A saúde é o bem precioso de poder viver a vida com mais conforto, disposição e bem-estar.
Para ter uma vida saudável, é necessário adotar algumas ações como realizar a prática de exercícios físicos e ainda, tentar manter uma alimentação saudável.
Dentre as ações recomendadas para quem deseja ter uma vida saudável, está também ir ao médico com frequência para realizar consultas e exames.
A ida ao médico é fundamental de forma preventiva e não apenas quando o paciente sente um mal-estar.
Essa ação além de evitar doenças, contribui para diagnosticar de forma precoce qualquer tipo de enfermidade que possa surgir.
Quem vai ao médico de modo regular, garante portanto maior qualidade e anos de vida.
Devido à importância dessa ida ao médico, esse artigo separou algumas especialidades médicas que muitas vezes não são priorizadas, apesar de ter uma extrema importância para a manutenção da saúde.
Especialidades médicas: importância para saúde e ações
Uma das especialidades médicas mais comuns é a ginecologia, que cuida da saúde da mulher, médico clínico-geral e pediatria.
Mas, existem outras especialidades que podem atuar em conjunto trazendo maior qualidade de vida.
Oftalmologia
Uma dessas especialidades é a oftalmologia. É importante buscar por um centro especializado em oftalmologia ao menos uma vez por ano para realizar exames na visão.
Muitas vezes, a pessoa tem uma dor de cabeça que não passa e isso pode estar associado a um problema de visão.
Outros problemas mais recorrentes podem ser ocasionados por cansaço da vista, muito contato com elementos digitais e ainda miopia ou astigmatismo.
As pessoas podem ter dificuldades de ver de perto ou de longe, elementos grandes ou pequenos, e algumas possuem problemas até para a leitura.
Além disso, existem outros problemas de saúde que podem ser ocasionados por diabetes ou vírus, podendo causar até a cegueira.
Por isso, é fundamental consultar uma clínica especializada em oftalmologia e um profissional capacitado para realização dos exames.
O contato com oftalmologista ocorre desde bem novinho, ainda quando bebê, quando o teste do olhinho é feito.
Ao longo da vida, outros exames como topografia da córnea, teste de refração, exames de fundo de olho e análises para verificar se o paciente consegue enxergar de perto ou de longe (as famosas letrinhas).
No caso de qualquer problema na vista, o médico recomendará o uso de um óculos com grau adequado para o paciente.
Fazer isso por conta própria pode piorar ainda mais o problema, por isso, receber a orientação médica é fundamental.
Endocrinologia
Outro tipo de especialidade bastante interessante é a de endocrinologia. O corpo humano é formado por diversas células e glândulas que ajudam a excretar secreções como suor e outros.
Esse medico especialista nesse segmento consegue fazer um estudo das glândulas de modo geral.
O atendimento com o endocrinologista está associado muitas vezes ao da nutricionista assim como do médico pediatra.
É necessário ter um equilíbrio entre esses profissionais, visando o crescimento da criança, emagrecimento da pessoa ou até mesmo para ganhar peso.
Além disso, tem pessoas que sofrem de disfunções hormonais, problemas na tireoide e por isso a consulta com endocrinologista é fundamental para verificar qual é essa disfunção (por meio de exames e análise técnica) ajudando ao paciente com o uso de remédios ou recomendação de alguma atividade em específico.
Além disso, se a pessoa tiver algum dos problemas listados abaixo, é fundamental que ela busque por um endocrinologista Dr consulta. Os problemas são:
- Obesidade;
- Osteoporose;
- Distúrbios menstruais ou sexuais;
- Problemas no sono .
A menopausa não é um problema, mas quem estiver nessa fase, também deve buscar esse profissional. Sobre esses problemas e outros, a conversa com seu médico é importante para guia-lo na decisão e resolução de problemas.
A consulta de endocrinologia está disponível em diversas clínicas que atuam nesse segmento e deve ser feita sob recomendação de outros médicos, como clinico geral, ginecologista, pediatra e o nutricionista.
Utilização de equipamentos e medicamentos na saúde
Na área da saúde, não basta apenas ir ao médico, mas seguir as recomendações da realizações de exames e compra de remédios, a partir do diagnóstico correto.
Dentre os exames mais comuns, está a retirada de sangue que consegue ajudar na análise de diversos problemas internos.
Para isso é utilizado um filtro para seringa assim como outros elementos de higiene (e únicos) que favorecerão nesse momento de retirada do material.