Veja alguns processos que existem na fabricação de um cobertor e também de outros tecidos.
Cobertores tratam-se daquele tipo de item que se encontra em unanimidade na casa de todos.
Sua utilidade é grande e hoje em dia vai além do fator aquecimento nos dias frios; permeia também o quesito design e decoração.
Muitas pessoas têm aderido a essa tendência de usar cobertores, edredons e mantas como elemento de decoração nos quartos.
Além de propiciar grande beleza e uma sensação de conforto e intimidade, também facilitam na praticidade na hora de dormir.
Bom, vamos agora conhecer um pouco do processo de produção de tecidos como os cobertores e mantas e conhecer também um pouco do trabalho realizado em uma fabrica de cobertor popular.
Vamos lá!
Como são feitos?
Primeiramente é importante diferenciarmos os tipos de tecidos que temos disponíveis no mercado para a fabricação de cobertores.
E para além dos cobertores, temos também algumas variações. Basicamente os tipos de tecido são:
-
Lã;
-
Microfibra;
-
Algodão;
-
Poliéster;
-
Acrílico e dentre outros possíveis.
Os cobertores que estamos acostumados, geralmente, são fabricados com lã, poliéster ou acrílico, e existem dos mais diversos tipos: de bem fininhos até os mais grossos e felpudos.
Na questão estética, há disponível no mercado uma infinidade de cores e estampas, esses ideais para crianças que gostam de personagens de desenhos animados e afins.
As mantas são uma espécie de variação do cobertor. Geralmente mais finas e menores.
Elas não possuem tantas diferenças se comparando aos cobertores, mas uma diferença bem evidente é o peso e a espessura dos dois.
A manta tende a ser para aqueles dias de frio menos intensos, onde apenas ela é necessária.
O tipo que tem feito bastante sucesso é o com microfibras. Também chamado de soft, eles são mais finos e retém menos calor, além disso são muito mais fáceis de dobrar e armazenar.
Perfeito para a vida moderna, onde cada vez menos temos espaços em nossas casas.
Você pode encontrar uma manta ou cobertor microfibra solteiro ou para casal, em lojas especializadas e também de departamento. Estão disponíveis nas mais variadas qualidade e preços.
Fabricação
Na etapa de confecção, o primeiro item a ser feito é o processamento de fibras. Sejam elas sintéticas ou naturais.
Aqui, máquinas irão processar o conteúdo em filamentos e linhas, torcendo-o para depois serem dispostos num tear (que hoje em dia tem suas versões modernas.
Porém ainda há tipos de produção artesanal que utiliza o tear clássico), que irá entrelaçar as linhas e transformá-las definitivamente em tecidos.
Posteriormente a isso, vem a etapa de preparação.
Mesmo que o cobertor seja, por exemplo, branco, ainda sim é necessário que ele seja tratado e descolorido em cloro.
Quando ele sai da etapa de entrelace, ele vem com uma aparência bem diferente da que conhecemos.
Com cores indefinidas e com resíduos de materiais, como sementes.
Feito isso o cobertor vai para a colorização.
Primeiramente, é dado um banho de soda cáustica, para que a pigmentação venha a aderir melhor no tecido, que depois de pintado fica disposto e esticado num suporte de metal, para que os fios fiquem bem alinhados.
Após isso, vem as etapas de embalagem e logística para que ele chegue até você.
Agora que você já sabe as especificações e como são feitos os cobertores, vamos conhecer um pouco sobre o cobertor popular.
Cobertores populares
São cobertores que são fabricados a partir de materiais reciclados como fibras e o poliéster.
Por este fato, ele são feitos por um custo baixíssimo e normalmente são vendidos por atacado, ideais para revenda ou mesmo doação.
Em dias muito frios, principalmente na época de outono e inverno, a situação de moradores de rua e pessoas com dificuldades financeiras é crítica.
Por isso devemos nos mobilizar para que possamos conseguir roupas e cobertores para doação, diminuindo o sofrimento dessas pessoas com um pouco de caridade.
Existem organizações filantrópicas, ONGs e igrejas que fazem esse trabalho, de auxiliar os mais necessitados em momentos complicados.
Busque ajuda-los, dentre alimentação, roupa ou cobertores populares doação fará uma diferença gigantesca para estas pessoas e não custa muito.
É isso, cobertores tem toda uma trajetória antes de chegar em sua cama.
Possivelmente próximo a você, há alguma loja especializada onde há a venda de cobertores, edredons ou até manta microfibra solteiro atacado ou varejo, depende do seu intuito.
Para um bom sono, precisa-se de um bom cobertor!
Bons sonhos!