Saiba como escolher a melhor casa de repouso para o idoso

A casa de repouso e asilo são as mesmas coisas? Não, o asilo serve como abrigo, educação e sustento para pessoas que não possuem condições financeiras de se manter e serve, não apenas, para as pessoas da terceira idade, mas há asilos para dependentes químicos e órfãos.

As casas de repouso são instituições especializadas no atendimento a idosos, sejam eles dependentes ou independentes que precisam de cuidados médicos e assistência especializada.

Nesses estabelecimentos, as pessoas da terceira idade recebem acompanhamentos constantes e diários, adequado de acordo com a necessidade de cada um deles.

As casas de repouso são compostas por médicos e especialistas em diversas áreas da saúde para que todas as necessidades médicas sejam atendidas com segurança e profissionalismo.

Compreender todas as áreas e estruturas permite que escolha da casa de repouso seja a ideal.

Quais são as necessidades de um idoso?

A casa de repouso atende idosos com mais de 60 anos que precisam de assistência e cuidados especializados na área da saúde, sejam doenças crônicas ou hereditárias mas que podem ser tratadas fora do ambiente hospitalar.

Além dos cuidados com a saúde esses estabelecimentos funcionam como internato, desse modo é preciso saber que os idosos precisam de um ambiente:

  • Tranquilo, limpo e agradável;
  • Áreas para higienização;
  • Áreas para alimentação;
  • Inclusão social;
  • Profissionais especializados e humanizados;
  • Espaços externos;
  • Área verde;
  • Visitas diárias para manter os laços familiares.

Com essas características as casas conseguem atender a todas as necessidades dos idosos, promovendo um ambiente descontraído, divertido e inclusivo socialmente.

As atividades da casa de repouso

Para manter uma rotina as casas oferecem uma série de atividades para que os idosos possam continuar desenvolvendo habilidades motoras, físicas e cognitivas.

As principais ações que há no cotidiano desses estabelecimentos são atividades recreativas, terapias ocupacionais além do atendimento e acompanhamento médico constantes.

As atividade recreativas promove,além de diversão e interação social a realização de atividade física para idosos, visto que estimula a movimentação.

A equipe é responsável por desenvolver exercícios que tornem a rotina menos monótona, contribuindo para:

  • Diminuição das angústias;
  • Melhora do bom humor;
  • Aprimoramento do bem-estar físico e emocional;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • Fortalece a musculatura e os ossos.

A terapia ocupacional é voltada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, estimulando o trabalho com a memória e suas lembranças.

É importante ressaltar que cada atividade tano na recreação quanto na terapia são desenvolvidas e executadas de acordo com as necessidades e habilidade de cada paciente.

O acompanhamento médico consiste na realização periódica de check up básico para controle e acompanhamento da saúde de cada individuo.

Por meio desses exames básicos é possível detectar doenças e trata-las adequadamente. Somado a isso, há também os tratamentos direcionados que variam de acordo com a saúde de cada um. Dessa forma há os atendimentos gerais e os especializados.

Atendimentos especializado

As casas de repouso possuem enfermeiros e médicos o tempo todo, assim a assistência é constante e imediata. O enfermeiro também conhecido como cuidador de idoso, são responsáveis por acompanhar as pessoas que apresentam uma saúde mais debilitada, dessa forma eles auxiliam em todos os processos necessários, desde o caminhar até o momento do banho.

Por ser um estabelecimento de atendimento especializado aos idosos que demandam de mais cuidado, há os que são mais independentes e conseguem realizar todas as atividades de maneira autônoma e há os que já estão acamados e demandam de um preparo e assistência maior.

O quarto para idoso acamado possui uma estrutura diferenciada e específica de acordo com a necessidade de cada um. Semelhante a um quarto de hospital há diversos equipamentos que auxiliam no controle e monitoramento das funções básicas como pressão, respiração e batimentos cardíacos.

Um dos principais equipamentos é o monitor multiparâmetros que acompanha em tempo real todas as funções corporais. Além da pressão, respiração e batimento cardíacos, há o acompanhamento da temperatura corporal, a saturação e a capnografia.

Por ser variada a quantidades de idosos que demandam desse atendimento, a locação de monitor multiparâmetros e mais adequada e viável economicamente, pois os processos de manutenção e armazenamento quando não estão sendo usados é de responsabilidade do locador.

Dessa maneira alguns processos são terceirizados e todos os equipamentos são utilizados em ótimo estado, além de sempre serem equipamentos modernos e novos.

Com todos os cuidados e assistências, promovendo e atendendo todas as necessidades dos idosos, as casas de repouso se tornam espaços ideias para o desenvolvimento de uma saúde melhor, bem como a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *