Saiba o modelo ideal de tatame para a sua atividade física!

O tatame tem relação direta com a cultura oriental e é utilizado como tapete ou piso tradicional japonês.

Ele era um objeto chave de decoração japonesa, devido ao seu uso milenar pelos orientais e ficou conhecido por designar peças “dobráveis”.

 

Os japoneses tinham de trançar vegetais nativos; os trançados eram feitos de palha de arroz (matéria-prima abundante nos campos de cultivo). E devido a:

 

  • resistência;
  • flexibilidade;
  • comprimento;
  • e superfície lisa.

 

Os trançados eram feitos com igusa (junco). Tradicionalmente, o tatame é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral.

 

Formato e tamanho são padronizados pois, além do uso de “piso” serve também como medidas para cômodos de residências.

 

No Japão, por exemplo, um quarto era medido pelo número de tatames, sendo que o tamanho tradicional de um tatame era de 90x180cm (1,62m²). Atualmente os tatames são encontrados de forma sintética no material eva.

 

O que é um EVA?

EVA é uma borracha derivada da mistura tecnológica dos seguintes materiais ETIL VINIL ACETATO, que resulta em placas emborrachadas confeccionados em diversas gramaturas.

 

O material apresenta outras qualidades, como de ser atóxico (não prejudicial à saúde) é de fácil limpeza, durável, emborrachado e colorido (pode ser feito em diversas cores).

 

Devido a praticidade e segurança, que o material EVA oferece aos tatames confeccionados sob este material, também se torna objeto decorativo em academias.

 

Comprar tatame eva atualmente, é muito fácil e cada pessoa pode adquirir seu próprio tatame para fazer o que quiser, inclusive, exercícios.

 

O objeto pode ser encontrado na internet, pelos sites de lojas virtuais, em casas de materiais de construção ou na academia em que a pessoa frequenta.

 

Encontrá-lo para comprar é fácil. Mas não é só adquiri-lo. É preciso ver o ambiente a qual o objeto ficará.

 

Existem diversos tamanhos e cores. Por exemplo, um tatame eva 1×1 30mm que descrito dessa maneira, significa: Tatame quadrado com 100 de largura x 100 de comprimento.

 

Com 30mm de espessura, que é ideal para esportes de alto impacto (Jiu-jitsu, Karatê, Tae-kwondo, Muay thai e MMA).

 

Junto com informações adicionais como: acompanha borda de acabamento nos encaixes, revestido com película protetora antiderrapante, material atóxico e efeito memória.

 

Pode-se encontrar também tatame eva 1×1 20mm, que segue com as mesmas características do item acima. O que muda, é a espessura do material que absorve menos impacto.

 

Isso significa que é mais indicado para exercícios de baixa densidade, como: práticas esportivas; relaxamento como yoga; pilates e massagens.

 

O efeito memória é uma característica que o produto vem da fábrica, permitindo que a peça volte a sua posição inicial após ser pressionado.

 

Prevenindo ondulações na superfície e ajudando na precaução de esportes de alto impacto. Como todo cuidado, pode-se encontrar e comprar tatame eva 40mm com a tecnologia efeito memória.

 

Relaxar e fazer exercícios como Yoga e Pilates

O Pilates é uma série de exercícios físicos, composto de alongamentos que utiliza o peso do próprio corpo e vários grupos musculares.

 

Ajudando a melhorar a postura e tonificação de músculos, logo o tatame eva pilates, é mais que indicado para a prática de tais exercícios.

 

A YOGA, exercício de origem indiana, que prioriza a harmonia entre corpo e mente, através de técnicas de respiração, postura e meditação também se é utilizado tatames de diversas espessuras, para conforto de quem o pratica.

 

O benefício da yoga é aumentar a flexibilidade do corpo e tem a funcionalidade de ensinar a mente a se conectar com diferentes músculos, resultando em uma melhor sinergia entre corpo e mente.

 

A yoga traz vários benefícios ao psicológico como, também, ao físico ocasionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, para a pessoa que esteja interessado em continuar ou a começar a prática.

 

Mais uma dica sobre pilates

Existem duas modalidades de pilates a serem praticadas, entretanto, cada qual com suas peculiaridades ao praticá-lo.

 

O Pilates com aparelho tem como finalidade o uso de equipamento disponibilizado nas academias ou adquiridos através de compra que tem como finalidade reduzir o esforço que o praticante tende a fazer.

 

Ou o Mat pilates que requer somente um tatame para pilates solo, que exige maior esforço do participante ao fazê-lo.

 

Desta forma, é possível entender mais sobre a versatilidade e conforto que o tatame oferece, sendo utilizado em academias, residências e outros espaços.

 

Permitindo que a realização de exercícios e atividades físicas sejam executadas de forma seguro e confortável para quem pratica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *