Os benefícios das aulas de pilates para a saúde

Pilates (ou o método pilates) é uma série, de cerca, de 500 exercícios inspirados na ginástica calistênica, yoga e balé.

Pilates alonga todos os principais grupos musculares do corpo de forma equilibrada. Melhora a flexibilidade, força, equilíbrio e consciência corporal.

Os benefícios de saúde do Pilates incluem:

  • Flexibilidade melhorada com exercicios de alongamento;
  • Aumento da força muscular e do tónus;
  • Força muscular equilibrada em ambos os lados do corpo;
  • Melhor controle muscular de suas costas e membros;
  • Melhor estabilização da coluna;
  • Postura melhorada;
  • Reabilitação ou prevenção de lesões relacionadas a desequilíbrios musculares;
  • Melhor coordenação física e equilíbrio;
  • Relaxamento dos ombros, pescoço e parte superior das costas;
  • Reabilitação segura de lesões articulares e espinhais;
  • Prevenção de lesões musculoesqueléticas;
  • Aumento da capacidade pulmonar e circulação através da respiração profunda;
  • Concentração melhorada;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Gerenciamento de estresse e relaxamento.

Pilates é adequado para todos

O pilates atende a todos, do iniciante ao avançado. Você pode realizar exercícios usando seu próprio peso corporal ou com a ajuda de vários equipamentos.

Um treino típico inclui vários exercícios e alongamentos. Cada exercício é realizado com atenção às técnicas de respiração adequadas e controle do músculo abdominal, fortalecendo o coração.

Você pode complementar o pilates com esteiras ergométricas para melhorar a função cardio.

Para obter o máximo benefício, você deve fazer pilates, pelo menos, duas ou três vezes por semana. Você pode perceber melhorias posturais após 10 a 20 sessões.

Pilates desafia seu corpo

Pilates é, parcialmente, inspirado no yoga, mas é diferente em um aspecto fundamental.

O yoga é composto de uma série de posturas estáticas, enquanto o pilates é baseado em se colocar em posturas instáveis ​​e desafiar seu corpo movendo seus membros, como nas artes marciais.

Por exemplo, imagine que você está deitado de costas, com os joelhos dobrados e os dois pés no chão.

Um exercício  pode envolver o endireitamento de uma perna para que os dedos dos pés apontem para o teto e a outra perna para elevar e abaixar lentamente o corpo.

Você precisa de músculos abdominais e glúteos em dia para manter os quadris em posição quadrada e atenção concentrada para evitar que caia.

Tipos de Pilates

As duas formas básicas de Pilates são:

Pilates baseados em esteira, que é uma série de exercícios realizados no chão usando a gravidade e seu próprio peso corporal para fornecer resistência.

O principal objetivo é condicionar os músculos mais profundos e sustentadores do seu corpo para melhorar a postura, o equilíbrio e a coordenação.

Pilates baseados em equipamentos, que incluem equipamentos específicos que trabalham contra resistência a mola, incluindo o aparelho de ginástica “reformador”, que é um carro móvel que você empurra e puxa ao longo de seus trilhos.

Algumas formas incluem pesos (como halteres) e outros tipos de pequenos equipamentos que oferecem resistência aos músculos.

Qualidade em um treino de Pilates

Pilates consiste em mover-se através de uma série lenta e sustentada de exercícios usando controle abdominal e respiração adequada.

A qualidade de cada postura é mais importante do que o número de repetições ou o quão energicamente você pode se mover.

Você vai se sentir apto e confiante para encarar a aula de forró depois de uma aula de pilates bem feita.

Embora o exercício seja de baixo impacto, certas pessoas devem procurar orientação médica antes de embarcar em um novo programa, incluindo:

  • Pessoas que recentemente fizeram cirurgia;
  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com 40 anos ou mais;
  • Pessoas com uma condição médica pré-existente, como doença cardíaca;
  • Pessoas com lesões ou distúrbios músculo-esqueléticos pré-existentes;
  • Quem não se exercitou por muito tempo;
  • Pessoas que estão muito acima do peso ou obesas.

Enfim, se você é um veterano apenas começando a se exercitar, um atleta de elite ou está no meio termo, pilates se aplica a você desde que seja liberado pelo seu médico, após ter realizado um amplo check-up.

Construir força no núcleo com foco no alinhamento adequado e uma abordagem integrativa corpo/mente são fatores que tornam o pilates acessível a todos.

Com milhares de exercícios e modificações possíveis, os exercícios podem ser adaptados às necessidades individuais. Lembre-se que se você pratica curso de pilates em SP regularmente, isso mudará seu corpo.

Conhecido por criar músculos longos e fortes e um visual mais enxuto, o exercício melhora o tônus ​​muscular, equilibra a musculatura, suporta uma bela postura e ensina a mover-se com facilidade e graça.

Todas essas coisas farão você se sentir muito bem.

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