Você já pensou em se tornar um massoterapeuta? A massoterapia é muito importante na sociedade em que vivemos hoje, e seguir essa carreira pode ser uma experiência incrível.
Ela ajuda as pessoas de tantas formas que, às vezes, pode até ser impressionante o que se pode fazer pelo próximo através dela, então se você é uma pessoa que tem o prazer de fazer o bem pelos outros, essa talvez seja a profissão ideal para você.
Neste artigo há algumas descrições de áreas em que se pode atuar quando se está trabalhando neste ramo, então continue lendo.
O que é massoterapia?
Vamos lá, ela é uma série de técnicas de massagens existentes no oriente e ocidente, ou seja, várias técnicas que, juntas, podem aliviar a dor muscular, combater o estresse das pessoas, estimular a circulação sanguínea, eliminar resíduos metabólicos do corpo e também fortalecer o sistema imunológico.
Além de áreas como a saúde, a massoterapia também está relacionada a estética corporal, como a massagem redutora de medidas.
Estes tipos de massagens também ajudam na redução da celulite por conta da estimulação do sistema linfático, pela drenagem linfática.
Alguns lugares especializados nisso também dizem que utilizar ela em um membro imobilizado por semanas resulta na melhora na aparência e textura da pele.
Sente desconforto muscular?
A massagem pode ser a solução para seus problemas. É comum o uso de massagens em fisioterapias, ela está presente no mundo desde a Grécia antiga e tem como objetivo restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
E tudo isso pode ser feito através de:
- Massagens;
- Exercícios que estimulem os órgãos deficientes – muitas vezes o exercício pode até ocorrer dentro d’água;
- Recursos que utilizam a eletricidade em vários tratamentos e estimulações;
- Tratamentos que utilizem as temperaturas baixas e altas a seu favor;
- Procedimento com equipamentos para estimular;
- Desenvolver, potencializar todo o músculo e fazer a reabilitação de movimentos;
- Gelo (também é um instrumento usado por fisioterapeutas);
- Equoterapia.
A equoterapia foi reconhecida pelo Coffito de n.º 348, e se trata de um tratamento que acontece com o auxílio do cavalo, onde, basicamente, o paciente é colocado em cima do cavalo e responde ativamente aos seus movimentos enquanto o terapeuta determina a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo.
Em muitas lesões também é comum a utilização de massagens para a terapia, como em times de futebol e vôlei, em que os atletas utilizam muito o corpo, portanto a equipe tem um massagista pessoal que os acompanha durante os jogos e treinos.
Um exemplo de massagem para as lesões é a terapia manual ombro, não apenas times esportivos a utilizam, geralmente pessoas com o ombro congelado ou que tenham alguma doença no manguito rotador, que provoca disfunções comuns no ombro e causam dor e perda funcional.
É comum, hoje, encontrar pessoas com dores musculares, principalmente na área do pescoço e ombro, por conta de muitos serviços que trabalham com os braços, na frente do computador, por exemplo, e o estresse.
Para resolver problemas como este existe a massagem relaxante, que promove o relaxamento muscular e combate ao estresse.
A maioria delas libera um hormônio chamado ocitocina, que além de ser eficaz contra a tensão muscular, também combate o estresse.
As massagens têm o poder de transformar o humor e o dia de uma pessoa radicalmente.
Onde fazer massagem?
Locais para fazer massagens são encontrados com muita facilidade hoje em dia, em shoppings há quiosques, existem clínicas especializadas que focam nelas, muitos spas proporcionam alguns tipos de massagens, etc.
Existem lojas que proporcionam massagem 24hs pelo fato do horário convencional, muitas vezes, não ser acessível para quem trabalha o dia inteiro, e, às vezes, o único horário que resta é a madrugada ou bem cedo.
Massagem é um recurso que mudou a vida das pessoas, além de ser outro tipo de ajuda em lesões, pois pessoas até conseguem voltar a andar com a ajuda da fisioterapia.
Ela torna a vida mais feliz e menos estressante. Não perca mais tempo, aproveite esse recurso.
É comum que ocorra a confusão entre massoterapeuta e massagista, tanto um quanto o outro trabalham na área de massagem. Mas, mesmo que ambos tenham aprendido técnicas de massagens, suas especializações e técnicas são diferentes.