Os cuidados com a saúde dependem da atuação de profissionais dedicados e com conhecimento específico em diferentes áreas do corpo humano.
Há médicos pediatras, que cuidam de crianças e adolescentes, os geriatras especialistas em idosos, e o clínico geral que pode encaminhar as demais pessoas para colegas especialistas.
O monitoramento da saúde deve ser acompanhando desde os primeiros dias de vida, como direito universal do ser humano. Como cada indivíduo é único, é preciso reconhecer os sintomas antes de procurar uma área específica.
Assim o paciente tem um acompanhamento adequado para o tratamento correto. Duas áreas específicas que podem ser destacadas são a ginecologia e a oftalmologia.
O corpo humano passa por diversas transformações ao longo do tempo, e da mulher, especificamente, tem o dom da maternidade, por sua estrutura corporal única e primordial para a espécie humana.
A visão é um dos cinco sentidos que precisa ter muito cuidado, pois a vida é feita de cores, formas, contrastes entre claro e escuro. Por isso, é preciso procurar um médico especialista ao menor sinal de problema, ou então outras problemas podem surgir.
Clínicas especializadas em atendimento feminino
A saúde feminina merece atenção redobrada ao longo da vida, com acompanhamento médico para que o corpo tenha um funcionamento adequado por todas as transformações que ocorrem, principalmente, a partir da adolescência.
O segmento da saúde oferece ambientes preparados para receber as mulheres, com profissionais especializados, que ajudam no monitoramento da saúde feminina.
A consulta ginecológica pode prevenir ou detectar diferentes tipos de doenças, com exames como:
- Mamografia;
- Papanicolau;
- Sangue;
- Sistema urinário.
Há exames mais específicos e complementares, como a vulvoscopia normal, que faz uma avaliação das estruturas do órgão genital externo feminino, além da verificação da pele e mucosas presentes no local.
Esse tipo de avaliação é necessária quando os sintomas indicam alguma alteração na região do órgão feminino, como dores constantes, lesões, verrugas, coloração diferenciada, entre outros.
O exame é um complemento da colposcopia e pode indicar doenças autoimunes, sexualmente transmissíveis e malignas, como o câncer. Infecções virais e bacterianas também podem ser detectadas, podendo ser tratado de maneira adequada o mais rápido possível.
Além disso, os espaços dedicados à saúde da mulher podem ser especializados em clínica de ultrassom, ajudando com exames específicos, ou até mesmo para acompanhamento de pré-natal.
Cuidados com a visão desde a infância
É muito comum encontrar crianças utilizando óculos a partir dos primeiros anos de vida. O avanço da medicina permite detectar imperfeições oculares e corrigir de maneira acertada com o uso de óculos ou em alguns casos, com a intervenção cirúrgica.
Apesar de ser comum em pessoas idosas, uma lesão no nervo que liga cérebro e olho pode causar o glaucoma infantil.
Isso acontece quando a pressão do líquido que nutre o cristalino e a córnea ocular, denominado humor aquoso, preenche a câmara anterior e posterior. Por conta do acúmulo do líquido causado por uma obstrução causa a doença.
O tratamento é feito com produtos medicamentosos, diminuindo a pressão ocular e evitando danos às estruturas relacionadas ao nervo óptico.
O acompanhamento constante por meio de clinicas oftalmologicas é o mais indicado, para garantir a saúde da visão e a necessidade de uso de óculos.
Atendimento residencial em programas exclusivos
Programas de governo e planos de saúde oferecem serviços específicos para a população, com possibilidade de atendimento preferencial a pessoas com dificuldades motoras, principalmente, a idosas que não podem se locomover até unidades básicas ou hospitais.
Muitos profissionais atendem como médico domicílio, acompanhados por enfermeiros e com ferramentas para diagnósticos básicos.
A humanização da saúde alcança novos patamares dessa forma, promovendo dignidade àqueles que precisam de ajuda e nem sempre têm a possibilidade de ir até o posto de atendimento.
Esse trabalho também é comum em escolas públicas e particulares, onde profissionais da saúde levam palestras e ensinamentos lúdicos para os estudantes, inclusive com a detecção de problemas de visão.
Dessa forma, é possível diagnosticar alunos que têm dificuldade de aprendizado e precisam de lentes multifocais para a leitura.
Seja mulher ou homem, criança, adulto ou idoso, os cuidados preliminares com a saúde sempre refletem em uma vivência ativa e produtiva.
Quanto antes detectar alguma alteração ou um sintoma no corpo, mais rápido será o tratamento, com as medicações apropriadas.
O sistema público de saúde e as clínicas particulares oferecem atendimento à população de diferentes formas, conforme a demanda.
Ainda assim, é importante procurar ajuda profissional o quanto antes, para garantir um tratamento adequado e com os especialistas, independente, da área de atuação. É um direito como cidadão e dever do estado.