Por que contratar um acompanhante de idoso?

Segundo estudos realizados pelo IBGE, a população idosa em território nacional vai triplicar até 2050.

Isso quer dizer que o profissional que cuida de idosos, responsável pela saúde, segurança e o bem-estar das pessoas mais velhas, será ainda mais requisitado pelos seus serviços futuramente.

Quais as atribuições de um cuidador de idosos?

As atribuições do cuidador podem variar de acordo com o estado de saúde e com o estilo de vida do idoso, que vão de acompanhar idoso em consulta a auxiliá-lo.

Esse tipo de auxílio varia desde a alimentação até a sua higiene pessoal como cabelos, barba, unhas e a higiene íntima.

Podendo ser alguém da família ou até mesmo um profissional contratado para oferecer esse tipo de serviço sem a necessidade de dispor de conhecimento técnico.

Conheça mais sobre a expressão home care

O termo ou expressão conhecida como home care em português significa “cuidados em casa”.

Resumidamente, através de um tipo de internação domiciliar, a sequência do tratamento hospitalar com o paciente será realizado na casa do mesmo.

Esse tipo de serviço é recomendado para diagnosticar diversificadas patologias, por exemplo, no caso de reabilitação, quando não existe mais a urgência de realizar uma internação hospitalar.

Conheça a composição do home care

Esse serviço basicamente é composto por uma equipe multidisciplinar, sendo eles:

  • Médico;
  • Nutricionista;
  • Enfermeiro;
  • Fisiterapeuta (respirtatória e motora);
  • Dentista;
  • Fonoaudiólogo;
  • Entre outros.

Cada profissional da saúde prestando o seu serviço com o mesmo padrão de qualidade conforme o atendimento feito na internação hospitalar.

Uma agencia de cuidadores exige um conjunto de profissionais especializados em diversas áreas, pois o cuidador será responsável pelos cuidados básicos com o paciente.

Entenda mais sobre a resolução normativa

A prestação dessa atividade é regulamentada através da resolução normativa 428 de 07/11/2017 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que determina que caso a operadora de saúde ofereça a internação domiciliar em substituição à internação hospitalar.

Tendo ou não a previsão contratual é essencial obedecer às determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ao previsto nas alíneas “c”, “d”, “e” e “g” do inciso II do artigo 12 da lei 9.656/98 o que se refere às leis dos Planos de Saúde).

As normas da resolução 1668/03 do Conselho Federal de Medicina, que determina quais as especialidades dos profissionais que devem estruturar as equipes multidisciplinares de assistência a pacientes que estão internados em regime domiciliar, além dos tipos de serviços que as empresas de home care devem dispor para prestar uma boa assistência ao paciente.

Benefícios em contratar um cuidador

Melhorar a atenção ao idoso: Um cuidador de idosos é um profissional que está preparado para oferecer a atenção necessária para manter a saúde da pessoa atendida.

O idoso, por sua vez, tende a se sentir mais acolhido e compreendido quando há uma pessoa especializada em oferecer apoio.

Elevar a qualidade de vida da família: Contar com um cuidador de idosos significa que a família terá mais tempo para cuidar de si mesma.

Na maioria das vezes um dos familiares assume os cuidados de forma quase exclusiva, deixando de lado a própria vida.

É normal que esta pessoa se dedique tanto ao idoso que nem se lembre mais de realizar atividades prazerosas com a própria família, como dar um passeio no parque ou apenas ver um filme em casa mesmo.

E manter a qualidade de vida da família é essencial para que o idoso cuidado também se sinta bem, pois isso diminui a ansiedade causada pela sensação de dependência que é comum nesses casos.

Ganhar apoio em emergências: Quem cuida de idosos com doenças em estágio avançado, como Alzheimer ou diabetes, muitas vezes tem de lidar com situações emergenciais que exigem ações rápidas.

Desde um simples engasgo até uma queda, é importante saber tomar as primeiras providências antes mesmo de chamar uma equipe médica.

O cuidador de idosos é um profissional que possui preparo para este tipo de situação e deixará não só a família mais segura como também terá condições de dar o apoio necessário para a pessoa atendida.

Outros benefícios

Garantir o uso correto da medicação: As doses e horários das medicações precisam ser seguidos de acordo com instruções dos médicos, do contrário o paciente pode ter agravamento dos problemas de saúde.

Deixar a medicação a cargo de um cuidador pode aliviar a pressão sobre esta questão e garantir que os remédios serão consumidos da forma correta.

Tendo ao alcance da mão um aparelho de pressão com estetoscópio preço (buscar variações deste.)

Contar com um profissional qualificado: A cuidadora, de forma geral, são profissionais que se preparam para exercitar essa função.

A maioria deles possui em seu histórico cursos de formação na área que os capacitam a atender os idosos de forma segura, prática e eficiente. Isso deixa toda a família muito mais tranquila no dia a dia.

Oferecer o contato com outra pessoa: De acordo com os problemas de saúde do idoso, pode ser necessário que ele passe longos períodos em casa, sem contato com vizinhos e outras pessoas além da própria família.

Trazer um cuidador para a convivência dele é um modo de melhorar a sua sociabilidade, pois ele passa a ter mais um apoiador e mesmo um amigo, o que ajuda a minimizar as dificuldades desta fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *