Importância dos equipamentos para laboratórios

Os laboratórios são espaços importantes para o desenvolvimento de pesquisas e testes que ajudam no cuidado com a saúde. O trabalho dos biomédicos nas análises clínicas, químicos e farmacêuticos são essenciais para a elaboração de resultados de exames médicos, fórmulas e substâncias que são usadas para o tratamento de patologias.

O desempenho dos profissionais especializados em pesquisas na área de saúde é importante para a criação de suprimentos que ajudam os médicos a conquistar resultados positivos, contribuindo para os cuidados dos pacientes. 

O desenvolvimento dos medicamentos, produtos e vacinas acontecem, graças ao uso de equipamentos e instrumentos laboratoriais. Os investimentos na compra de insumos para as análises são o caminho para ganhos interessantes na área da saúde. 

A importância dos instrumentos laboratoriais

Os equipamentos e instrumentos que possuem a função de facilitar e otimizar o tempo nas atividades de análises, produção, reações, pesquisas e testes.

As vidrarias de laboratorio, por exemplo, são itens de vidro cristal ou temperado, usadas para os processos de separação de misturas, análise de substâncias e reagentes, testes, entre outras tarefas. Os itens de vidro mais utilizados são:

  • Béquer;
  • Tubo de ensaio;
  • Bastão de vidro;
  • Coluna de fracionamento;
  • Erlenmeyer;
  • Vidro de relógio;
  • Proveta;
  • Pipeta (graduada e volumétrica);
  • Bureta;
  • Balões (volumétrico, de fundo chato, redondo, de destilação, volumétrico).

Estes são apenas alguns dos inúmeros tipos de vidrarias que os profissionais usam durante a jornada de trabalho, com o objetivo de conseguir resultados positivos para as pesquisas. 

Nos laboratórios, as pessoas com conhecimento em química utilizam alguns reagentes quimicos, substâncias usadas em uma mistura com o objetivo de provocar um fenômeno químico.

É um dos produtos mais conhecidos e usados nos laboratórios. A utilização deve seguir as normas de segurança e qualidade que são estabelecidas pelo mercado especializado. 

Os reagentes mais utilizados são: sulfato de amônio, ácido clorídrico, nitrato de prata, acetato de butila, acetona pura, ácido bórico, formol, água oxigenada, bicarbonato de sódio, cloreto de zinco, sulfato de níquel, etc. 

O papel dos produtos de laboratório 

Investimentos em materiais de laboratorio são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, com segurança, precisão e eficiência.

Nos laboratórios existem vários tipos de vidrarias, equipamentos e materiais que os profissionais usam nas análises. Os itens podem ser descartáveis ou de uso único. 

Alguns dos materiais frequentemente usados pelos químicos e farmacêuticos são: 

  • Agitador magnético;
  • Almofariz com pistilo;
  • Barra magnética;
  • Anel ou argola;
  • Balança de precisão;
  • Deionizador de água;
  • Tamisadora;
  • Micropipeta;
  • Funil de bromo;
  • Bico de bunsen.

Estes são itens que fazem muita diferença no resultado final das pesquisas, proporcionando qualidade e números expressivos para a fabricação de medicamentos e produtos que são comercializados em farmácias.

Algumas fórmulas especiais são controladas pelos laboratórios e são destinadas aos hospitais para serem utilizadas neste local com o controle dos médicos. 

Equipamentos específicos para laboratórios

Um evaporador rotativo é uma máquina que tem a função de remover os solventes voláteis presentes nas soluções. Usando este equipamento é possível fazer a separação dos materiais que estão dentro das misturas, considerando a volatilidade e capacidade de mudanças de estado, passando, por exemplo, do líquido para o gasoso.

Este modelo de evaporador pode ser usado em laboratórios de química, biologia, em pesquisas de universidades e na indústria alimentícia, farmacêutica e nutrição médica.

Com a evaporação a substância líquida passa para gás ou vapor e assim é possível condensar uma parte da amostra. Um benefício deste equipamento é a possibilidade de destilação em temperaturas mais baixas, fator que evita que alguns compostos sejam degradados devido a altas temperaturas.

O microscópio é um instrumento que tem a função de ampliar as imagens, permitindo uma excelente visualização de itens pequenos e difíceis de enxergar a olho nu.

Os modelos que podem ser encontrados em empresas e lojas de equipamentos laboratoriais são: óptico, acústico, eletrônico e de tunelamento.

Um microscópio portátil possui os seguintes benefícios: fácil operação, preço acessível, transporte simples, não inquietante e o seu tamanho permite ser utilizado em qualquer espaço do laboratório, um ponto positivo que facilita a rotina de trabalho.

Sendo assim, analisar as opções de microscópios disponíveis para venda é a solução para trabalhar com qualidade. Deste modo, o uso dos produtos para laboratório é primordial para os processos de pesquisa, teste, análise e produção de itens que ajudam nos cuidados com a saúde, proporcionando qualidade de vida e atuando na prevenção de doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *