Equipamentos que podem ser encontrados em um laboratório

Os elementos voltados à saúde são de extrema importância, porque garantem a segurança do paciente. Com certeza, você já foi a um laboratório realizar um exame de sangue ou, em muitos casos, já precisou realizar uma cirurgia ou até mesmo, ir ao dentista.

Se você reparar, irá perceber que os profissionais da área da saúde, sejam enfermeiros, médicos ou biomédicos, utilizam diversos equipamentos e materiais para facilitar seu trabalho. Mas, muitos desses materiais são metálicos e podem ser reutilizados mais de uma vez.

Só que, para isso, é necessário esterilizar esses materiais a fim de garantir que estejam limpos. Se você ficou curioso para entender como funciona esse procedimento de limpeza e sua importância, não deixe de conferir mais detalhes neste artigo que preparamos especialmente para você!

Área da saúde e higienização: elementos que andam juntos

Os profissionais da área da saúde acabam trabalhando com vidas e materiais de coleta em diversos momentos para avaliação médica. Por isso, a higienização e o cuidado são de extrema importância para ajudar a garantir a segurança do paciente.

Para isso, alguns procedimentos de segurança já são exigidos, como andar sempre com luvas, roupas específicas, máscaras, estar com os cabelos presos e ainda mais, as unhas devem ser bem cortadas, limpas e não é permitido estar no ambiente hospitalar com anéis, brincos e outros acessórios.

Tudo isso para evitar o transporte de vírus e bactérias que possam afetar os pacientes. Além disso, existem outros procedimentos de higienização no local onde os pacientes ficam, como hospitais e laboratórios.

Equipamentos e esterilização

Um dos equipamentos utilizados no procedimento de esterilização é a autoclave. Esse material pode esterilizar elementos médicos e presentes em um hospital, diante de um calor úmido que está sob pressão.

Esse material é tão importante que é utilizado em vários ambientes da área da saúde, como a Autoclave dentista.

Esse é um dos equipamentos essenciais para que as ferramentas utilizadas nos pacientes e em suas bocas estejam limpas. A importância desse processo é fundamental para:

  • Evitar a contaminação por vírus ou bactérias;
  • Evitar a transmissão de doenças para pacientes;
  • Garantir a segurança do paciente;
  • Seguir as normas reguladoras de segurança.

Ou seja, é fundamental seguir esses procedimentos que o paciente se sinta seguro e o profissional não tenha complicações durante a realização das suas atividades.

Para esterilizar seus materiais, muitas pessoas podem apostar na compra de uma autoclave usada, principalmente profissionais da área da saúde.

De modo geral, esse equipamento é considerado bastante resistente e durável, mas, ainda assim, é necessário que ele seja submetido à manutenção preventiva, verificação da sua eficácia e reparos, se assim for necessário.

Por meio desses procedimentos, é possível garantir que o produto está realizando sua função corretamente, sem afetar a segurança dos pacientes.

Ainda sobre autoclave, dentro do ambiente hospitalar, é muito comum visualizar a presença de Autoclave bancada, que é um equipamento digital, fácil de transportar e que apresenta bastante flexibilidade em sua utilização.

Outro elemento bastante simples, que está presente não somente no ambiente hospitalar mas na sociedade, é o esterilizador de alicate.

Principalmente no âmbito do salão de beleza, as manicures e pedicures devem colocar os alicates utilizados para remoção de cutícula no esterilizador, com o objetivo de limpar o material que será utilizado em diversas pessoas.

Isso são medidas de cuidado e higiene, que trazem mais segurança ao cliente do seu salão de beleza. Por isso, não esqueça desse material!

Laboratório: você já ouviu falar em uma centrífuga?

É nos laboratórios que biomédicos e enfermeiros se debruçam para analisar os materiais coletados, seja sangue, fezes e urina.

Boa parte da análise será feita em máquinas de elevada potência e tecnologia, com o objetivo de otimizar o tempo de investigação e ainda apresentar resultados mais precisos ao paciente.

Geralmente, a máquina utilizada nesses processos é a centrifuga laboratorio, que é bastante eficiente na separação dos elementos microscópicos com o objetivo de verificar os dados pedidos pelos médicos.

Quando o assunto é sobre as centrífugas, um elemento bastante interessante se refere aos tubos para centrífuga.

Esses tubos são utilizados para separar as amostrar de modo eficiente, incluindo um elemento de rotação, além da separação entre as partes que são sólidas das liquidas. Com isso, a análise fica mais minuciosa e assertiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *