O envelhecimento é um evento natural para o ser humano, todavia, muitas das vezes, pode ocorrer a restrição da autonomia, exigindo o acompanhamento de profissionais da saúde para que a vida rotineira dessas pessoas possa prosseguir de maneira adequada e segura.
Muitos centros de atendimento para idosos dispõem de técnicos de enfermagem, que atendem às urgências distintas de pacientes, para contratação.
Cuidados domiciliares com idosos
A Assistência domiciliar é uma das alternativas mais viáveis para os cuidados dos idosos, uma vez que os profissionais desse ramo são especializados, mas o trabalho desses profissionais precisa ser complementado por atitudes tomadas pelos próprios familiares dos pacientes.
Essas atitudes incluem alterações na estrutura da residência do idoso. Alguns dos problemas enfrentados pela terceira idade é a dificuldade na locomoção, parcial ou total.
A fim de facilitar este trabalho, é interessante optar pela utilização de móveis resistentes e robustos. A razão disso se dá ao fato de que podem ser usados como apoio para essas pessoas enquanto andam.
As poltronas e cadeiras precisam facilitar o processo de levantar e sentar, e, também, recomenda-se optar pelas que possuem braços.
Estantes e armários necessitam estar firmemente fixados em suas posições, além de que suas bordas não devem ser pontiagudas. Os quartos também entram nas adaptações necessárias.
Caso o piso exija alguma espécie de polimento, existem produtos que realizam essa função com secagem rápida, o que evita pisos derrapantes, e é importante manter o local sempre o mais arejado e limpo possível.
As janelas precisam dispor de redes de segurança, no caso do quarto estar em uma altura que oferece riscos ao idoso.
Na cozinha, onde muitos acidentes acontecem, é importante que as bancadas possuam as arestas arredondadas e que sua altura seja adequada, para que o manuseio de comida e limpeza não force o idoso a se abaixar ou subir em escadas.
O mesmo é válido para os armários, no que se trata da posição e altura.
A importância disso se dá pela ocorrência de problemas relacionados ao travamento da coluna, que pode ocorrer por uma dor na parte da região lombar e irradiar para os membros superiores, imobilizando o indivíduo.
Esse quadro é mais comum com o passar da idade, principalmente devido aos desgastes muscular e ósseo.
O Tratamento para coluna travada é feito com o acompanhamento médico, receituário de medicamentos e tratamento fisioterapêutico.
É importante o Idoso que está frequentando esses locais estar acompanhado de seu enfermeiro ou de algum familiar responsável.
Os cômodos que são considerados de maior risco para idosos são os banheiros, uma vez que o piso molhado é a causa da maioria dos acidentes graves e quedas, nesses locais.
Muitos optam pelo uso de tapetes, mas eles auxiliam pouco. Deve-se optar sempre por pisos antiderrapantes nesses locais.
A instalação de barras de apoio deve ser feita próxima dos vasos sanitários e dentro do box do banheiro, estes, inclusive, precisam ter um tamanho adequado para caber um banquinho dentro.
As torneiras de rosca também podem ocasionar acidentes, então é importante realizar a troca pelas de maçaneta.
Como é o cuidado dentro dos hospitais?
Algumas vezes, pode ser necessária a internação dos idosos. Um hospital fornece, geralmente, uma ala de tratamento específica para eles, a qual possui profissionais disponíveis em todos os períodos do dia.
É preciso ressaltar que a internação só deve ser realizada em situação de urgência, onde o idoso encontra-se em uma situação crítica e precisa de tratamentos que não podem ser realizados dentro do âmbito domiciliar.
Esses casos incluem doenças degenerativas em estado grave, como o Alzheimer, e paralisia total muscular.
A Assistência de enfermagem ao paciente hospitalizado fornece processos de limpeza, alimentação e acompanhamento médico.
Um dos tipos de tratamento, encontrados em hospitais, mais requisitados para idosos é a Fisioterapia, que são processos que visam o trabalho da estrutura muscular.
Geralmente são procurados quando há casos de trauma recentes, como quedas que geraram fraturas, por exemplo, e também em casos de progresso de doenças degenerativas.
O acompanhamento de nutricionistas também pode ser feito ali, sendo fundamental para estruturar dietas que têm como objetivo suprir a necessidade de vitaminas no corpo.
Os hospitais também seguem normas rigorosas de estrutura para atender idosos, essas normas incluem adaptações no espaço, assim como materiais e dimensões específicas para estes.