A aparência da pele é um dos cuidados que uma pessoa deve ter ao longo da vida, geralmente, por meio de tratamento para melhor a saúde da epiderme.
Por ficar exposto na maior parte do tempo, o rosto é o que mais sofre consequências, se produtos de proteção e hidratação não forem utilizados de maneira constante.
Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele pode apresentar diferentes variações da sola do pé ao couro cabeludo.
Para cada parte o mercado oferece produtos adequados e tratamentos que atuam de diferentes formas.
Há profissionais que ajudam as pessoas a cuidar da pele de maneira correta, como os médicos dermatologistas e técnicos esteticistas.
Eles trabalham em clínicas especializadas, colocando todo o conhecimento no atendimento dos pacientes, valorizando a autoestima e o bem-estar de cada um.
Higienização da pele: residencial e clínica
Os cuidados com a pele devem começar em casa, com a higienização sendo realizada ao longo do dia, principalmente, pessoas que utilizam maquiagem ou vivem em cidades com índice de poluição elevado.
Antes, é necessário lembrar que o mais indicado é procurar um profissional para ajudar na escolha de produtos e tratamentos mais adequados, já que a pele muda de pessoa para pessoa, entre oleosa, seca, normal e mista.
Dito isso, as pessoas que realizam a limpeza de pele profunda no rosto tem como objetivo a prevenção na formação de espinhas e cravos, a diminuição de inflamações e a prevenção de lesões inflamatórias.
A higienização melhora a circulação sanguínea e remove células mortas do rosto, evitando a descamação inapropriada. O processo pode ser feito em alguns passos, que podem ser seguidos na seguinte ordem:
- Higienização;
- Esfoliação;
- Tratamento;
- Hidratação;
- Proteção.
A água com sabão apropriado para a pele remove a sujeira, como partículas e poeira do rosto. A esfoliação, o tratamento, a hidratação e a aplicação de produtos de proteção podem ser realizados tomando todos os cuidados para não machucar a pele.
As clínicas especializadas oferecem a limpeza de pele com peeling de diamante, um tratamento que ajuda na remoção de manchas e combate às rugas. Ele também é indicado para desobstruir os poros, no tratamento de estrias e na diminuição de oleosidade da pele.
Manchas da pele têm tratamento adequado
Um distúrbio que é muito comum na pele são as manchas escuras denominadas melasma. Elas surgem no rosto, em ambos os lados da face, mas também podem surgir nas costas, no colo e nos braços, quando frequentemente expostos ao sol.
As clínicas especializadas oferecem um tratamento voltado para esse tipo de situação, com o microagulhamento para melasma associado a produtos despigmentantes, com ácidos que atuam de forma eficaz.
É um procedimento que deve ser realizado por um profissional capacitado, utilizando equipamentos apropriados para esfoliação superficial e emprego de substâncias clareadoras.
Aqui são ativados os fagócitos, células que tratam da limpeza do organismo, em conjunto com a melanina. Também facilita a aplicação de cosméticos de forma profunda
O estresse, noites mal dormidas e problemas rotineiros podem deixar as bolsas sob os olhos roxos, a temida olheira. Apesar de alguns casos serem por causa da herança genética, há tratamentos simples e adequados, como:
- Compressas com água fria;
- Gazes molhadas em leite;
- Massagens localizadas;
- Rodelas de pepino.
A redução da dilatação dos vasos sanguíneos melhora o aspecto sob os olhos, assim como os flavonoides presentes na composição dos pepinos, atuando na vasoconstrição e melhorando a tonicidade da pele e apaziguando os aspectos das olheiras.
Busca pela aparência ideal com tratamento
Pacientes buscam tratamentos que proporcionam o rejuvenescimento do rosto sem a necessidade de cirurgias plásticas, mantendo a aparência natural, de acordo com a idade. Mas, ainda assim, com saúde e vivacidade.
Empresas que atuam no setor de estética oferecem soluções que podem ser realizadas durante a higienização da pele no conforto do lar.
Ainda assim é sempre importante ter uma opinião profissional antes de qualquer tratamento, principalmente quando se trata da pele.
Uma das soluções apresentadas é o dermaroller rosto que promove micro furos sobre a pele, estimulando a produção de colágeno.
Os resultados dos tratamentos realizados são observados após algumas sessões, dependendo do tipo de pele e os objetivos ao qual foram destinados.
Vale ressaltar que em casos de pele muito sensível os tratamentos devem passar por uma avaliação médica, com autorização de um dermatologista para que os procedimentos sejam realizados, evitando qualquer tipo de lesão.
O mais importante é manter a higienização da pele ao amanhecer e ao anoitecer, com os produtos mais adequados e a remoção de maquiagens antes de dormir, para que os nenhum procedimento químico seja prejudicial ou estimule o aparecimento de manchas.