Saiba como ter um laboratório de qualidade

Em um laboratório ou indústrias químicas, faz-se necessário o uso de equipamentos compatíveis com o material a ser analisado.

Isso porque ao escolher um instrumento que não seja compatível com determinado material, uma empresa ou laboratório pode pôr em risco a qualidade e confiabilidade do produto.

Muitos são os Instrumentos de laboratório de química e, justamente, por serem muitos, há o risco de usar, de forma inadequada, certo instrumento.

Alguns dos instrumentos mais usados:

  • Funil;
  • Tela de aquecimento;
  • Tubo de ensaio;
  • Suporte universal, argolas de ferros e garras;
  • Equipamentos de porcelana;
  • Pinça de madeira;
  • Proveta ou cilindro graduado.

Através desses instrumentos são realizadas diversas análises dos mais variados materiais e para os mais variados fins.

Os Instrumentos de laboratório de química e suas funções dependem de qual material será analisado.

Mas, resumidamente e sem entrar no detalhe da função de cada um separadamente, esses instrumentos servem para destilar, medir volumes variados, transferir determinado volume de um compartimento para o outro, fazer reações entre materiais, dissolver substâncias sólidas, aquecer líquidos, condensação de vapores e muito mais.

De qualquer forma, um laboratório precisa estar bem equipado com os mais variados instrumentos para poder atender a qualquer tipo de demanda que possa aparecer, mesmo que o processo a ser utilizado ou o negócio a ser feito, já esteja bem definido.

É preciso ter todos os aparatos de um laboratório, pois nunca se sabe quando terá uma situação de emergência onde, pode-se fazer necessário a manipulação de um determinado componente.

E como já falado, para cada componente, usa-se um determinado instrumento.

Equipamentos de qualidade e dos mais variados tipos e funções fazem toda diferença dentro de um laboratório.

Quais itens são indispensáveis para um laboratório?

Outra questão que se deve prestar atenção, são as Bancadas para laboratório de química, pois como é o local onde são manipulados os materiais, a segurança e higiene do local devem ser preservados.

As bancadas devem estar sempre limpas e seu uso é exclusivo para manipulação dos materiais em questão.

Pertences pessoais, alimentos ou qualquer outro objeto que não faça parte das análises, devem ser mantidos longe das bancadas, a fim de garantir a segurança em todo o processo.

Segurança implica também não haver contaminação com outros produtos que não sejam os necessários para tais análises.

As Bancadas de laboratório de química podem ser modulares, feitas sob medida ou já vendidas em tamanhos específicos.

Tamanhos e cores ficam a critério do cliente, mas o mais comum e mais vendido, são as bancadas modulares pelo seu útil aproveitamento do espaço e também com a vantagem de poder ser remanejada de lugar a qualquer momento.

Outra vantagem das bancadas modulares, é que, toda a extensão e também todas as partes da bancada, podem ser utilizadas, tanto a parte de cima como a parte de baixo, que pode virar gavetas, prateleiras, etc.

Escolher uma bancada modular facilitará o remanejamento dos demais móveis do espaço, além de ser um facilitador para concentrar e até guardar os equipamentos de forma prática.

A importância de se ter materiais de qualidade

Um erro que não pode acontecer quando se fala de processos químicos, é produto de má qualidade.

A Venda de reagentes químicos ocorre em diversos sites, principalmente. Antes de comprar qualquer produto, é necessário verificar a procedência e qualidade deste.

Procure uma empresa com seriedade e responsabilidade e se atente, se tal empresa segue todas as normas de segurança que esse mercado exige.

Esses produtos devem passar por rigorosos controles durante seu processamento, a fim de garantir a qualidade e segurança para que, futuramente, em contato com outros produtos químicos, possam alcançar o efeito desejado sem nenhum acidente, claro.

A Cotação de reagentes químicos pode ser feita através de empresas especializadas nesse tipo de mercado. Como já dito acima, certifique-se de que a empresa segue todas as normas exigidas.

Cote com mais de uma empresa e avalie orçamentos propostos, se for o caso, exija comprovação de testes e certificações. São muitas as opções, mas deve-se levar em conta, principal e primordialmente, a qualidade desses produtos.

Muitas empresas possuem representantes, profissionais que podem explicar de maneira mais técnica e efetiva quais os materiais utilizados, quais os procedimentos realizados para garantir sempre a segurança.

Tudo isso, claro, aliado ao melhor preço e condição de pagamento. E agora com todas essas informações em mãos, já sabe como optar por produtos e serviços de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *