Atividades físicas para qualidade de vida

Em qualquer período da vida, é preciso estar em movimento. Utilizar as articulações do corpo, da melhor forma possível, conforme as possibilidades e estrutura corporal é essencial para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Assim, combater o sedentarismo com a prática de atividades físicas e esportivas ajuda na saúde e na prevenção de doenças como diabetes, pressão alta e problemas cardíacos, além de promover o fortalecimento dos músculos e ocupar a mente com tarefas saudáveis.

O bem-estar e a autoestima também são motivos para que as pessoas sejam mais ativas, ajudando na produtividade do dia a dia, nas tarefas profissionais e domésticas. A eliminação de gordura localizada, que podem desencadear problemas de saúde, também se destaca como ponto positivo dos exercícios.

A simples prática de caminhar já pode ser considerada um avanço.

Já para aqueles que determinam objetivos, a ajuda de profissionais voltados para esta área estão à disposição no mercado de trabalho, como nutricionistas e professores de educação física, que ajudam na alimentação balanceada e na prática de exercícios adequados para cada pessoa.

Adaptação da rotina para mais qualidade de vida

Muitas pessoas culpam o dia a dia corrido na vida profissional, dizendo que a ocupação e realização de tarefas impedem a prática de exercícios físicos.

No entanto, preocupados com a saúde do funcionários e seguindo indicativos apontados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), muitas organizações e corporações têm implementado a academia nas empresas, com equipamentos disponibilizados para a prática de exercícios físicos durante a jornada de trabalho.

Dessa forma, os empregadores passaram a perceber a melhora nos escritórios e linhas de produção, nos mais diversos setores de atuação profissional.

Os exercícios refletiram em mudanças no desempenho pessoal e profissional de seus colaboradores. Assim, para reter os empregados talentosos, configurando entre as melhores empresas para trabalhar, as companhias passaram a investir cada vez mais neste tipo de ambiente, oferecendo diferentes benefícios para cuidar da saúde física e mental.

Como cada pessoa tem suas particularidades e realidades de vida, as empresas também passaram a contratar personal trainer para acompanhar os treinamentos dos funcionários, levando em consideração os diferentes aspectos e maneiras de realizar as atividades físicas, já que é preciso respeitar o limite de cada um.

Desse modo, é possível personalizar os treinos, incluindo:

  • Carga de exercícios e materiais de treinamento;
  • Quantidade de repetições e frequência;
  • Relacionamento entre atividade física e descanso;
  • Acompanhamento nutricional.

A participação dos colaboradores é de fundamental importância, pois a criação de um elo se estende além da rotina diária de trabalho, proporcionando empatia e solidariedade em outros aspectos da vida.

Além disso, traz benefícios que podem utilizados para o desenvolvimento de planejamentos estratégicos empresariais, em momentos distintos do trabalho, com respeito ao próximo e disciplina na execução de tarefas.

Exercícios adequados evitam lesões e estafa

O relacionamento entre atividade fisica e saude é intrínseco e deve ser levado em consideração todas as possibilidades de atuação de um empregado sedentário e o praticante de atividades física de final de semana.

Exercícios de alto impacto podem causar lesões musculares e estafa corporal, o que não é ideal para ninguém.

Assim, o acompanhamento profissional vai determinar quais as atividades que cada colaborador se identifica e sente prazer em fazer. Com isso, os resultados irão transparecer e podem ser incluídos no cotidiano, como uma forma de manter a saúde, sem causar nenhum prejuízo aos membros e órgãos do corpo e com atividades vistas como mais prazerosas.

A ausência de um espaço como uma academia equipada não precisa ser uma fator para não realizar atividades físicas.

Para isso, no entanto, professores de educação física devem utilizar o método de ginástica laboral para funcionários que ficam dentro de um escritório.

Com isso, eles podem fazer os exercícios a partir de ferramentas que têm ao alcance, como as mesas e cadeiras presentes neste tipo de espaço.

Essa preocupação da empresa para com o funcionário é válida pois, mesmo sendo de exercícios de baixo impacto, eles refletem na motivação e produtividade da equipe de trabalho, ajudando no desempenho das funções com mais alegria e disponibilidade.

Complementos alimentares ajudam na recuperação

Academias de ginástica ou exercícios dentro do ambiente de trabalho ajudam em diferentes aspectos da vida de cada pessoa.

Por isso, a compra de produtos naturais no brás e o consumo de forma regulada e acompanhada por profissionais como nutricionistas e médicos endocrinologistas vai se mostrar de forma positiva, inclusive na postura e na agilidade de movimentação.

Para os colaboradores que treinam em conjunto, é possível economizar comprando estes produtos de forma coletiva, em lojas especializadas, sempre com a aprovação de um profissional qualificado.

Um exemplo é a oferta de whey protein atacado, que pode ser dividido em várias porções e compartilhado entre os funcionários ao longo do mês.

Colocando em prática as atividades físicas, o ambiente de trabalho fica mais unido, resultando em mais saúde e energia para a realização das tarefas, com hábitos que serão empregados na rotina de forma natural, afugentando o sedentarismo para longe.