Independentemente do seu tipo de trabalho, onde quer atue ou esteja, você sempre necessitará de ferramentas para que ele possa ser produzido.
Seja um dentista com seus equipamentos, um jornalista com seu gravador e câmera fotográfica, ou motorista com um veículo, toda profissão necessita de materiais específicos para que se desenvolva.
Do básico ao mais rebuscado, se você trabalha em um local diariamente, ele deve lhe proporcionar certos utensílios, e na área da saúde não é diferente.
Enfermeiros necessitam de agulhas, medicações e carrinhos móveis de inox e médicos de um computador, uma sala para diagnóstico e seus utensílios.
Para um hospital a demanda de equipamento é gigante devido ao tamanho de seu complexo, mas existem diversos detalhes que não podem faltar, pois traria um grande prejuízo em poucos minutos.
E o que são os equipamentos médicos e hospitalares? São aparelhos utilizados para fins laboratoriais, médicos, odontológicos, entre outros.
E cada um possui diversos segmentos dentro de suas necessidades e riscos, desde o baixo ao máximo, definido assim pela Anvisa.
Por se tratar de equipamentos que correm riscos de contaminação, todos devem ser descartados após seu uso como agulhas, esparadrapos e máscaras para inalação.
Ou higienizados, limpos e calibrados para que seu reuso possa ser feito, como máquinas para exames, apoios de braço em ano inox, entre outros.
Para que seja possível entender o tamanho da importância de itens que parecem ser básicos, mas não menos necessários, listaremos quatro produtos indispensáveis para você.
Itens necessários para o dia a dia hospitalar
Alguns itens serão citados nesse artigo para que você possa ver o quanto é fundamental o comércio de itens hospitalares e tê-los sempre em mãos.
Travesseiro: Ele possui uma grande importância em sua composição, pois é o objeto que define sua posição na hora de dormir.
Se ele não estiver confortável para o paciente internado, pode acarretar problemas mais graves na coluna e em sua postura dependendo da gravidade do caso.
A qualidade do sono é comprometida e aí começam as dificuldades de recuperação do enfermo, pois para melhorar a saúde, é necessário descanso.
A almofada caixa de ovo é uma grande aliada nessa caminha hospitalar pois com seu formato diferenciado, evita diversos contratempos, principalmente quando se trata de pacientes com dificuldade de locomoção.
Além de servir como travesseiro pode ser utilizada de outras formas também.
Seus benefícios são:
- Prevenção no tratamento de úlcera de pressão, feridas e escaras pela falta de movimento;
- É confortável para quem fica muito tempo sentado;
- É indicada para usuários cadeirantes;
- Ajuda no conforto de pós-operatórios;
- Evita dores e lesões no cóccix;
- Ajuda na postura.
Pneu para cadeira de rodas: Um dos itens mais essenciais possíveis no âmbito hospitalar é a cadeira de rodas.
Ela é usada não só para usuários cadeirantes, mas para levar pessoas que não estão em condições de se locomover temporariamente de uma forma mais rápida para seu leito, para fazer exames ou para receber medicações.
Agora, imagine um dia estourar todos os pneus das cadeiras de rodas de um hospital?
Às vezes não imaginamos o tamanho da importância de certos itens para que a engrenagem do sistema do local de trabalho continue girando.
Por isso, é sempre importante que o hospital, além de possuir uma gama de cadeiras de rodas, tenha em mãos sempre pneus reservas também.
Esparadrapo impermeável: o esparadrapo é um dos objetos mais utilizados em hospitais.
A maioria dos pacientes que passam por lá diariamente necessitam de medicações intravenosas ou sempre de exames de sangue e momentos que sejam minimamente invasivos com agulhas para coletas.
O esparadrapo deve ser impermeável para que não descole facilmente da pele e deixe agulhas ou cateteres saírem de forma errônea, caso sejam tingidos por algum líquido.
Capa de colchão: Assim como o esparadrapo, companheiro dos enfermeiros, a capa de colchão hospitalar deve ser impermeável e mantida em todos os leitos.
Ela possui a maioria das vezes a cor azul e protege o colchão do quarto e da enfermaria.
Sem ele, haveria infecções, o colchão poderia estar manchado, sujo, com poeiras e maus odores, que causariam desconforto nos pacientes e também para a vigilância sanitária.
Para que um hospital tenha a capacidade de trabalhar 24 horas sem parar, não se pode deixar faltar nenhum item, não só dessa lista, mas outros diversos que compõem todo esse sistema.
Para salvar vidas até os mínimos detalhes que parecem ser imperceptíveis, devem ser valorizados e sempre lembrados.