No artigo de hoje daremos dicas para a remoção eficaz de calos. Os calos são pele rosada ou endurecida que geralmente aparecem nos dedos e em outras partes do pé.
Esse problema ocorre quando uma pressão ou fricção excessiva é exercida nos pés ou nas mãos, o que desencadeia um mecanismo de defesa da pele no qual a pele tenta se proteger de bolhas ou feridas que podem se infectar.
Embora os calos possam inicialmente não causar dor ou irritação, com o tempo eles podem se tornar dolorosos e dificultar muito a caminhada e outras atividades diárias.
Muitas pessoas cometem o erro de descascar ou aparar os calos em um esforço para reduzir a aparência feia da pele seca e grossa. No entanto, isso pode ser muito doloroso e deixar a pele exposta a infecções, que pioram o problema. Por esse motivo, devemos buscar alternativas para a remoção dos calos e ter muita paciência nesse processo.
Embora existam vários remédios caseiros que podem ajudar na remoção natural dos calos, no caso de pessoas com diabetes ou outras condições que impeçam a circulação sanguínea, é aconselhável consultar um médico. Quem não tem problemas com o uso de remédios caseiros, não perca as dicas e tratamentos a seguir para remover os calos de forma natural.
Dicas para prevenção natural e remoção de calos
A primeira coisa que você precisa fazer para prevenir e remover calos é trocar os sapatos que estão machucando seus pés. Muitas vezes, esse dano é causado por calçado feminino muito apertado, principalmente ao redor dos dedos. Se você não mudá-los, será difícil remover completamente os calos. Sempre que possível, você deve usar sapatos confortáveis e que permitam uma boa ventilação.
Mantenha sempre a pele dos pés limpa e seca. Se você pratica esportes que exerçam um esforço maior dos pés, não se esqueça de usar um pouco de pó antitranspirante e usar meias.
Depois de um dia cansativo, prepare um escalda-pés com um pouco de água quente e sabonete líquido. Mergulhe os pés na água por dez minutos e você sentirá alívio.
Remédios naturais para remoção de calos
Pedra-pomes
Para iniciar o tratamento, você deve mergulhar os pés em água quente por 20 minutos. Em seguida, use uma pedra-pomes para esfregar os calos, movendo-a de um lado para o outro.
Lave periodicamente a pedra-pomes e os pés para remover qualquer pequeno resíduo que se acumule ao esfregar os calos. Continue esfregando conforme necessário até chegar ao nível da pele, mas tome cuidado para não arranhar a camada de pele saudável. Quando suas pernas ficarem vermelhas e você notar uma diferença nos calos, você pode parar o tratamento.
Tratamento com alho e limão
Este tratamento com alho e limão pode ajudar a remover as células mortas da pele que se acumularam nos calos, ao mesmo tempo em que suaviza os eles para facilitar a remoção.
Tudo que você precisa é misturar uma colher de chá de camomila seca, o suco de limão e um dente de alho derretido. Aplique a mistura na área afetada. Deixe agindo por 10 a 20 minutos e depois enxágue com água morna.
Bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio)
O bicarbonato de sódio, um produto econômico e muito disponível, também é ideal para remover calos irritantes e dolorosos. Para isso, dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água morna e mergulhe os pés nela por trinta minutos.
Tratamento com cebola, limão e sal
Este tratamento ajuda a remover bactérias e células mortas da pele que podem ter se acumulado nos calos. O limão e a cebola proporcionam uma limpeza profunda da pele e a suavizam, enquanto o sal ajuda na esfoliação natural.
Basta cortar uma fatia de cebola e colocá-la sobre o calo. As cebolas oferecem benefícios antioxidantes e antimicrobianos. Em seguida, adicione algumas gotas de suco de limão e sal. Cubra com um curativo ou adesivo para manter a mistura no calo durante a noite. Repita o processo todas as noites.
Tratamento de tomate para remover calos
Outra forma de suavizar e remover naturalmente os calos é com a ajuda das propriedades do tomate. Este ingrediente irá amolecer os calos duros e deixá-los mais fáceis de remover.
Tudo o que você precisa fazer é pegar a polpa de um tomate e colocá-la diretamente na área afetada. Em seguida, cubra com um curativo e deixe o tomate
agir durante a noite. Repita o tratamento todos os dias antes de ir para a cama.