Procedimentos estéticos e o cuidado com o bem-estar

Cuidar da aparência sempre foi uma das principais preocupações dos brasileiros, tanto que o país ocupa o segundo lugar no ranking em maior número de procedimentos estéticos (não invasivos e invasivos), ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) demonstrou o investimento com cuidados de beleza não é considerado um luxo, mas sim, uma necessidade.

Quase metade dos entrevistados pelo SPC afirmou gastar dinheiro com a aparência física, pois é uma forma de se sentirem bem.

Além disso, a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética relata que os procedimentos estéticos não invasivos têm sido amplamente procurados no Brasil.

Com uma disputa acirrada no mercado e dividindo a preferência com as cirurgias plásticas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os tratamentos mais procurados pelos brasileiros são: a aplicação de toxina botulínica e a limpeza de pele (peeling, laser e suspensão com fios).

Contudo, há muitos outros procedimentos estéticos não invasivos que ganharam notoriedade ao longo dos anos, especialmente, os que tratam da retirada de pelos e na potencialização do emagrecimento.

Dessa forma, é possível substituir as intervenções cirúrgicas por tratamentos eficientes, mas sem cortes.

Os procedimentos estéticos mais procurados pelos brasileiros

A limpeza de pele peeling é realizada com a esfoliação da derme, com a aplicação de substâncias químicas para eliminar marcas de expressão e manchas no rosto.

Normalmente, o procedimento é feito com ácidos, como o retinoico, salicílio ou o de fenol; mas, há a possibilidade do peeling físico, por meio de processos mecânicos de dermoabrasão, microdermoabrasão e laser.

O peeling é indicado para pessoas que sofrem com a pele oleosa, com a presença de acnes.

A grande vantagem do tratamento, em comparação com as limpezas de pele convencionais.

É que ele consegue atingir uma camada mais profunda e, dessa forma, diminui as manchas profundas, as espinhas, os cravos, rugas finas e combate o envelhecimento precoce da pele.

No entanto, o peeling não reduz a flacidez. Para isso, recomenda-se o procedimento conhecido como blefaroplastia a laser.

Que corrige os excessos de pele, gordura e flacidez muscular, especialmente da região das pálpebras.

Além disso, o tratamento é indicado para pessoas que sofrem com ptose (queda da pálpebra superior) e tem a visão prejudicada. A blefaroplastia é um procedimento mais invasivo do que o peeling, por esse motivo, é preciso:

  • Realizar exames laboratoriais antes da cirurgia;
  • Encontrar uma clínica especializada no procedimento;
  • Seguir as recomendações médicas no pré e pós cirúrgico;
  • Evitar o consumo de cigarros e álcool antes da cirurgia.

A blefaroplastia é realizada com laser de CO2, que corta a pele e, ao mesmo tempo, cauteriza dos vasos sanguíneos.

Por isso, a recuperação é bem mais rápida, com menos sangramento que uma cirurgia de rosto. A cicatriz é quase imperceptível e o procedimento dura em torno de 90 minutos.

Ainda na região dos olhos, outro procedimento estético muito procurado pelos brasileiros é o alongamento cilios.

O tratamento pode ser feito com vários métodos, como o volume russo e o fio a fio, dependendo dos desejos da pessoa.

Basicamente, o alongamento consiste em colar fios de seda em cada cílio natural, para alongar e dar volume.

Cuidados com o corpo: a depilação e o tratamento de estrias

Além dos procedimentos estéticos mencionados acima, os brasileiros também se preocupam com o corpo.

Por esse motivo, a procura por tratamentos que ajudam a reduzir celulite e colaboram com o emagrecimento é grande.

O cuidado com os pelos também não é novidade: a depilação completa é um dos serviços preferidos por mulheres e homens.

A depilação envolve a retirada de pelos do corpo, como nas axilas, pernas, braços e virilhas. No caso da completa, todos os pelos são retirados, com o uso de cera fria, quente, ou métodos mais modernos, como a depilação a laser.

Normalmente, a depilação é dolorida e causa incômodo, mas os resultados são melhores e mais duradouros, em comparação com o uso de lâminas de barbear.

Sobre a questão do corpo, o tratamento estrias também é muito comum, especialmente, entre as mulheres.

O procedimento pode ser feito de inúmeras maneiras, incluindo a esfoliação e peeling físico, a aplicação do ácido retinoico, peeling químico e o laser fracionado.

Há ainda o procedimento conhecido como carboxiterapia, com injeções de gás carbônico na pele que ajuda a eliminar estrias.