Você sabe o que é uma casa de repouso?

As casas de repouso são locais destinados, em sua maioria, para a população idosa. De modo geral, essas casas oferecem serviços e cuidados especializados na área de saúde.

Muitas vezes, as pessoas que vão até esses locais apresentam doenças consideradas crônicas, mas sem a necessidade de uma hospitalização.

Apesar disso, elas continuam precisando de alguma supervisão e orientação do segmento da enfermagem e monitoramento médico. A pessoa pode ir até local também, por apresentar alguns distúrbios que necessitam de maior atenção.

Em muitas situações, não existe um familiar que esteja à disposição o dia inteiro para cuidar dessa pessoa que necessita de uma atenção constante.

Se essa atenção não for dada, a pessoa pode se machucar, sofrer um acidente e até mesmo, ter uma lesão que agrave o seu quadro.

Por isso, buscar uma casa de repouso pode ser uma ação necessária, sabendo que existem casas que atuam de forma mista, recebendo homens e mulheres, assim como casa de repouso para mulheres ou especificamente para os homens.

A escolha de onde deixar seu familiar ou amigo deve ser feita verificando a qualidade do local, o corpo técnico profissional, as atividades que serão realizadas e qual é o monitoramento ou supervisão.

Serviços oferecidos na casa de repouso

Esses locais precisam oferecer serviços de enfermagem, ou seja, contando com enfermeiros ou técnicos de enfermagem que sejam qualificados para a realização das atividades.

Esse profissional de saúde, ainda, precisa ser treinado e ter especialização no segmento da geriatria, que é dedicado para o trabalho e tratamento de pessoas idosas.

Esses profissionais são responsáveis por:

  • Cuidar da medicação do paciente;
  • Acompanhar e realizar um monitoramento dos sintomas;
  • Encaminhar o paciente para os cuidados necessários;
  • Passar essas informações ao médico.

No entanto, não é só o enfermeiro que está em uma casa de repouso. Esse local conta com outros profissionais desde terapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentre outros, que podem dar orientação ao idoso.

Várias atividades podem ser praticadas com esse idoso, como é o caso de atividades de coordenação motora para evitar uma atrofia muscular.

Assim como outros exercícios tanto de alongamento como voltados à fisioterapia, que podem oferecer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para esse paciente.

Pensando nisso, a casa de repouso não é um lugar para “estar deitado” o tempo todo, como em um hospital. É preciso exercitar esse paciente, contar com atividades de educação física e outras ações que melhorem os sintomas.

Exercícios de alongamentos para os idosos

Existem vários tipos de alongamento tanto para idosos como para pessoas mais jovens que apresentam algum tipo de distúrbio.

De modo geral, o alongamento é recomendado para todas as pessoas, pois contribui para a manutenção corporal e ainda traz benefícios como:

  • Melhora das articulações;
  • Aumenta a flexibilidade muscular;
  • Aumenta a circulação do sangue;
  • Facilita a realização de outras atividades.

O alongamento é necessário, principalmente, antes de realizar atividades físicas, para que o impacto corporal seja melhor.

Além disso, é fundamental que esse idoso realize essas atividades físicas, com supervisão, para aumentar seu condicionamento assim como sua disposição, melhora da respiração, do psicológico, emocional e de todo o corpo, de modo geral.

Além disso, a prática de atividade física aumenta o sistema imunológico, facilitando a recuperação do paciente.

Voltando aos alongamentos que são necessários, um deles é o alongamento para coluna, que pode ser feito para alívio das dores na coluna, assim como o surgimento de problemas na região.

O alongamento pode ser feito tanto em pé, para o alongamento do tronco, juntamente com os braços, mantendo um controle do quadril para evitar dores e maiores complicações.

Esse serviço de alongamento na coluna pode ser feito junto com técnicas de pilates.

Outra dica que pode ajudar é a realização de terapia manual ortopedica, que tem como objetivo de reduzir dores e inflamação em articulações, nos ossos, nervos, assim como no próprio músculo, trazendo mais qualidade de vida para esse idoso.

A manutenção do local

Para quem está em uma casa de repouso ou pretende deixar seu familiar, é fundamental verificar a qualidade do local.

É importante que a casa de repouso conte com um serviço de manutenção hospitalar preditiva, com o objetivo de evitar problemas com os pacientes, colocando sua vida em risco.

Esse prédio precisa ter autorização e liberação por parte dos órgãos públicos locais, assim como laudos de vistorias emitidos pelo Corpo de Bombeiros e todo um registro das ações que serão realizadas, com o objetivo de trazer qualidade no serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *