Você sabe o que é tratamento de canal?

O Tratamento de canal é um dos processos dentários mais comuns e mais temidos de um consultório odontológico, por causa do motorzinho do aparelho que se utiliza para realizar o reparo do dente.

Ele é um procedimento para remover tecido infectado da polpa do dente doente, geralmente é uma bactéria chamada cárie muito forte ou traumas derivados de acidentes, por exemplo.

No passado, quando um dente apresentava problemas de infecção, uma das soluções mais comum, rápida e simples de se fazer era a extração completa do dente.

Hoje em dia, o tratamento de canal é muito simples e não é necessário a extração do dente.

Ao chegar no consultorio odontologico o dentista aplica uma anestesia na gengiva ao redor do dente e, após seu efeito, ele somente retira a parte do dente que está danificada.

Fique atento aos passos de um tratamento de canal

Ao sentir dor de dente, é importante ir ao dentista e verificar a origem desse incômodo, pois não é qualquer uma que justifica a realização de um tratamento de canal.

Algumas dores derivam da gengiva, de uma cárie profunda ou, até mesmo, de uma sensibilidade dentária.

Portanto, sempre que necessário visite seu Dentista jundiaí, na capital, ou qualquer outra região. É essencial visitar o odontologista em média duas vezes no ano.

Agora, se você deseja conhecer os processos do canal, confira abaixo o passo a passo do tratamento:

  • É realizada uma abertura na parte posterior do dente ou coroa de um dente molar, pré-molar ou posterior;
  • Retira-se a região do dente afetado, o espaço aberto será preparado para receber um tipo de preenchimento;
  • Coloca-se uma restauração temporária;
  • Retira-se a restauração temporária e a cavidade do dente aberta recebe o preenchimento permanente. Um cone flexível é colocado nos canais e selado com cimento ou outro material para dar resistência;
  • A coroa é colocada sobre o dente restaurando o seu formato original.

O Tratamento de canal doi não na hora, mas como é um procedimento cirúrgico pequeno pode causar incômodos ou um ligeiro desconforto ao decorrer do dia e, às vezes, é necessário a utilização de medicamentos para alívio desses sintomas.

Quando restaurados, os dentes precisam de cuidados adequados, evitando assim o aparecimento de outras cáries. Então, é necessário uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

O valor preço tratamento do canal é feito mediante a orçamento porque, dependendo do caso, pode ser necessário realizar o tratamento em mais de um componente dental danificado.

Endodontia ou canal, qual é o certo?

A denominação da palavra endodontia é dividida em “endo”, que significa dentre ou interno, e “dontia”, que significa dente.

Esse segmento trata-se o dente internamente, sarando lesões e polpas (nervo) com infecções e, também, cuida da raiz do dente. Isto é, endodontia é outra denominação para tratamento de canal.

O profissional que se gradua e faz uma especialização juntamente com uma pós-graduação em endodontia, passa ser chamado de endodontista.

Uma curiosidade é que todos os dentistas são aptos a fazer tratamento de canal e cada um tem o seu Tratamento de canal preço acessível.

Contudo, um profissional formado em endodontia é quem mais conhece, profundamente, diversas técnicas e casos. Nesse ponto, alguns profissionais indicam seus pacientes a fazerem tratamentos com um endodontista.

Tratamentos dentários mais procurados

Atualmente existem algumas técnicas disponíveis no mercado que permitem aperfeiçoar o sorriso. Conheça algumas delas:

  • Clareamento dental: esse tratamento pode ser realizado tanto no consultório quanto em casa sob a orientação do dentista;
  • Implante: colocação de dentes por meio de parafusos de titânio ou zircônia nos ossos do paciente
  • Gengivoplastia: remove parte da gengiva para aumentar as coroas dos dentes (tamanho);
  • Aparelhos odontológicos: ajuda a consertar dentes tortos e imperfeitos.

Os procedimentos para melhora do sorriso e a autoestima são muitos. Vale a pena dar uma pesquisada.

Recomenda-se consultar um dentista, sempre, para que ele possa indicar qual o procedimento mais adequado de acordo com o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *