Se engana quem pensa que a realização de procedimentos estéticos tem como finalidade somente a busca por um padrão de beleza.
A limpeza de pele peeling é um exemplo de técnica que rejuvenesce o rosto e ao mesmo tempo contribui para a saúde da pele.
Já que o procedimento ajuda a remover cravos, acnes e células mortas que podem fazer mal quando acumuladas.
Outro exemplo que se destaca nesse cenário é a busca por procedimentos como a cirurgia bariátrica que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com obesidade.
Independentemente do tipo de procedimento ou técnica, claro que há muitas motivações para as pessoas recorrem aos serviços de estética, sejam eles cirúrgicos ou não.
No entanto, olhar para essas escolhas além da busca da autoestima é algo que faz sentido.
Afinal, de que forma os procedimentos estéticos estão ligados à saúde? Quais são os cuidados que devem ser observados antes de uma decisão por cirurgia plástica ou procedimento invasivo?
Se você tem curiosidades como essas, continue lendo esse artigo!
Limpeza de pele peeling
Com o passar dos anos, é natural que as marcas de expressão comecem a se destacar. Por isso, procedimentos, como a limpeza de pele, são tão requisitados.
Na prática, o objetivo dessa técnica é estimular a renovação das células da pele e assim, rejuvenescer a área tratada. O procedimento não é invasivo e a limpeza pode ser feita de duas formas.
O primeiro caso se trata do peeling físico e consiste basicamente em introduzir na pele substâncias e cremes que descamam a área afetada até que ela se recomponha.
No caso da limpeza de pele com substâncias químicas, os especialistas utilizam ácidos e agentes químicos para fazer a limpeza de forma mais profunda. Os resultados esperados por esse tipo de procedimento são:
-
Remoção de manchas;
-
Disfarce de rugas e marcas de expressão;
-
Controle de oleosidade da pele;
-
Clareamento de cicatrizes.
Atenção: após as 48h do procedimento, não é aconselhável o uso de nenhum cosmético.
É importante conversar com o dermatologista para saber quais são os produtos mais indicados para reduzir a vermelhidão da pele, que, naturalmente fica sensível com a limpeza.
Além das limpezas de pele, outra forma de evitar rugas e marcas de expressão é investir em qualidade de vida a partir da reeducação alimentar e da ingestão de água.
Consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes como uva, brócolis, espinafre e linhaça é uma forma de manter a pele bonita e hidratada.
Blefaroplastia a laser nos procedimentos
Ainda em relação aos cuidados com a pele, um procedimento bastante requisitado é o da blefaroplastia a laser, popularmente conhecido como a cirurgia de pálpebra.
O principal objetivo desse procedimento é melhorar a aparência das pálpebras, por meio do rejuvenescimento da área que fica ao redor dos olhos.
A indicação dessa cirurgia é destinada às pessoas que contam com um excesso de gordura nessa região, sofrem com flacidez ou estão com a visão prejudicada por conta do inchaço.
Na prática, a blefaroplastia a laser tem duração média de 1 hora e é feita a partir de anestesia.
Em um primeiro momento, o médico delimita a área que precisa da retirada do excesso de pele para na sequência fazer as incisões e costurar a área.
Antes de optar por essa cirurgia, é fundamental conversar com o médico para avaliar os riscos e as limitações. O cuidado pós-operatório é importante para que a região cicatrize de forma adequada e não haja infecção.
Depilação completa
Além das lâminas e ceras para depilação, remover os pelos do corpo com uma depilação completa a laser é uma tendência no mundo da estética.
Geralmente, esse procedimento é feito com sessões, cujo número pode variar de acordo com os hormônios do paciente e a resposta ao laser.
Para quem sofre com foliculite, ou seja, tem pelos encravados, essa técnica pode ser uma excelente alternativa.
A proposta da depilação completa a laser é fazer com que a longo prazo, a pessoa não precise se depilar com frequência, já que a ideia é que os pelos sejam removidos de forma progressiva e completa a longo prazo.
Atenção: realizar esse procedimento com dermatologistas é mais seguro.
Lipos, cirurgias bariátricas e abdominoplastia
Para remover as gorduras e remodelar a área do abdômen, procedimentos como a lipoaspiração e abdominoplastia são buscados tanto pelos homens quanto pelas mulheres.
Além disso, as cirurgias bariátricas, que consistem na redução do estômago, também são cirurgias com bastante procura por parte de pacientes que sofrem com o IMC alto e precisam perder peso.
Os resultados podem ser muito positivos, mas quando o procedimento envolve a perda de peso/gordura, é interessante manter a reeducação alimentar depois da cirurgia e praticar treino funcional.
Afinal, não há como garantir um resultado definitivo, já que o corpo humano pode sofrer alterações de peso e estrutura por diversos motivos.
Manter uma vida saudável,com hábitos alimentares equilibrados, praticar exercícios como dança, natação e academia é uma forma de preservar os resultados estéticos.
Muito além da estética, vale destacar que atividade fisica e saude andam de mãos dadas e podem prevenir inúmeras doenças causadas pelo sedentarismo como problemas cardíacos, diabetes e entre outras.