De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país do mundo que mais toma cuidados como fazer cirurgias plásticas, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Desde tratamento para estrias até lipoaspiração, aqui, muitas pessoas investem nesse tipo de questão. Mas, será que elas cuidam corretamente do corpo após os procedimentos?
Esse é um assunto extremamente importante de ser levantado. Isso porque os cuidados após os tratamentos estéticos são fundamentais tanto para a durabilidade do procedimento quanto para a própria segurança dos pacientes.
Por conta disso, trouxemos alguns tratamentos e cuidados como dicas para quem passou por um processo estético. Achou interessante? Continue neste artigo.
1. Cuidados após abdominoplastia
A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Semelhante a lipoaspiração, ela tem o objetivo de eliminar excesso de gordura e pele. Focada somente no abdômen, ela diminui também a musculatura. Após a operação, é necessário utilizar uma malha compressora por cerca de 40 dias.
Esforços físicos muito grandes também devem ser evitados. Apesar de não ser um tipo de cirurgia extremamente invasiva, é preciso de cuidados. Outras atividades que devem ser evitadas são:
- Subir e descer escadas;
- Dirigir;
- Usar roupas apertadas;
- Exposição ao Sol;
- Movimentos bruscos.
Após todos o período de recuperação, é indicado realizar drenagem linfática na barriga. Sua função é eliminar o excesso de líquidos do local, fazendo com o que o inchaço diminua. Assim, as toxinas são liberadas através do sistema linfático, fazendo com que o corpo lide melhor com as mudanças.
Edemas, hematomas e inclusive dores podem ser eliminados com a drenagem. Porém, é necessário o aval do médico para iniciar as sessões.
Além disso, é extremamente importante que o profissional que realizará esse tratamento seja especializado. A dream plastic é um exemplo de local que realiza esse serviço.
Tem como eliminar flacidez sem cirurgia?
Muitas pessoas não querem fazer cirurgia plástica. Seja por medo ou por falta de recursos, alguns evitam essa escolha e acabam achando que não há formas de se alcançar o resultado desejado. Mas, isso não é verdade.
Assim, outra opção é o tratamento para flacidez na barriga, que também pode auxiliar no resultado. A barriga flácida pode aparecer em diversas ocasiões, como após a gravidez e o envelhecimento.
Dessa forma, a abdominoplastia é uma das formas de resolver esse problema, mas não a única.
Existem cremes específicos para isso, radiofrequência e até mesmo alimentação adequada. Todas essas opções devem ser acompanhadas por profissionais da saúde e da área estética.
2. Cuidados após preenchimento labial
O preenchimento labial não é uma cirurgia. Como não há cortes na pele, ele não é considerado uma operação. Ele é feito com uma seringa, que aplica ácido hialurônico nos lábios.
Isso faz com que o local aumente e fique mais hidratado. Mas, isso não significa que não necessite de cuidados específicos após sua realização. Muito pelo contrário.
É muito comum que os lábios inchem e fiquei arroxeados durante uma semana. Além disso, não é um procedimento permanente. Assim, alguns cuidados podem fazer com que o preenchimento se recupere mais rápido e demore mais tempo para sair. São eles:
- Evitar exposição ao Sol;
- Evitar esforços grandes durante uma semana;
- Evitar pancadas fortes na boca;
- Evitar cosméticos e maquiagens;
- Evitar bebidas alcoólicas;
3. Cuidados após preenchimento de olheiras
Da mesma forma que o preenchimento labial, o preenchimento olheiras também é realizado com ácido hialurônico. Isso porque ele preenche o espaço necessário que há no local em que se deseja ajustar. Assim como todos os outros procedimentos, ele deve ser realizado por especialistas na questão.
Dessa maneira, também é preciso que haja cuidados específicos após o procedimento. De acordo com especialistas, deve-se evitar massagens no local nas primeiras horas.
Após isso, é permitido aplicar cosméticos e protetor solar, de maneira suave. Também é preciso evitar exercícios físicos por, pelo menos, um dia.
Para finalizar
Além dos cuidados pós operatórios e antes qualquer tipo de procedimento, há, também, os cuidados anteriores. Cada tipo de ação requer determinadas ações. Por conta disso, é fundamental conversar diretamente com o médico.
Evite procurar respostas com pessoas que não são especialistas ou pela internet. Apesar de, hoje, existirem muitas tecnologias e avanços no mundo da estética, os cuidados básicos ainda são essenciais. O primeiro deles, inclusive, é se tratar com profissionais especializados e com qualidade.