Hoje em dia, o conceito de terceira idade ainda é discutido, mas de forma geral, o consenso é que seja a partir de 60 ou 70 anos.
Estar na terceira idade, assim como em qualquer etapa da vida, se refere a particularidades, principalmente no que diz respeito a saúde, já que existem algumas condições comuns nessa faixa etária.
No entanto, apesar de ser uma etapa onde normalmente as pessoas exigem mais suporte, é possível lidar com ela de forma saudável e combatendo os mitos que costumam rondar a terceira idade.
De fato, todos os sistemas orgânicos sofrem alterações ao longo dos anos, porém, nem sempre as modificações dependem exclusivamente do envelhecimento.
O estilo de vida que a pessoa leva anteriormente a esta etapa e ao entrar nela, tem grande impacto na qualidade de vida.
Por mais que o ritmo diminua, ainda é possível usufruir de atividades prazerosas, da mesma forma que o cuidado com a saúde deve ser constante, esteja a pessoa na terceira idade ou não.
A terceira idade e a geriatria
O geriatra é um profissional que aplica técnicas multidisciplinares, visando o envelhecimento saudável, tratamentos e reabilitação de pessoas da terceira idade.
Sendo assim, é uma opção viável para as pessoas que almejam assegurar um envelhecimento estável, preservando o máximo possível as suas capacidades mentais, físicas, motoras e funcionais.
É muito importante que os idosos realizem avaliações médicas, afinal, cada pessoa apresenta suas particularidades, incluindo o seu ritmo.
Por esse motivo, um acompanhamento individualizado, que leve em consideração o histórico médico, estilo de vida e fatores de risco, pode ser decisivo para a saúde. Alguns dos exames comumente realizados são:
- Pressão e glicose: importante para controlar condições como diabetes e hipertensão;
- Teste ergométrico: analisa o funcionamento do sistema cardiovascular;
- Densitometria óssea: visa identificar osteoporose e prevenir possíveis fraturas;
- Teste de memória: analisa o estado da memória por meio de testes cognitivos.
A partir desses exames, que podem envolver testes laboratoriais e de imagem, por exemplo, com o aparelho de ultrassom, será possível que o profissional responsável estabeleça o tratamento mais adequado de acordo com as particularidades do quadro clínico de cada paciente.
Sendo assim, nem sempre a ultrassonografia, raios-X, entre outros exames são necessários.
Cuidados odontológicos para a terceira idade
Conforme citado, as ações ao longo da vida podem ter diferentes impactos na terceira idade.
Não seria diferente ao abordar procedimentos odontológicos, principalmente sobre a possibilidade dos idosos de realizarem procedimentos como obturação dentária, implantes, clareamento, entre outros.
Negligenciar os cuidados dentais pode causar prejuízos severos à saúde.
Sendo assim, é indispensável que os idosos realizam acompanhamentos de maneira regulares com profissionais especializados, principalmente para conhecer as possibilidades que podem ser aplicadas.
Por exemplo, no caso do clareamento dental, algumas pessoas acreditam que não sejam realizados em idosos, porém, hoje em dia, a técnica pode até ser benéfica para essa faixa etária.
Afinal, é totalmente natural que ao longo dos anos, os dentes apresentem desgaste e alterações na cor. O importante é assegurar a saúde e o bem-estar, independentemente da idade.
Elementos fundamentais em lares para idosos
É essencial que cada família esteja atenta ao máximo possível em relação às alterações comportamentais e físicas nos idosos.
Em alguns casos, algumas pessoas buscam a ajuda de profissionais, como um cuidador de idosos para prestar o suporte necessário que o indivíduo requer.
Algumas doenças podem agravar o cenário, como o Alzheimer, uma condição progressiva que acomete a memória, entre outras funções indispensáveis.
Sendo assim, locais como um lar para idosos com Alzheimer podem acabar se tornando opções favoráveis para garantir que a pessoa seja cuidada da maneira mais adequada possível, por profissionais que foram preparados para tais funções.
Certos elementos são fundamentais para esses lugares, como uma estrutura adequada, equipe capacitada, programa de atividades de lazer que promovam a interação social, entre outros.
É algo muito particular, ou seja, cabe a cada família pesquisar e encontrar o local mais adequado para que o idoso seja beneficiado.
A falta de habilidade e conhecimento são dois dos principais motivos que fazem com que a procura por lares de idosos seja grande, porém, também existe a possibilidade de contratar cuidadores para acompanhar os idosos em casa.
No entanto, conforme citado, depende das condições, preferências e necessidades de cada lar.