Manter o corpo saudável é uma meta que muitas pessoas devem levar a sério, pois há heranças genéticas que podem ser fatores para doenças pré-existentes. O cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas e evitar maus hábitos, como o tabaco e bebidas alcoólicas pode ajudar bastante.
Para se sentir bem, uma ajuda é sempre bem-vinda. A companhia de amigos ou parceiros de vida pode ser um incentivo que ajuda no dia a dia, dando ânimo nas boas práticas alimentares e realização de exercícios físicos.
Qualquer situação que afeta a saúde deve ter o aval de profissional de respectivas áreas, como:
- Professores de educação física;
- Nutricionistas;
- Médicos endocrinologistas;
- Nutrólogos.
Vale um adendo sobre a questão que pode ser levantada entre nutrólogo e nutricionista.
O profissional nutricionista não serve apenas para emagrecer, mas também para te ajudar a equilibrar a sua alimentação, para te proporcionar uma melhor qualidade de vida, e consequentemente, melhorar a sua alimentação.
Já nutrólogo, atua na investigação clínica dos hábitos alimentares de seus pacientes, identificando a carência de nutrientes responsáveis para uma vida saudável.
Os profissionais da área de endocrinologia atuam sobre os distúrbios hormonais e nas alterações apresentadas no metabolismo de uma pessoa.
A área de educação física atua nos exercícios e atividades que podem ser realizadas de acordo com a faixa etária e a resistência muscular individual.
Atividades preparadas para casais ajusta rotina
Todos os cuidados voltados para o acompanhamento profissional podem ser preparados para pessoas que vivem em uma mesma residência, como casais que buscam em conjunto uma vida mais saudável.
Um cardápio para café da manhã, almoço e jantar pode ser projetado por um nutricionista, entendendo a necessidade de adaptar as receitas e ingredientes para duas pessoas.
Dessa forma, a dieta para casal emagrecer pode ser compartilhada ao longo do tempo, sem problemas com as compras ou a necessidade de cozinhar pratos diferenciados.
Levando em consideração que muitos casais possuem suas características próprias, como trabalhos diferentes, estrutura corporal diferenciada e a própria herança genética completamente diferente, essa preocupação com a saúde pode ser compartilhada.
Os motivos podem ser variados, mas é importante que ambos tenham os cuidados à beira do fogão ou mesmo quando se alimentam em lanchonetes ou restaurantes.
Da mesma forma é possível adaptar as atividades físicas em uma academia de ginástica.
O acompanhamento de um profissional de educação física pode ajustar equipamentos e treinamentos com aula funcional em dupla, respeitando as características corporais de cada um.
Ainda assim, é uma forma de se estimular e fortalecer a parceria em busca de qualidade de vida em conjunto.
Práticas saudáveis na rotina familiar
Depois de algum tempo sem se preocupar com a saúde, muitas pessoas passam a se preocupar com o acúmulo de gordura em áreas específicas, como a barriga, os glúteos e as pernas.
A prática de exercícios aerobicos podem ser fundamentais para a perda de peso e fortalecimento dos músculos.
Os exercícios físicos estimulam o próprio corpo humano a se adaptar às rotinas de treinos, utilizando, por exemplo, os lipídios como fonte de energia, acelerando o metabolismo e interferindo, de maneira positiva, no emagrecimento corporal.
A flexibilidade de cada indivíduo depende da ocorrência de práticas físicas e em nenhum caso, pode ultrapassar os limites.
O corpo humano possui uma estrutura muscular que é condicionada de acordo com os limites impostos.
Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física, e mesmo depois, os professores de educação físicas indicam alguns tipos de alongamento, entre eles:
- Dinâmico;
- Estático;
- Isométrico;
- Passivo.
Quando a ideia é praticar atividades físicas em parceria com um companheiro ou companheira, o alongamento passivo é o mais indicado, pois ele pode ser controlado e sentido de uma forma diferente, com diversos benefícios.
As pessoas que fazem exercícios em conjunto possuem melhor disposição, aliviam as tensões diárias, promovem um relaxamento muscular e se sentem melhores, atuando até mesmo na autoestima.
Tudo isso porque o cérebro também é estimulado, com liberação de hormônios como a serotonina e a liberação de toxinas.
Fisioterapia importante para musculatura
As atividades físicas influenciam na saúde de um indivíduo mas, em alguns momentos, pode ser necessário a busca por profissionais que ajudam na terapia manual ortopedica, com atuação pontual em partes específicas do corpo humano.
Uma caminhada ou corrida leve são dois exercícios que podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer idade. Ainda assim, se o corpo não estiver em ordem, algumas dores podem surgir e se tornar incômodas.
Por isso, o acompanhamento profissional em diferentes áreas é importante.
Por fim, há clínicas especializadas que oferecem a massagem modeladora como um complemento para as pessoas que buscam estímulo para tratamento dos linfomas nas áreas com excesso de gordura corporal.
A indicação médica e de profissionais da área sempre será um caminho a seguir, mesmo que seja necessário uma segunda opinião.