Cuidados corporais para fazer exercícios

Com os tempos de hoje, cuidar do corpo não é só estética, é questão de saúde e bem-estar.

Praticar exercícios é uma forma de prevenir vários tipos de doenças e aliada a uma alimentação saudável, ajuda muito o corpo e a mente.

No entanto, também é necessário tomar alguns cuidados em praticar exercícios antes, durante e depois de fazê-los.

Principais cuidados para se tomar durante a prática de exercícios

No treino de musculação, para quem quer iniciar, o recomendado é não pular a adaptação, pois os músculos, tendões e ligamentos precisam se acostumar com a nova rotina que será praticada.

O período vai de 4 a 8 semanas para se adaptarem aos novos estímulos de força. Isso é imprescindível ser cumprido, pois caso pule essa etapa, estará sujeito a futuras lesões.

Tendo isso em vista, os profissionais da área recomendam o treino de adaptação para que não cause nenhum tipo de dano a saúde futuramente.

Já o medico especialista em medicina esportiva tem o objetivo de orientar a prática saudável do exercício, tanto para iniciantes, quanto para atletas, visando a qualidade de vida e prevenção de lesões.

Esse profissional atende desde atletas a pessoas que não praticam algum tipo de esporte, ou que possuem algum tipo de doença, incluindo todas as faixas etárias.

Ele exerce a função de orientar essas pessoas à iniciação ou não das atividades físicas, analisando o histórico do paciente e seu estado atual, por meio de exames que podem ser clínicos, laboratoriais, etc.

Métodos de terapia para dores

Sabe aquela dor no joelho que, além de dolorosa, incomoda muito? Hoje existe a auriculoterapia para dor no joelho, que é uma técnica que ajuda, melhora e alivia esse tipo de dor, sem necessitar de cirurgia.

Os benefícios para quem opta por essa técnica, é que ela age por meio de estímulos de pontos do corpo, através de vasos e canais na região da orelha.

Além de não possuir contraindicações a rapidez e eficácia, já é sentida na primeira sessão, pois proporciona conforto e não recorre a produtos químicos que, por muitas vezes, causam dependência como, por exemplo, os analgésicos.

Fortalecimento dos músculos

A hipertrofia muscular visa aumentar o tamanho dos músculos com uma combinação de treino, descanso, alimentação, etc.

Os benefícios desse treino são, por exemplo, a eliminação da gordura corporal, aumento da disposição física e a melhora da circulação sanguínea, além de também proteger as articulações e ajudar a aumentar a resistência cardiorrespiratória.

Além de melhorar a aparência física, esse treino possui muitos fatores que influenciam na conquista. O desenvolvimento de um bom trabalho de hipertrofia muscular dependerá do seu nível de treinamento.

A musculação hoje é utilizada para os mais diversos objetivos.

Não é apenas para o aumento de massa muscular e redução da gordura corporal, mas também para o crescimento da potência muscular e condicionamento físico, em geral.

Além disso, também melhora a qualidade de vida e saúde, já que previne de vários tipos de doença.

As vantagens para quem pratica essa atividade são, por exemplo, a melhora na parte estética, diminuição daquela gordurinha indesejada, aumento da massa muscular, além de tornar o coração mais saudável, fortalecer os músculos cardíacos, acelerar o metabolismo e também aumentar a força.

Como escolher o melhor local para a prática de exercícios?

Hoje existem vários tipos de academia que oferecem diversos tipos de atividade física, treinos diversos, lutas, artes marciais, danças e entre outras coisas.

Com essa variedade, antes de fazer a matrícula, é importante pesquisar, pedir recomendações e indicações para quem frequenta o local ou faz prática de algum tipo de exercício, pois isso é fundamental na hora da escolha.

Visitar o ambiente também é importante. Se possível, converse com os funcionários e professores, pois é necessário verificar se a equipe é especializada no ramo, se o local possui alvará de funcionamento e também qual atividade se adapta melhor à sua rotina e atenda às suas necessidades, além de, claro, a supervisão de um profissional especializado no treino que realizará.

Vale ressaltar que antes de procurar qualquer academia, é necessário tomar alguns cuidados antes de fazer a matrícula.

Verifique se o profissional é habilitado em educação física, pois é esse profissional que recomendará qual treino se adapta à sua realidade e, claro, antes procure um médico esportivo, pois ele também pode ajudar a indicar quais esportes pode praticar com eficiência, sem causar qualquer tipo de dano à sua saúde.

Pratique exercícios, mas com cuidado e apenas faça o treino conforme o recomendado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *