Saiba as funções da almofada para a recuperação da saúde

Certos problemas de saúde, bem como alguns procedimentos médicos, requerem que os pacientes repousem por um período prolongado.

Isto, por sua vez, também representa um risco à saúde: quem fica muito tempo sem se movimentar está mais suscetível a males tais como coágulos sanguíneos, escaras, atrofia muscular e redução da mobilidade das articulações.

Por conta disso, é fundamental que o paciente nessa condição receba cuidados especiais.

Ele deve fazer fisioterapia – respeitando os limites de sua condição -, ser trocado de posição a cada duas horas e contar com itens como a almofada de gel para sentar ou deitar, de modo a aumentar o conforto e proteger certas áreas do corpo da pressão excessiva.

Neste post, você aprende mais sobre a importância das almofadas, os tipos existentes e como escolher a melhor. Confira:

Quais tipos de almofadas existem?

Cada paciente acamado tem sua particularidade. Por conta disso, o mercado desenvolveu vários tipos de almofadas, que variam conforme o material de preenchimento e o formato. Algumas delas são:

  • Almofada caixa de ovo;
  • Almofada gel;
  • Almofada de ar;
  • Almofada de água;
  • Almofada redonda;
  • Almofada recoste;
  • Almofada quadrada.

Qual é a importância da almofada ortopédica?

Independentemente do modelo usado, ela oferece muitos benefícios aos pacientes, cuidadores e à equipe de profissionais de saúde responsável por ele. Confira, a seguir algumas de suas vantagens:

Ela mantém o paciente confortável

Quando uma pessoa fica na mesma posição por muito tempo, ela tende a sentir dores, desconfortos e formigamentos.

Isto se deve à pressão que as estruturas do corpo – principalmente os ossos – exercem sobre certas áreas do corpo. É por conta disso que um paciente acamado deve ser trocado de posição a cada duas horas.

Além disso, outra medida que ajuda a melhorar o seu conforto é o uso de uma almofada adequada para sua condição.

Por exemplo: uma almofada de ar para sentar pode ser útil quando ele está mais recuperado, e já não passa o tempo todo deitado.

Da mesma forma, este modelo pode ser usado para cadeirantes, tornando os longos períodos que eles passam sobre a cadeira de rodas mais confortável, e com menos risco de lesões.

Ela pode ajudar a evitar escaras

As escaras estão entre os problemas mais comuns que acometem os pacientes acamados. Elas surgem quando, após a pessoa passar muito tempo na mesma posição, a pressão dos ossos sobre a pele passa a ser prejudicial.

Assim, surgem estas feridas, que também são conhecidas como úlceras de pressão. As regiões com maior risco são:

  • Nádegas;
  • Cotovelos;
  • Calcanhares;
  • Costas;
  • Quadril;
  • Atrás da cabeça.

Além de trocar o paciente de posição periodicamente, o uso de uma almofada antiescaras gel também pode minimizar o risco de estes ferimentos aparecerem.

Isto porque estes objetos são projetados para mitigar a pressão que os ossos realizam sobre a pele, que são o fator mais importante para desenvolver estas feridas.

Vale ressaltar que, além de adquirir esta almofada individualmente, é possível procurar por um kit com mais de uma almofada de gel para escara.

O diferencial é que estes produtos incluem vários objetos, projetados especialmente para cada região mais propensa a apresentar úlceras de pressão. Assim, o risco é ainda mais reduzido.

As almofadas ajudam a manter o alinhamento postural

Outro problema que pode aparecer após muito tempo na mesma posição são os desalinhamentos posturais.

Uma medida importante para evitá-los é garantir que o paciente faça fisioterapia, para que sua coluna não tenha problemas.

Da mesma forma, é possível adquirir almofadas ortopédicas, projetadas especificamente para alinhar conforto à manutenção da coluna em uma posição neutra. Desta forma, minimizam-se os riscos.

Ela pode ser reutilizadas

Pacientes com doenças crônicas muitas vezes intercalam períodos de crises com um bom estado de saúde. Assim, eles podem passar alguns dias acamados mas, logo depois, voltar à vida normal.

A boa notícia é que os objetos usados para manter o conforto nas fases de repouso têm alta durabilidade, assim, podem ser usados muitas vezes. É o caso da almofada gel quadrada, por exemplo.

Como escolher o melhor tipo de almofada?

Apesar de escolher uma almofada ser algo relativamente simples, cada material e cada formato tem suas particularidades.

Desta forma, é muito importante que a opção por um ou outro tipo seja feito com o auxílio de um profissional qualificado, como um fisioterapeuta.