas leves — qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca — aumentará o fluxo sanguíneo para o coração e melhorará sua saúde geral.

Melhorar a força muscular e a densidade óssea pode ser útil na redução do risco de quedas, pois também pode melhorar o equilíbrio. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que o exercício regular pode reduzir o risco de ter uma fratura de quadril em 40%.

Levar um estilo de vida sedentário é uma das 10 principais causas de morte e incapacidade. Mesmo exercícios regulares e suaves, como caminhar ou nadar, podem aumentar a vida útil em cerca de três a cinco anos. Pense nisso e bons treinos!