Os cuidados especializados na saúde de atletas

É de ampla sabedoria que os atletas em geral devem ter diversos cuidados diários como por exemplo, uma alimentação saudável, descanso, práticas de atividade física, exposição ao sol (que também é muito importante quando feita nos horários indicados para aumentar a absorção de vitamina D no organismo), rotineira ingestão de água, esforços para que se reduza a produção de stress no dia-a-dia, dentre outros.

Entretanto, para além disso, os atletas precisam também de cuidados estritamente especializados com a saúde, para que se tenha um direcionamento correto dessas atividades.

Para isso, existe a chamada Medicina desportiva, que é, como o próprio nome já sugere, uma especialidade que zela pela proteção da saúde de atletas em geral. Nela, fazem-se principalmente as seguintes atividades:

  • Diagnósticos;
  • Tratamentos preventivos ;
  • Reabilitações de eventuais lesões;
  • Cuidados para que o atleta atinja sua máxima potência e rendimento.

A medicina desportiva não pode ser abdicada pelos atletas

Para esses cuidados, existe o Centro de medicina esportiva, que reúne diversos especialistas que contribuem para total eficiências nos cuidados com os pacientes.

Um deles é o fisioterapeuta, que trabalha principalmente com reabilitação de lesões, quedas, etc. a partir da Fisioterapia para atletas, uma fisioterapia especializada que trabalha para que esses indivíduos voltem saudáveis e o mais rápido possível para suas atividades.

Também estão inclusos os ortopedistas, aos quais diagnosticam e tratam lesões e disfunções que acontecem no sistema locomotor.

Os nutricionistas podem ajudar a alcançar os objetivos de forma mais rápida sem comprometer a saúde do atleta.

Por último, podemos citar os profissionais de educação física que acompanham e orientam as práticas de esportes e exercícios físicos em geral podendo prevenir lesões, machucados, ou mesmo problemas mais graves que poderiam comprometer as atividades do atleta.

É necessário reconhecer os cuidados com o corpo

Dentre diversas práticas que podem ser indicadas para conhecimento geral, e principalmente para os atletas, destaca-se a Fisioterapia para atm.

Essa sigla ATM trata-se da articulação temporomandibular, que é uma das articulações mais utilizadas em nosso corpo e movimentação e é responsável por desempenhar nossos movimentos de rebaixamento, elevação, lateralidade, etc..

A disfunção da chamada ATM pode acarretar muitos problemas com o desempenho da movimentação, também podendo causar dores de cabeça ou de ouvido, fadiga muscular, dentre outros.

Para um fortalecimento dos músculos, no entanto, sempre aconselha-se fazer Aula de spinning que, além disso, sua prática também queima calorias e aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. São as famosas bicicletas que encontramos em diversas academias.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, esse exercício não é exatamente como andar de bicicleta, sendo uma prática que utiliza o frequencímetro (medidor de frequência cardíaca) e possui acompanhamentos na duração e horário, ocorrendo diversas avaliações por profissionais durante a atividade.

Vimos então que procurar um Centro integrado de medicina desportiva é de suma importância para os atletas que procuram uma completa saúde alimentar e uma redução de danos futuros e principalmente, por uma prática eficiente e saudável de atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *