Nas indústrias é comum o uso de diversos elementos para tornar o ambiente mais agradável como a manta filtrante G3, e assim como é fundamental os cuidados com esses equipamentos para o bom funcionamento delas.
Nosso corpo mantém, também, uma estrutura central que permite que ele todo se movimente. Estamos falando da coluna vertebral.
Por estarmos cada vez mais em trabalhos com pouco movimento, e termos atividades que ficamos muito tempo sentados, como jogar videogames ou nos computadores.
Assim como, passamos horas olhando a tela do celular, começamos a ter problemas na coluna que se tornarão mais recorrentes, o que fez com que a ginástica laboral para idosos fosse cada vez mais procurada.
Os cuidados com a coluna vertebral são essenciais para uma vida saudável e ao longo desse artigo abordaremos os cuidados que precisam ser tomados no cotidiano.
Bem como alguns procedimentos que podem ser realizados caso o quadro se agrave, como recorrer a uma cirurgia minimamente invasiva hernia de disco lombar ou sessões de fisioterapia.
Os cuidados com a coluna vertebral
A coluna vertebral é uma estrutura existente no corpo humano que é firme e flexível formada por um conjunto de ossos articulados intitulados de vértebras.
Esse conjunto de osso e todo sua estrutura é o eixo central do corpo humano e é o que sustenta todos os membros e a cabeça além de proteger a medula espinhal.
Por conta do nosso cotidiano a coluna vertebral sofre constantemente desgastes, que provocam dores na própria coluna ou nas costas.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde e IBGE), cerca de 18,5% da população sofrem de doença crônica na coluna como:
- Cifose;
- Lordose;
- Artrose;
- Escoliose;
- Hérnia de disco.
Essas doenças e as dores na coluna estão quase sempre relacionados à má postura e a contraturas musculares, fazendo com que muitas pessoas procurem tratamentos como sessão de quiropraxia, massagens relaxantes e outras metodologias.
Caso as dores na coluna sejam persistentes é preciso a consulta em uma médico para um diagnóstico adequado, com exames físicos e de imagem para a confirmação adequada. Porém, é possível evitar as dores com alguns cuidados diariamente que veremos abaixo.
Sempre que se deitar de lado coloque um travesseiro entre o ombro e a cabeça e outro entre as pernas. Evite dormir de bruços, pois evitam forçar a coluna.
Ao levantar objetos pesados é preciso flexionar as pernas. Use o colchão ortopédico ou semi-ortopédico de acordo com o peso e a altura.
Também é preciso evitar trabalhar com o tronco inclinado durante atividades domésticas. Ao trabalhar na frente do computador, necessário sempre deixar as costas eretas, apoiadas no encosto da cadeira e pernas abaixo da mesa evitando cruzá-la.
No tópico abaixo falaremos sobre procedimentos que se enquadram em tratamentos especializados de dores na coluna como o tratamento para escoliose e a fisioterapia.
Tratamentos para a coluna vertebral
Um dos tratamentos usados para coluna vertebral é a cirurgia minimamente invasiva da coluna que é um conjunto de procedimentos que trata as doenças de coluna menos agressiva para o corpo, fazendo com que se evite o risco de sangramento e infecções.
As principais doenças que são alvos dessa metodologia é a hérnia de disco.
A fisioterapia para coluna é indicada para pessoas que sentem constantemente dores nas costas, nas regiões lombares, e no pescoço.
Esse tratamento é um conjunto de técnicas terapêuticas que entendem o comportamento do paciente e ajudam no tratamento de lesões. Por conta disso, o procedimento pode ser realizado em domicílios.
A fisioterapia para coluna atua nas seguintes dores como: dores no nervo ciático, estenose espinhal, discopatia, entre outros.
A escoliose consiste em um encurtamento da coluna, que é causado por uma curvatura lateral. Ou seja, o paciente com escoliose tem a coluna para um dos lados, formando um “C” ou um “S”, causando fortes dores ao paciente.
As origens da escoliose podem ser congênitas, ou então neuromuscular como crescimento acelerado e assimetria das pernas. Não há tratamento específico para escoliose e cada grau possui uma metodologia. Escolioses mais graves precisam de intervenção cirúrgica, e o melhor tratamento é indicado pelo médico.
Alguns tratamentos da escoliose são as cintas para escoliose, observação constante e a cirurgia.
Portanto, para cuidar da coluna é necessário atenção cotidiana com a postura e caso evolua para casos mais graves, o acompanhamento médico é fundamental para uma boa saúde.