Saúde masculina requer médicos especialistas

Cuidar da saúde é importante para todas as pessoas, desde a primeira infância, do pré-natal até a terceira idade.

Para a maioria da população os serviços públicos atendem de forma gratuita, de acordo com a demanda e a necessidade de atendimento para o paciente.

A medicina tem diversas especialidades que promovem assistência específica para cada cidadão, que podem ser subdivididos por classes distintas, como:

  • Pediatra para crianças;
  • Clínico Geral para situações diversas;
  • Ginecologistas para as mulheres;
  • Geriatras para os idosos.

As áreas médicas são abrangentes e são determinadas conforme os sintomas apresentados, a faixa etária do paciente e até mesmo, o gênero da pessoa.

Afinal, o corpo humano é similar em muitos aspectos, mas mudam conforme o sexo masculino e feminino, inclusive em hormônios e o ato de reproduzir.

Saúde masculina deve ser acompanhada de perto

No caso dos homens, vale dizer que não existe um ginecologista masculino, mas a área de atuação médica é a andrologia, em que os estudos são voltados para as funções reprodutivas e sexuais.

Essa área específica se refere a casos estudados e os diagnósticos que ajudam homens com problemas comuns como infertilidade, deficiência de hormônios masculinos, como a testosterona, disfunção sexual, como falta de libido e ejaculação retardatária ou precoce.

O câncer de próstata é um dos casos mais graves relacionados à saúde masculina, por isso o homem precisa realizar exames regulares a partir dos 40 anos de idade.

Tanto os serviços públicos quanto clínicas particulares contam com o medico urologista para a realização de diferentes exames para identificar se há algum problema nessa área da medicina.

A detecção precoce de qualquer doença, principalmente, quando está em estágio inicial, pode ser controlado e medicado, diminuindo a letalidade relacionada a risco de morte.

Controle de peso evita diabetes e pressão alta

Duas doenças que atingem o público masculino estão relacionadas ao excesso de açúcar no sangue, no caso a diabetes e a pressão alta, por excesso de gordura, bebidas alcoólicas e alimentação desbalanceada, com muito sódio presente no sal.

A checagem anual com a realização de uma bateria de exames pode facilitar a identificação de qualquer problema relacionado à saúde.

A tecnologia já dispõe de nutricionista online que ajuda a desenvolver um cardápio balanceado e professores de educação física que podem preparar exercícios que podem ser realizados de maneira doméstica.

É importante destacar que o sedentarismo é péssimo para a saúde de qualquer pessoa, mas para o homem isso é ainda pior. Isso porque a ala masculina é um dos que menos procuram ajuda médica, mesmo quando é necessário.

Os profissionais da saúde estão à disposição, tanto na rede pública quanto nas clínicas particulares, sempre prontos para identificar as necessidades de cada paciente.

É possível fazer um histórico para facilitar a checagem anual, verificando os exames de sangue e urina, por exemplo, além da aferição da pressão.

Para muitos, apenas dicas de emagrecimento para homens podem ser o suficiente para que busquem uma ajuda específica, como o próprio nutricionista, ou então a prática de atividades físicas que afastam do sedentarismo.

Redução corporal com acompanhamento médico

A famosa barriguinha de chopp é uma característica que pode indicar diversos problemas de saúde, mesmo que a pessoa se sinta bem.

O excesso de gordura presente na região abdominal é sinal de que o homem não está praticando exercícios e exagerando em comidas gordurosas e bebidas alcoólicas em excesso, ou mesmo o refrigerante, que é rico em açúcar.

Prestando atenção aos sinais que o próprio corpo emite, um homem pode pensar: “Eu preciso procurar um profissional que me ajude. Vamos ver qual a clínica de endocrinologia perto de mim que pode me atender o mais rápido.”

Isso porque o organismo humano pode estar todo desregulado, com intervenções sobre o sono, a pele, a alimentação e até mesmo a disposição sexual.

O metabolismo pode estar desregulado por causa glândulas endócrinas, responsáveis pela distribuição de hormônios no sangue. A alteração pode interferir no surgimento de diferentes doenças, inclusive a diabetes e a pressão alta.

Com um tratamento adequado e a prática de atividades físicas fazendo parte do dia a dia de uma pessoa, é possível encontrar tratamentos específicos para a queima de gordura localizada, como a criolipólise masculina.

Esse tratamento é realizado em uma clínica especializada, com equipamentos não invasivos, que queimam a gordura por meio de um congelamento controlado à vácuo, eliminando células de gordura presentes no local do corpo onde é empregado.

Com o passar dos anos, o corpo tende a sofrer algumas perdas e reduções gradativas de alguns hormônios e acúmulo de gordura. A partir dos 50 anos o homem entra em um período denominado andropausa.

Dessa forma, as checagens da saúde devem ser realizadas periodicamente, para garantir uma terceira idade proveitosa.