A balança hospitalar, denominada balança médica ou balança baby é recomendada para pesar pacientes de todas as faixas etárias.
Esse equipamento existe há milhares e milhares de anos e, desde seu tempo mais antigo, esse produto passou por inúmeras transformações tanto físicas e quanto tecnológicas.
Através desse equipamento, pode-se saber o peso de todas as coisas e até apontar se a pessoa está com peso ideal, de acordo com a sua altura.
O início da balança na história da humanidade
Foram encontrados relatos vindos deste equipamento há milhares de anos por meio de ilustrações feitas pelos os egípcios em materiais os quais conhecemos hoje como papiros e murais.
Em torno de 5.000 A.C, o ouro já era considerado um dos materiais mais preciosos e por isso criou-se um modo de medir seu volume.
Assim foi criado o primeiro padrão de balança, que continha um poste central e um longo braço com um prato em cada ponta o qual era pendurado com cordas.
Essa técnica era feita por comparação, pois em um de seus lados já havia inserido um peso padronizado.
Com o passar do tempo, um outro tipo de balança foi criado, modelo esse que é utilizado até os dias mais atuais.
A Balança Romana possui um braço maior que o outro e no braço mais curto é inserido um item que se quer pesar e no outro braço é colocado um peso normalmente padrão que desliza sobre o decorrer do braço até alcançar um ponto de equilíbrio.
Tudo isso compreende qual é a massa do item que está na outra extremidade
Com o avanço da tecnologia essa balança passou por mudanças e atualmente ela ainda é utilizada para pesar pessoas.
Avançando para o século XX, foi criada a balança eletrônica. A composição dessa criação possui uma grande bandeja de aço inox, um sensor, uma bobina eletromagnética, um processador e, por fim, um display.
Este padrão de balança é mais moderno, que vem sendo aprimorado a cada dia, tornando-se possível mensurar volumes muito baixos com maior precisão.
Qual a importância de uma balança no meio hospitalar?
Quando estamos falando de um ambiente hospitalar, esse aparelho é muito importante tanto nos exames quanto no tratamento de muitos pacientes.
A balança hospitalar ajuda a deduzir precisamente peso corporal de uma pessoa, o que contribui para calcular o tempo e o fluxo em uma diálise, por exemplo, o quanto de medicamento deverá ser aplicado, balanço hídrico, necessidades nutricionais, entre outras demandas dos pacientes.
A balança também ajuda pessoas que buscam reduzir gordura geradas pela má alimentação, podendo apontar em periodicidade se um plano de emagrecimento tem resultados satisfatórios ou não.
Por outro lado, o equipamento também pode servir para avaliar pessoas desnutridas ou em cuidados contra a anorexia, com a finalidade de avaliar a potência de uma dieta indicada.
Como é definido as categorias de peso corporal?
A definição de peso corporal vem de modo apropriado por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse tipo de cálculo é feito por meio da medição da massa de uma pessoa com a sua altura, aplicando, assim, a seguinte fórmula:
- Resultado abaixo de 17: Pessoa muito abaixo do peso.
- Resultado entre 17 – 18,49: Pessoa abaixo do peso.
- Resultado entre 18,5 – 24,9: Pessoa com peso normal.
- Resultado entre 25 – 29,9: Pessoa acima do peso.
- Resultado entre 30 – 34,9: Pessoa com obesidade tipo I
- Resultado entre 35 – 39,9: Pessoa com obesidade tipo II (severa)
- Resultado acima de 40: Pessoa com obesidade tipo III (mórbida)