Equipamentos importantes em asilos

Asilos são responsáveis por acolher idosos que na grande maioria das vezes tem algum problema de saúde que impedem que sejam completamente autônomos e responsáveis por si mesmos.

Por isso é necessário que esses lugares estejam preparados para receber pessoas com os mais variados quadros de saúde e isso envolve ter alguns equipamentos básicos.

Cadeiras de rodas e suas variações

aluguel de cadeira de rodas pode ser útil para os casos que o idoso acolhido se acidentou, mas está em recuperação e só precisa do equipamento por tempo determinado.

O custo do aluguel não é responsabilidade do asilo, e sim da família, porém vale a pena considerar investir em cadeiras de rodas permanentes a fim de promover maior conforto aos clientes e estar preparado para eventuais emergências.

Cadeira de rodas motorizada também é um equipamento importante para os estabelecimentos que têm condições de fazer tal investimento, pois são um produto de preço elevado, e sua compra deve ser bem analisada para evitar prejuízos.

No caso da compra de mais de um item pode ser possível negociar com a empresa fornecedora e obter um desconto.

Porém o melhor a fazer nessa situação é entender a situação dos responsáveis pelo idoso e a real necessidade.

cadeira motorizada promove mais autonomia ao paciente por poder controlar através de um controle no braço de apoio seus próprios movimentos sem ajuda de outrem que empurre a cadeira.

O que é um ponto positivo no bem-estar e na saúde do idoso, mas é preciso ser realista quanto aos custos e tentar encontrar junto a pessoa outras soluções mais práticas para a manutenção do seu conforto e dignidade.

Isso pode ser alcançado com cuidadores e enfermeiros que demonstrem apoio e boa vontade no trabalho manifestando a ele através de um comportamento confiante o quanto à situação que o idoso se encontra é normal e faz parte da vida.

Não diminuindo a importância de suas dores, mas sim o auxiliando a fazer pequenas atividades mais fáceis capazes de restabelecer a confiança em si mesmo.

Já a cadeira de banho tem investimento menor e é obrigatória porque facilita o banho do idoso que não tem capacidade física de cuidar da própria higiene, além de também evitar que precise encarar o desconforto de ser posto e limpo em um vaso sanitário.

Pois essa cadeira já tem um assento com formato de tampa de privada que permite um acesso mais fácil do cuidador às partes íntimas do idoso, o que preserva ao menos em parte sua intimidade.

Há casos que o idoso não consegue comunicar suas vontades fisiológicas e se faz inevitável o uso de fralda geriátrica, de outra forma os dejetos são feitos nas próprias roupas e é preciso trocar e limpá-lo diversas vezes ao longo do dia.

O que não é prático, econômico ou respeitoso ao idoso que se encontra impotente naquela situação, a mercê da disponibilidade do cuidador em trocá-lo, o que nem sempre é feito na hora visto a quantidade de pessoas que vivem em um asilo e exigem a atenção do funcionário.

Assim, o gasto com produtos de limpeza corporal e lavagens das roupas acaba sendo maior do que o investimento em fralda, o que faz deste um produto fundamental para se ter em grande quantidade em um asilo.

Apoios para a hora do banho

Outro equipamento importante para ser instalado no asilo são os apoios de banheiro para aqueles que conseguem ir ao banheiro e tomar banho sozinhos.

Com os reflexos e a força diminuídos pela idade avançada é importante que acessórios de segurança sejam implantados para evitar acidentes causados por escorregões no piso molhado. Esses equipamentos são:

  • Barra de apoio para vaso sanitário;
  • Barra de apoio para lavatório;
  • Barra de apoio para box;
  • Banco de parede;
  • Piso antiderrapante.

Além disso, o espaço deve ser amplo para evitar que o idoso esbarre nas quinas e se machuque e para entrada confortável de uma cadeira de rodas no banheiro.

Sistemas de alerta como campainhas nos quartos e banheiros também podem ser de grande ajuda para os momentos que o idoso está passando mal ou se acidentou e encontra dificuldades em chamar por ajuda.

Os investimentos em equipamentos que um asilo deve fazer precisa sempre levar em conta a segurança e o conforto do idoso que vive neste espaço uma fase tão importante e delicada da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *