6 exemplos de programas de bem-estar no local de trabalho

Desenvolver um hábito de condicionamento físico ou de saúde pode exigir um esforço considerável, com estimativas variando de 21 a 66 dias de repetição diária.

Considerando as melhorias feitas na saúde e bem-estar de um local de trabalho e a quantidade de tempo que as pessoas passam em seus locais de trabalho, faz sentido promover programas de bem-estar corporativos.

Um centro de Medicina esportiva e treinamento atlético no trabalho não apenas afeta positivamente a produtividade dos membros da equipe, mas também os faz se sentir bem em todas as áreas da vida — incluindo o trabalho.

À medida que o mundo do trabalho avança, um dos sinais de um empregador de primeira linha será a qualidade do programa de bem-estar no local de trabalho, no recrutamento e retenção de talentos.

Grandes ou pequenas, todas as empresas podem se beneficiar de alguma forma de iniciativas de bem-estar no trabalho.

Confira, a seguir, alguns bons exemplos a serem seguidos:

  • Centros fitness;
  • Opções de transporte;
  • Serviços de enfermagem;
  • Aulas de Yoga;
  • Almoço e lanches saudáveis;
  • Programas de assistência a funcionários.

1. Centros fitness

Esse pode ser considerado o centro de todos os exemplos de programas corporativos de bem-estar.

Nem todo mundo pode fornecer aos membros da equipe um grande centro de fitness, no entanto, essa é uma despesa completamente justificada para recrutar e reter membros saudáveis ​​da equipe.

Uma academia no trabalho pode oferecer aos membros da equipe uma parede de escalada, Massagem corporativa e acesso a personal trainers, por exemplo.

2. Opções de transporte

Incentivar métodos alternativos de transporte, como compartilhamento de bicicletas, para funcionários que moram perto, é benéfico para o local de trabalho e o futuro do meio ambiente.

Esse tipo de programa atrairá funcionários atuais e potenciais que valorizam a responsabilidade ambiental.

3. Serviços de enfermagem

Algumas empresas oferecem cuidados de enfermagem, como massagem terapêutica, para os membros da equipe enquanto estão no trabalho. Os massoterapeutas dessas empresas passam por um processo de entrevista, no qual demonstram suas habilidades na prática.

O que torna uma empresa boa para se trabalhar?

Ir além do que os membros da equipe esperam do empregador é uma ótima maneira de incentivar um esforço recíproco.

Um membro da equipe relaxado e calmo é muito mais saudável de se ter no local de trabalho, provavelmente o principal motivo pelo qual algumas empresas oferecem o serviço.

4. Aulas de Yoga

Oferecer aulas de yoga duas vezes por semana na empresa traz paz e bem-estar aos colaboradores.

O requisito mais importante para a prática de yoga é o espaço para fazê-lo, e muitas empresas estão usando suas salas de conferência ou de descanso para oferecer aulas de yoga para os membros da equipe durante o dia de trabalho.

Yoga e meditação é um calmante extremamente eficaz. Os membros da equipe de startups ou agências de relações públicas geralmente precisam lidar com prazos apertados e horas extras.

A yoga é uma maneira eficaz de incorporar o autocuidado no ambiente de trabalho.

As palestras também são muito bem-vindas em semanas de promoção de saúde no local de trabalho com temas, tais como: o que é yoga, o que é acupuntura e assim por diante.

5. Almoço e lanches saudáveis

Com apenas 60 minutos para o almoço, muitos membros da equipe podem sentir que precisam comer fast-food ao comprar o almoço. Algumas empresas oferecem almoço Fitness para os membros da equipe.

Um programa de almoço e lanche irá agradar todos os membros da sua equipe — já que todos precisam comer. Promover uma alimentação saudável no local de trabalho beneficia todos no escritório.

Programas alimentares saudáveis ​​e comunitários incentivam a interação entre pessoas de diferentes equipes, e a lanchonete oferece um desses locais na qual uma força de trabalho grande e diversificada pode se misturar e se conectar.

6. Programas de assistência a funcionários

Bem-estar não significa apenas cuidar do corpo, mas também da mente. Algumas empresas fornecem suporte confidencial para questões como estresse, abuso de substâncias, depressão e ansiedade.

Elas sabem que muito do estresse relacionado ao trabalho pode ser resolvido fora do local de trabalho por meio de programas de suporte guiados, para que eles forneçam acesso a programas, como assistência financeira e exames de rotina, para todos os seus funcionários.

Os funcionários também são recompensados ​​por estabelecer metas de bem-estar e cumpri-las.

Os funcionários que precisam de assistência extra fora do local de trabalho recebem a ajuda necessária para obter o melhor desempenho. As empresas percebem que o suporte a seus funcionários não deve terminar quando eles saírem do prédio.

Ao fornecer iniciativas de suporte extra, as organizações podem comunicar um certo nível de empatia e apoio ao seu pessoal, aumentando assim a satisfação e a confiança entre o empregador e o empregado.

Enfim, que tal oferecer algo diferenciado para os seus funcionários como uma Limpeza de pele profunda com extração ou um shiatsu no meio da manhã pelo menos um dia no mês? Isso melhorará a produtividade e o bem-estar deles.

Essas são apenas algumas dicas e exemplos que devem ser seguir a fim de tornar a sua empresa um bom lugar para trabalhar. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *