É amplamente conhecido que o equilíbrio hormonal é importante para a saúde da mulher, especialmente durante a gravidez. A progesterona natural é um dos hormônios sexuais femininos mais importantes.
Portanto, é útil saber como aumentar a progesterona em mulheres por meios naturais ou medicamentos, pois níveis baixos podem levar a vários problemas associados ao ciclo menstrual e à gravidez.
A importância da progesterona natural para a saúde da mulher
Esse hormônio é muito importante, principalmente para o sexo feminino, pois estimula a produção de vários outros hormônios, favorecendo um equilíbrio hormonal estável. Além disso, a progesterona natural está envolvida nos seguintes processos:
- Formação óssea;
- Proteção contra câncer de mama e endometrial;
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Prevenção de reações alérgicas.
A progesterona natural é produzida pelos ovários e desempenha várias funções no corpo.
Ele desempenha um papel fundamental nas mulheres na prevenção de irregularidades menstruais, reduzindo a intensidade da TPM (síndrome pré-menstrual) e prevenindo certos tipos de câncer.
O equilíbrio dos níveis de progesterona no corpo é extremamente importante. Níveis baixos de progesterona no corpo podem levar a vários problemas, como ciclo menstrual irregular, infertilidade e baixa libido.
Deve-se observar que os sinais de baixo nível não devem ser confundidos com a síndrome pré-menstrual (SPM). Quase 75% das mulheres com mais de 35 anos têm níveis reduzidos desse hormônio vital.
Sinais de diminuição da progesterona
Os sinais de progesterona baixa são irregularidades menstruais – dor durante a menstruação, menstruação “curta”.
Níveis baixos costumam ser a razão pela qual uma mulher não consegue engravidar. A deficiência desse hormônio geralmente está associada aos seguintes sintomas:
- Irritabilidade;
- Fadiga constante;
- Ganho de peso;
- Mudanças de humor;
- Perda de cabelo;
- Dor de cabeça;
- Edema das glândulas mamárias;
- Excesso de crescimento de cabelo.
Os níveis hormonais no corpo feminino dependem da fase do ciclo, os níveis mais baixos são observados antes da menstruação. Mas se a progesterona estiver consistentemente baixa ao longo do seu ciclo, isso é uma preocupação.
Há muitas razões, pode ser dieta errada ou estresse. Mas acima de tudo, o nível do hormônio depende de doenças inflamatórias crônicas do trato geniturinário e do uso de certos medicamentos, incluindo pílulas anticoncepcionais.
Como aumentar os níveis de progesterona naturalmente
Existem muitos medicamentos que podem aumentar a progesterona natural ou estimular sua produção, mas a administração de medicamentos pode ter efeitos mistos no corpo da mulher, do ganho de peso à interrupção da gravidez.
Além disso, existem vários tipos de géis ou cremes tópicos que podem ser aplicados nas mãos ou debaixo das pernas, onde a pele é mais fina.
Em alguns casos, a progesterona também pode ser administrada por injeção. As injeções necessárias são determinadas pelo médico com base na situação específica do paciente.
Como compensar a falta de progesterona naturalmente
Muitas gestantes, para sustentar o corpo nesse período, querem saber como aumentar a progesterona naturalmente durante a gravidez, sem recorrer a medicamentos.
Além disso, eles precisam ter o conhecimento de como aumentar os níveis de progesterona naturalmente sem hormônios sintéticos e drogas que podem levar a efeitos colaterais indesejáveis para a saúde da criança.
O primeiro passo é reduzir o estresse. É mais fácil falar do que fazer para a maioria das mulheres durante a gravidez, mas a redução do estresse pode realmente fazer maravilhas.
Quando o corpo sofre de estresse, a progesterona é convertida em cortisol, o que priva a mulher grávida de um hormônio importante.
Estudos têm mostrado que as glândulas adrenais recebem um sinal para parar de produzir cortisol quando uma pessoa pensa em algo positivo.