Aparelhos eletrônicos na medicina: itens essenciais para a saúde

O cuidado com a saúde vem se desenvolvendo há milhares de anos, desde a origem da medicina – através dos conhecimentos básicos da anatomia no Egito Antigo e Grécia Antiga, passando pelos avanços da época moderna, até a medicina da atualidade, que conhecemos e vivenciamos.

Quando vamos aos hospitais das cidades para um atendimento médico, percebemos à nossa volta que todos os aparelhos utilizados são eletrônicos, reforçando a importância desse bem para a manutenção da nossa saúde.

Conheça o fotopolimerizador

Com o advento das resinas compostas fotopolimerizáveis, surgiu a necessidade de desenvolver uma tecnologia para a produção da luz necessária para ativação dessas resinas. Assim foi criado o aparelho fotopolimerizador!

O processo de ativação das resinas é chamado de polimerização, que por sua vez, é uma reação química provocada pela luz do aparelho fotopolimerizador, que endurece e fixa a resina ao dente.

O aparelho fotopolimerizador é um equipamento utilizado na restauração dentária com resina foto-ativada, um instrumento que emite luz, ativa os componentes da resina composta e também de outros produtos odontológicos.

Daí ocorre a polimerização, proporcionando qualidade da restauração e durabilidade.

Para que ocorra a fotopolimerização, as principais fontes emitentes de luz do aparelho fotopolimerizador são as de luz halógenas e os diodos emitentes de luz (LEDs).

Cada aparelho fotopolimerizador odontologico está sujeito à perda de produtividade, conforme o tempo de uso.

Para que o aparelho fotopolimerizador seja eficiente e durável é fundamental que seja de boa procedência – com certificado de qualidade e garantias.

De qualquer modo, para que o aparelho fotopolimerizador mantenha a sua intensidade de luz ideal, é fundamental que seja feita a manutenção periódica correta das resinas compostas.

Conheça o equipamento a laser

Os aparelhos eletrônicos na medicina são equipamentos fundamentais para a cura, e demonstram como os tratamentos de saúde estão se desenvolvendo tecnologicamente.

É válido destacar o aparelho de laser, por exemplo: ele pode ser utilizado de diversas formas no mundo da saúde.

Basicamente, em todos os procedimentos médicos o equipamento a laser está presente, como na fisioterapia, dermatologia, odontologia, diversas áreas da estética, etc.

Um dos cuidados médicos que atualmente é bastante procurado, devido à necessidade de se recuperar das lesões frequentes do nosso dia a dia, é a área da fisioterapia.

Portanto, dentro desta categoria, ainda existe o aparelho de laser para fisioterapia, que é fundamental na maioria dos tratamentos mais delicados, pois o laser tem o poder de diminuir substancialmente a dor do paciente, além de proporcionar uma melhora significativa no processo de construção da cura das respectivas lesões.

O uso deste aparelho contribui com a regeneração profunda do paciente, intensificando a capacidade de recuperação do próprio organismo e elevando a qualidade de vida, benefícios além da cura da doença.

Dessa forma, o aparelho de laser para fisioterapia é uma alternativa bastante eficiente no tratamento, sendo considerada uma técnica transformadora!

Outras usabilidades do equipamento a laser

Outras formas de utilizar o aparelho de laser estão nas diversas possibilidades dentro das áreas da estética, como o aparelho de laser portatil, o qual agrega benefícios e resultados excelentes!

Os tratamentos possíveis são:

  • Rejuvenescimento (tratando as marcas de expressão);
  • Tratamento de acnes (bactericidas e anti-inflamatórias);
  • Cicatrizações pré ou pós-cirúrgicas (de forma analgésica, inibindo a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides);
  • Remoção de pêlos através de aplicações pulsadas com energia e tempos específicos;
  • Tratamento de estrias e celulites;
  • Clareamento de manchas na pele;
  • Terapias capilares.

Podemos encontrar o aparelho de laser para estetica, por exemplo, nos atendimentos de:

  • Acupunturistas;
  • Esteticistas;
  • Podólogos;
  • Dermatologistas;
  • Terapias alternativas orientais;
  • Terapias tradicionais antigas.

Portanto, a medicina vem mostrando que pode se desenvolver colaborando com a saúde física e estética da população.

Entretanto, nem todos têm um acesso de qualidade aos hospitais e aparelhos eletrônicos disponíveis no mercado – quem não possui um plano de saúde particular acaba dependendo dos serviços públicos.

Então, é essencial que o poder público invista em aparelhos de qualidade, garantindo assim a qualidade de vida da população, minimizando quaisquer problemas que possam ser tratados com esses equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *