Tudo o que você precisa saber sobre acupuntura

Já pensou que a inserção de agulhas (acupuntura) em alguns pontos do corpo pode aliviar dores e até curar doenças? É isso que um medico acupunturista faz.

Na prática, a acupuntura é uma técnica milenar, que surgiu na medicina chinesa tradicional e que cada vez mais conquista pacientes que acreditam em formas holísticas de tratamento para doenças físicas e emocionais.

De forma geral, o objetivo da acupuntura é estimular as terminações nervosas, de forma que o estímulo chegue até o cérebro e alivie as dores e incômodos.

As variações da acupuntura são inúmeras. Existe acupuntura para emagrecer, assim como a técnica é usada para melhorar a circulação sanguínea ou tratar doenças, de forma geral.

Se você tem curiosidades sobre como funciona essa técnica e quais são as estratégias e efeitos dessa técnica, esse artigo pode ser útil.

Leia mais e confira tudo o que você precisa saber sobre acupuntura!

Quando procurar um medico acupunturista?

Afinal, quando é aconselhado procurar a ajuda de um medico acupunturista e em quais situações essa técnica é indicada?

A acupuntura é aconselhada para aliviar dores musculares, insônia, asma, distúrbios hormonais, artrite, enxaqueca e até mesmo distúrbios emocionais.

Não existe uma indicação de quando buscar essa alternativa. Mas, dentro da concepção chinesa, a prática da acupuntura está ligada não só ao tratamento das doenças, como também é uma forma de prevenir que elas apareçam.

Na visão da técnica e do médico acupunturista, toda doença surge como uma manifestação do desequilíbrio das energias e do corpo humano.

Portanto, não é preciso estar com alguma doença para procurar as sessões.

O que é acupuntura?

Para reforçar o início deste conteúdo, pensar em uma (ou mais) definição  do conceito relacionado ao o que é acupuntura é partir das origens milenares dessa técnica que surge na medicina tradicional chinesa.

A acupuntura se caracteriza pela inserção de agulhas finas no corpo do paciente e o principal objetivo desse método é encontrar os problemas na raiz de origem ou prevenir que eles se desenvolvam.

De acordo com essa técnica, todo diagnóstico deve ser holístico. Por isso, a definição de o que é acupuntura está ligada à uma técnica que considera as reações da pele, da postura, da língua, da face e da integração do corpo com as emoções que desencadeiam enfermidades.

Não é por acaso que a medicina tradicional chinesa acredita que corpo e mente são inseparáveis quando se trata da saúde humana.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o conceito dessa técnica, que tal saber também sobre os tipos de acupuntura e suas utilidades?

Veja os tópicos abaixo!

O procedimento para emagrecer

Além das indicações tradicionais, a acupuntura para emagrecer também é uma realidade.

Na prática, esse método ajuda a emagrecer, pois quando as agulhas são aplicadas em áreas como os lóbulos da orelha, há pontos acionados que ajudam no controle da ansiedade do organismo e na redução do apetite.

Considerando que o excesso de peso pode estar associado à fatores psicológicos, a técnica da acupuntura para emagrecer atua na eliminação dos líquidos retidos no organismo e age como um estímulo para que a compulsão alimentar não seja uma fuga.

Em resumo, a técnica auxilia no  emagrecimento a medida que aciona as seguintes estratégias:

  • Estímulo dos pontos para melhorar o sono;
  • Redução dos níveis de ansiedade;
  • Regulagem do apetite;
  • Redução da retenção de líquidos.

Uma combinação que pode ajudar no emagrecimento, além da acupuntura são as técnicas de massagem 24 horas.

É muito importante que a pessoa que tem esse objetivo passe por uma avaliação inicial e também tenha interesse em desenvolver hábitos de reeducação alimentar.

Afinal, as técnicas de acupuntura podem acionar os comandos do organismo que estão ligados à perda de peso, mas o emagrecimento é fruto de uma série de mudanças.

Acupuntura auricular

Também conhecida como auriculoterapia, a acupuntura auricular serve para tratar doenças físicas, dores e desequilíbrios emocionais. Essa técnica pode ser realizada com ou sem agulhas.

Muitas pessoas recorrem ao método após a realização de exames de rotina que identificam as doenças e tratamentos  convencionais que nem sempre foram bem sucedidos.

De diagnósticos como prisão de ventre ao tratamento de enxaquecas crônicas, há uma série de pesquisas científicas que comprovam os benefícios dessa prática.

Acupuntura para estética

Além de influenciar no emagrecimento e no tratamento de doenças, a acupuntura também pode ser usada para melhorias estéticas.

As agulhas podem estimular a circulação sanguínea e melhorar a produção do colágeno da pele. O  resultado? Uma pele mais jovem e tonificada.

Ficou interessado nesse procedimento?

Certifique-se que o profissional é especialista na prática, exija que as agulhas sejam descartáveis e que haja alguém com conhecimentos em cuidados de enfermagem para garantir mais segurança nas sessões!