Cuidar da saúde envolve uma série de elementos que vão da composição de uma alimentação saudável, passando pela realização de exercícios físicos diários e claro um acompanhamento médico regular, para saber se todos os aspectos do seu corpo está em dia.
Como nosso corpo é cheio de ligações, articulações, e usamos os músculos e ossos continuamente, pode acontecer de ocorrer pequenas ou grandes lesões que podem acarretar no desenvolvimento de ações para correção de postura não invasiva ou até mesmo cirurgia.
Essas lesões e ações estão no setor médico conhecido como ortopedia. A ortopedia envolvem uma série de ações e tratamentos que cuidam da coluna, dos ossos, dos músculos que fazem com que nosso corpo funcione de forma adequada.
No nosso cotidiano lesionar músculos e ossos é bastante comum.
Neste artigo entenderemos as lesões que podem ocorrer durante a prática de yoga para iniciantes ou outra atividade e também alguns tipos de tratamentos existentes para os mais diversos casos.
Tipos de lesões mais comuns
As lesões ortopédicas são muito comuns e podem estar presentes no nosso cotidiano e ocorrer em situações consideradas normais, como subir e descer uma escada, durante uma corrida e caminhada e outras situações.
Neste tópico abordaremos alguns tipos de lesões mais comuns.
1. Distensão muscular
Esse tipo de lesão acontece quando algum tendão que se prende ao osso ou um músculo é muito esticado ou passa por um esforço excessivo que rompe as fibras musculares. Assim, surgem hematomas e inflamações locais.
Pode acontecer devido ao esforço excessivo e no caso de atletas, por conta de movimentos repetitivos pode ser crônico.
O tratamento para esse tipo de lesão costuma ser:
- Repouso do membro;
- Compressas de gelo;
- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
- Elevação do membro.
Alguns casos é necessário usar a bota imobilizadora substitui o gesso para que a recuperação seja adequada e segura.
2. Estiramento ligamentar
Um estiramento ligamentar significa o rompimento dos ligamentos das articulações como joelho, pulso, tornozelo e ombro. Geralmente, na hora da lesão se escuta um estalo bastante característico e é acompanhado de dor no local e inchaço.
Em alguns casos é necessário cirurgia para correção do ligamento, e em casos mais leve há aplicação de gelo, sessões de fisioterapia no hospital ortopédico, uso de analgésicos e infiltração, que consiste na aplicação direta de medicamentos na articulação.
3. Lesões de fratura óssea
Esse tipo de lesão é chamada de trauma ou popularmente “quebra” do osso. São causados por quedas, acidentes, pancadas e podem ser tanto expostas, quando o osso rompe a pele, como pode nem ser percebidas pelas pessoas, como a quebra de costelas.
Existem diversos graus de fratura óssea, sendo alguns casos necessário cirurgia. O tratamento característico é a imobilização do membro com gesso ou bota imobilizadora como na distensão muscular.
Existem outros problemas crônicos relacionados a coluna e que não possuem cura como a escoliose, que é desvio da coluna e hérnia de disco. Há apenas tratamentos que permitem uma melhor qualidade de vida.
Esses tratamentos podem ser tanto tradicionais como alternativos como o caso da acupuntura hérnia de disco que ajuda no alívio de dores causado na coluna pelo desgaste do disco.
Alguns tratamentos de lesões ortopédicas
Neste tópico abordaremos alguns outros tipos de lesões e seus tratamentos, afinal, a ortopedia é uma especialidade médica que lida com diversos elementos.
1. Sutura de menisco
O menisco é uma estrutura do joelho que pode sofrer lesões. A lesão no menisco é quando o joelho sofre uma flexão acima do normal.
Para corrigir essa lesão existe a sutura do menisco, que é uma técnica bastante conhecida dos cirurgiões ortopédicos, e que garante a integridade do menisco.
Graças a tecnologia e ao desenvolvimento de técnicas dos cirurgiões a sutura do menisco ocorre de forma minimamente invasiva.
2. Cirurgia de Ligamento cruzado anterior
O ligamento cruzado é uma estrutura principal do joelho, e é ela que evita que ocorra o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur. A lesão no ligamento cruzado ocorre de muitas maneiras e quase todas atreladas as lesões no joelho.
Para corrigir isso a cirurgia é necessária e consiste em usar um tendão do próprio paciente na posição do ligamento original, fazendo com que este desempenhe sua função.
O tendão substituto geralmente são dos músculos flexores mediais do joelho como o semitendíneo e o grácil. Esses são algumas dos tratamentos existentes na área da ortopedia, e todos eles são feitos por profissionais.
Portanto, no dia a dia é comum lesões ortopédicas, e para que seja cuidado e sarado sempre procure um médico qualificado, pois só assim, da ritidoplastia cervical até o ligamento cruzado pode ser feito com segurança e com alta eficiência.