Prática esportiva: a busca por profissionais da saúde

Para quem pratica esportes de modo intenso nas academias para competições ou que torna o esporte o seu trabalho deve buscar orientação e apoio nos profissionais de saúde, tanto para realização dos exercícios de forma correta, como para o acompanhamento do desenvolvimento corporal e muscular.

Nesse artigo, vamos falar sobre a importância do médico endocrinologista, a busca por um nutricionista voltado ao esporte e da pratica esportiva ser realizada de modo correto.

Como funciona a atuação de um médico endocrinologista?

Existem diversas especialidades médicas que podem ajudar quem pratica exercícios físicos. Uma delas é o endocrinologista esportivo, ou seja, um profissional que já é especializado no ramo esportivo.

Esse médico atua no estudo dos hormônios corporais, que podem influenciar diretamente no ganho ou perda de peso, elevar os níveis de estresse ou felicidade, dentre outros.

No caso do médico do esporte ele trabalhará para que ocorra o aumento da massa muscular, além de contribuir para obter um corpo torneado.

No entanto, para isso não adianta somente praticar musculação, é necessário ter disciplina, passar por uma bateria de exames, ter acompanhamento médico e ainda, uma boa dieta.

Quem pratica esportes de modo intenso apresentam elevada liberação de hormônios e por isso é fundamental contar com orientação desse profissional.

Para isso, o médico realizará uma avaliação hormonal com o objetivo de verificar se existe alguma irregularidade ou hormônio produzido em excesso.

Na prática esportiva, existem alguns hormônios que podem ajudar a atingir os objetivos e outros que afetam diretamente a perda ou ganho de peso.

Para quem deseja ganhar massa magra e tornear o corpo, os hormônios principais são:

  • T4 (hormônio da tireoide);
  • Testosterona;
  • Hormônio do crescimento ou GH;
  • Insulina.

O T4 é um hormônio fundamental para a prática esportiva, mas se ele tiver desregulado, os impactos na saúde serão diversos. Isso porque, esse hormônio controla o metabolismo corporal, atuando tanto no intestino como no rim.

Se os hormônios liberados estiverem de acordo a partir de avaliação médica, na prática de exercícios, ele vai acelerar o metabolismo corporal, aumentando a massa magra e a queima de gordura.

No entanto, no caso da desregulação, a energia corporal fica menor, reduz o libido e a pessoa terá constantemente dores musculares.

Já a testosterona está presente mais nos homens, mas também podem ajudar as mulheres para ganhar massa magra, agregar força e movimentos. Além disso, por meio desse hormônio é possível ter uma queima de gorduras mais rápida.

No caso do hormônio do crescimento, ele atua tanto no crescimento corporal, mas também contribui para manutenção dos ossos de modo saudável e para a perder gordura.

Esses hormônios são fundamentais para quem pratica esportes e para quem deseja entrar nesse ramo e por isso, ter o acompanhamento com o endocrinologista, que é especialista em hormônios, é fundamental.

Nutricionista do esporte: o que você precisa saber?

A temática da nutrição no esporte também deve ser discutida, pois sem uma boa alimentação, a pessoa não obtém os resultados corporais desejados.

A alimentação precisa ser saudável e rica, principalmente, em proteína e carboidrato, para contribuir com o aumento da massa muscular.

No entanto, tudo isso deve ser consumido de forma saudável. Por exemplo, ao invés de comer frituras, doces ou pães, a pessoa deve consumir carboidratos saudáveis como aipim ou batata-doce, ovos cozidos e proteínas grelhadas.

A quantidade correta e o tipo de dieta a se seguir é de responsabilidade do nutricionista esportivo e por isso, esse profissional que cuida da alimentação e preza por uma vida mais saudável deve ser consultado.

Com esse nutricionista que é especialista em esportes, é possível obter uma dieta que envolva também a nutrição e suplementação esportiva.

É muito comum que pessoas que praticam esportes em alta intensidade tomem alguns suplementos para aumentar a energia, ômega 3, e contribuir para acelerar o metabolismo.

Tudo isso ocorrendo de modo controlado, é fundamental para o bom desempenho do atleta.

Ida ao dentista

Cuidar do corpo também é cuidar dos dentes. Até porque, ninguém vai treinar se estiver com a gengiva inflamada, uma forte dor de dente que pode ocasionar até mesmo infecções e dores de cabeça.

Por isso, ir ao dentista e realizar um raio x panorâmico odontológico para a necessidade da inserção de aparelho ou até mesmo para um check-up (que envolve limpeza) e verificação da saúde da boca é fundamental.