5 exercícios essenciais para se obter uma vida mais saudável

Nos dias atuais, com a correria e com as responsabilidades do cotidiano, muitas pessoas esquecem de cuidar de uma parte crucial das suas vidas: a saúde.

Sem ela, não há como o corpo humano funcionar de maneira adequada, deixando as pessoas suscetíveis ao baixo condicionamento físico e a doenças.

Nesse sentido, serão abordados cinco tipos de exercícios diferentes capazes de promover uma melhoria significativa na saúde humana. São eles:

  • Os exercícios aeróbicos;

  • Os exercícios funcionais;

  • As aulas de forró;

  • A hidroginástica para pessoas de terceira idade;

  • As aulas de pilates.

Exercicios aerobicos: O que são e quais as vantagens?

Essa modalidade de exercícios recebe tal nome pois é feito com o aumento da entrada de oxigênio no corpo humano. Então, os exercícios aeróbicos referem-se àqueles que trabalham com uma grande quantidade de músculos de uma maneira rítmica, como o ato de correr, andar ou pedalar.

Contudo, são aeróbicos todos os exercícios que são feitos de forma prolongada e contínua por meio de movimentos não tão rápidos. Assim, essas atividades podem ser dividas em suaves, moderadas ou exaustivas.

Entre os principais benefícios ao corpo humano promovidos pelos exercícios aeróbicos, têm-se:

  • A diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão;

  • A melhoria do sistema imunológico;

  • A queima de gordura;

  • A melhoria do humor e do sono.

A nova tendência dos exercicios funcionais

Os exercícios funcionais tratam-se de um tipo de atividade que vem sendo cada vez mais praticado nos dias atuais.

Ele busca realizar uma ação integrada capaz de envolver tanto as articulações e os músculos quanto a pele e outras partes do corpo humano.

Assim, um exercício funcional busca preparar o organismo a atuar de forma global a partir de atividades que permitem tal integração, como agachar, puxar, lançar, girar, entre outros.

Com isso, essa forma de se exercitar possibilita um fortalecimento muscular equilibrado por todo o corpo.

Além disso, os exercícios funcionais promovem uma série de benefícios, tais como: melhoria no equilíbrio muscular, na postura, no desempenho atlético, na força, na coordenação motora, na resistência cardiovascular e muscular. Mais ainda, ele age diretamente na flexibilidade, diminuindo a incidência de lesões.

É importante ressaltar que essas atividades são feitas com movimentos naturais do ser humano, trabalhando o corpo de uma maneira integrada entre as partes.

Os benefícios da aula de forró para o corpo e a alma

As aulas de forró são procuradas por muitas pessoas que desejam realizar uma queima de calorias ao mesmo tempo em que elas se divertem, evitando os exercícios repetitivos presentes na maioria das outras atividades físicas.

Músicas e passos novos são aprendidos em uma aula de forró, que consegue misturar o ritmo musical com uma série de exercícios.

Assim, entre os diversos benefícios promovidos por uma aula de dança, seja ela de forró, sertanejo, ou qualquer outra, têm-se as vantagens para o corpo e a promoção na melhoria na capacidade respiratória das pessoas.

No caso do corpo, isso é possível visto que ela atua como um exercício físico, ajudando a queimar calorias.

Já com relação a capacidade respiratória – que é ampliada no decorrer da prática -, a aula acaba por ajudar no combate à ansiedade, estresse, inibição, entre outros problemas psicológicos.

Isso ocorre pois as aulas de forró promovem uma sensação de bem-estar, proveniente da liberação de endorfina pelo corpo, um hormônio que melhora a autoestima e o humor das pessoas.

Além desses benefícios, as aulas melhoram o equilíbrio, a coordenação motora e a agilidade, estimulando membros como pernas, abdômen, braços, coxas e glúteos.

Dessa maneira, as aulas de forró costumam ser bastante alegres, divertidas, leves e descontraídas, permitindo que os seus praticantes possam aproveitar mais os momentos nas pistas de dança ou simplesmente permitir que pessoas que já dançam ou não aprendam um novo estilo, ajudando a gastar calorias de uma maneira única.

Exercícios para todas as idades: a hidroginástica para terceira idade

A hidroginástica é o nome dado a uma série de exercícios de ginástica feitos dentro da água.

Assim, é possível que pessoas idosas façam atividades físicas sem correrem riscos de quedas ou de lesões, fortalecendo o corpo.

Entre os principais benefícios da hidroginástica para terceira idade, têm-se a diminuição do processo de degeneração e de envelhecimento do corpo, condicionando o coração, fortalecendo o sistema respiratório e a musculatura, ativando a circulação sanguínea, melhorando a flexibilidade, a resistência dos ossos, a coordenação motora e o equilíbrio.

Além disso tudo, a hidroginástica para idosos possibilita uma socialização da pessoa, combatendo depressão e ansiedade.

O que é um curso de pilates?

Curso de pilates é o nome dado a uma série de exercícios que visam um controle e a conexão entre a mente e o corpo humano, reabilitando, até mesmo, a saúde de pessoas enfermas.

Umas das características principais do pilates é que ele pode ser feito por todas as pessoas de várias idades. Assim, ocorre nos praticantes, um condicionamento mental e físico, objetivando fortalecer a musculatura, melhorar a postura, tonificar e alongar os músculos por meio de aparelhos de pilates específicos

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