Principais exames médicos para verificar a saúde

As pessoas realizam exercícios físicos, comem alimentos mais saudáveis, mas um dos pilares para garantir uma vida mais saudável é a realização de exames, de preferência, exames preventivos.

A saúde é um dos maiores bem da vida de uma pessoa.

Os exames médicos servem para fazer uma avaliação sobre um ponto específico do corpo humano visando verificar a situação do paciente e se existe alguma anormalidade.

É por conta dos exames médicos que é possível detectar doenças e problemas de saúde de forma inicial, o que facilita o tratamento da doença.

Os exames são recomendados por meio do médico, que pode pedir um exame a partir da necessidade do paciente, após uma avaliação clínica.

Por conta da importância de estar em dia com a saúde, esse artigo irá abordar sobre os principais exames médicos que podem fazer toda diferença em sua vida.

Exames médicos: prevenção e segurança

De modo geral, os exames mais comuns passados pelos médicos se referem a um check up geral do paciente.

Eles são exames de sangue, hemograma completo e ainda, exames que verificam os triglicérides, colesterol alto, dentre outros.

É por meio desses exames que o paciente consegue ser diagnostico com hipertensão, diabetes, dentre outros.

Exames femininos: cuide-se

O médico ginecologista é o responsável pela saúde da mulher, tanto no aspecto da sua vida sexual, prevenção de doenças, gravidez, dentre outros detalhes.

Geralmente as meninas vão ao ginecologista desde a primeira menstruação e a partir daí essa visita se intensifica após o início da vida sexual da paciente, uma possível gravidez ou uso de anticoncepcional.

Nesse processo, existem exames que são específicos para a saúde da mulher.

Um dos exames realizados em mulheres, após iniciar sua vida sexual, é o Papanicolau.

Esse exame é importante por prevenir o câncer do colo do útero além de ajudar a detectar outros problemas como presença de fungos, bactérias e até mesmo doenças sexualmente transmissíveis.

Esse exame é feito por meio da aplicação de um especulo descartavel, que é utilizado na vagina por meio da sua abertura e afastamento de suas paredes.

Esse aparelho ajuda a visualizar o colo do útero por meio do exame ginecológico.

Nesse exame é coletado um material que será estudado por enfermeiros e biomédicos.

Esse espéculo é transparente e altamente eficiente para o bom desempenho do exame.

Por meio dele, ainda, o médico ou enfermeiro conseguem examinar uma parte interna do paciente, para ajudar na visualização.

É importante que os espéculos descartáveis sejam manuseados por profissionais da saúde altamente qualificados, com objetivo de não machucar o paciente e tornar esse procedimento menos traumático.

Geralmente esse exame deve ser feito uma vez por ano e é importante que as mulheres não tenham vergonha e conversem com seus médicos, apontando seus sintomas e realizando exames para prevenir o surgimento das doenças.

É muito comum que as mulheres procurem também por uma clinica de ultrassonografia para realizar exames como ultrassonografia transvaginal ou até mesmo durante uma gravidez. Esse exame ajuda a detectar situações como:

  • Miomas;
  • Endometriose;
  • Gravidez;
  • Saúde do bebê;
  • Situação dos órgãos femininos.

Por isso, é de extrema importância buscar por uma clínica ultrassonografia, que seja indicada pelo ginecologista de confiança do paciente.

Como vai a saúde do seu coração?

Além da precaução com doenças ginecológicas e voltadas à saúde da mulher, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por bombear o sangue para o resto do corpo.

Sem o coração é impossível sobreviver. Para mantê-lo sempre saudável é importante investir em atividades físicas, alimentação saudável e ida ao cardiologista.

Uma má alimentação e estresse ocasionam diversos problemas à saúde da pessoa, podendo ocasionar infarto ou entupimento das veias.

Por isso, existem exames que são utilizados para verificar como está a saúde do coração.

Um deles é o ecocardiograma em que o coração passa por uma espécie de ultrassom.

Nesse exame, o médico verifica as cavidades do coração, saídas e entradas de sangue, seu bombeamento, quantidade de batimentos, dentre outros.

Esse exame pode ser feito em uma clinica para fazer ultrassom que seja especializada em exames para o coração e que ofereça credibilidade para o paciente.

A sala precisa ser equipada de forma qualificada e já existem exames mais coloridos, que trazem mais clareza nos resultados e por isso, podem apresentar maior precisão ao paciente.

O ecocardiograma preço pode ser consultado em diversas clínicas que trabalham com a saúde do coração. Previna-se e cuide-se. Sua saúde depende disso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *